Câmara do DF aprova comissão para debater demissão de trabalhadores da Neoenergia

               Nesta terça-feira (12), trabalhadores da concessionário de energia de Brasília, Neoenergia, sindicalistas e parlamentares se manifestaram na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) contra a demissão de 45 profissionais da empresa.
Na ocasião, a deputada Arlete Sampaio (PT) criticou os desligamentos dos trabalhadores da Neoenergia e informou que em reunião com a Procuradora-Geral do DF (PGDF), Ludmila Lavocat Galvão, pediu celeridade no estudo do projeto de lei que estabelece o aproveitamento dos profissionais da antiga CEB. Atualmente, o processo está parado na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão Administrativa (Seplag).
Leia mais: Trabalhadores da Neoenergia farão ato contra demissões em frente à Câmara Legislativa do DF
Sampaio disse que “pais e mães de família” serão impactados caso as demissões sejam mantidas. Para ela, é necessário que a Câmara Legislativa exija “do governo agilidade no envio desse projeto de lei para que esses trabalhadores não sejam prejudicados. Aliás, é o serviço público que será prejudicado, pois são pessoas concursadas, competentes, que poderão ampliar a força de trabalho em diversas secretarias que estão precisando de gente pra trabalhar”.
Em plenário, o deputado Chico Vigilante (PT) mencionou uma redução severa no número de profissionais da empresa. Ele disse ainda que há uma precarização no ambiente de trabalho imposta pela Neoenergia aos trabalhadores.


Sindicalistas e parlamentares se manifestaram na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) contra a demissão de 45 profissionais da Neoenergia. / Foto: STIU-DF

O parlamentar afirmou que, com o objetivo de garantir mais lucro, “a Neoenergia tirou os vigilantes e estão colocando os eletricistas para, além de fazer o trabalho de eletricista, fazer também o trabalho de vigilante. Isso é injusto”, disse.
Ele citou que a CEB Iluminação Pública “está precisando de gente”. Nesse sentido, sugeriu a incorporação dos trabalhadores oriundos da CEB Distribuição à estatal.
:: Artigo | A privatização da CEB é um desastre ::
A CEB Iluminação Pública é uma subsidiária integral da CEB Holding e foi criada em novembro de 2020 para expansão, operação e manutenção dos serviços de iluminação pública no DF.
A Neoenergia, em nota enviada ao Brasil de Fato DF, disse que as demissões são parte “de um movimento dentro das perspectivas operacionais da empresa”.
Comissão Geral
Durante a atividade, a deputada Arlete Sampaio informou que foi protocolado na Casa um requerimento para transformar a Sessão Plenária do dia 20 de abril de 2022 em Comissão Geral, para a realização de debate com apresentação de dados, ações e desafios para o enfrentamento da situação dos empregados públicos da extinta Companhia Energética de Brasília – Distribuição (CEB-D).
O documento destaca que cumpre a “Casa discutir e se solidarizar com o grupo de trabalhadores e trabalhadoras, que foram surpreendidos com o aviso de demissão, sem possibilidade de discussão e negociação seja com a Direção da Neoenergia, seja com a CEB Holding”.
        Fonte:  BdF Distrito Federal
   Edição: Flávia Quirino