Em Paris, Lula diz que busca restaurar a credibilidade do Brasil no exterior

Paris, 17 nov (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Paris, na França, onde recebeu um prêmio pela trajetória política, afirmou nesta quarta-feira que busca “restaurar a credibilidade internacional do Brasil” e garantiu que 70% dos brasileiros não apoiam o governo de Jair Bolsonaro.

EFE//CHRISTOPHE PETIT TESSON

Em mais uma etapa da viagem à Europa, em que esteve também na Alemanha e Bélgica, e o levará amanhã à Espanha, Lula recebeu o prêmio Coragem Política 2021, entregue pela revista “Politique Internationale”, em cerimônia realizada no luxuoso hotel George V, na capital francesa.

EFE//CHRISTOPHE PETIT TESSON

Depois de um café da manhã com políticos, empresários e intelectuais, o ex-presidente recebeu a honraria, que reconhece o conjunto de sua trajetória e pela esperança que incorpora. Em seguida, Lula conversou com jornalistas e falou sobre o panorama brasileiro.

“Sendo ou não candidato, estou trabalhando muito, muito, para derrotar Bolsonaro, para que algum democrata vença as eleições”, garantiu o chefe de governo entre 2003 e 2010.

Enquanto ainda não confirma a candidatura à presidência da República, Lula, de 76 anos, garantiu que o objetivo das numerosas reuniões com lideranças europeias não é “fazer campanha”.

“Não busco apoio eleitoral, porque as pessoas com quem me reúno não votam no Brasil. Estou buscando o reestabelecimento da credibilidade que o Brasil já teve”, disse o ex-presidente, que ontem deu palestra na renomada universidade Sciencies Po.

Entre as personalidades com quem Lula se reuniu, está o Alto Representante para Política Exterior da União Europeia (EU), Josep Borrell. Hoje, está previsto encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron. Em Madri, será a ver de se reunir com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez.

“Quero dizer aos governantes da Europa, à imprensa, que o Brasil é muito melhor. É democrata, generoso, trabalhador e não é a ignorância que está governando o Brasil. Digo a vocês que sigam confiando no Brasil, porque o melhor do Brasil é o povo brasileiro”, garantiu o ex-chefe de governo.

“Mais de 70% da população não quer mais Bolsonaro, e essa maioria, civilizada e democrática, elegerá alguém que conviva com as instituições, que as queira fortalecer e respeitar ao Congresso nacional e o Poder Judiciário. Essa é a harmonia que precisa o país para se desenvolver”, concluiu Lula. EFE

atc/bg

(foto) (vídeo)