Chapada dos Veadeiros (GO) recebe primeira edição do Encontro de Culturas Literário

               A Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, norte de Goiás, recebe neste fim de semana, de 15 a 17 de abril, a primeira edição do Encontro Culturas Literário.
:: Morre "dama da literatura brasileira" Lygia Fagundes Telles, aos 98 anos ::
Durante três dias, serão realizadas mesas literárias, feira de livros, contação de histórias, saraus, shows musicais, espetáculos, oficinas, doação de livros e intervenções artísticas. O evento é organizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e financiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, da Secretaria de Cultura do estado.


A contadora de história Maria Elisabete Pacheco é outra convidada do encontro, que ocorre de 15 a 17 de abril, na Casa Cultura Cavaleiro de Jorge / Divulgação

“O Encontro de Culturas Literário começa com uma conversa sobre a romaria do Muquém, que acontece ao nosso lado, retratada no livro ‘O Ermitão do Muquém’, de Bernardo Guimarães”, conta Juliano George Basso, coordenador geral do evento.
“O primeiro livro considerado regionalista no Brasil, essa linha da literatura que faz nos reconhecermos dentro das histórias, nos inspirarmos com as comunidades tradicionais com as quais trabalhamos nos projetos da Casa de Cultura. Vamos mostrar as muitas obras em que os povos dos sertões do Brasil são os protagonistas de suas próprias histórias. Com eles vivemos e buscamos o processo decolonial do Brasil, para algum dia o Brasil ser o que realmente é”, acrescenta.
Diversidade e ancestralidade
Em edital lançado anteriormente para o evento, dez escritores foram selecionados para participar da programação do I Encontro de Culturas Literário. Eles participam das mesas literárias e alguns também oferecem oficinas à comunidade. As categorias criadas pelos organizadores do evento garantiram a participação de autores representativos de um Brasil profundo e da escrita das periferias.
Estarão em São Jorge  nomes de diversas partes do país, tais como: Tiago Hakiy (AM) e Julie Dorrico (RO), autores indígenas; Ana Mumbuca (TO) e Josias Marinho (RR), autores quilombolas; Juliana do Nascimento (RJ) e Maria Elisabete Pacheco (CE), contadoras de histórias; Julie Oliveira (CE) e Rouxinol do Rinaré (CE), cordelistas; e Adiel Luna (PE) e Michel Yakini-Iman (SP), escritores populares/regionalistas.
Leia também: Romance vencedor do Prêmio Jabuti narra conflitos pela terra no interior da Bahia
A seleção foi feita por dois curadores: Larissa Mundim, escritora, editora, livreira e jornalista, e Paulo José da Silva, escritor e jornalista, editor dos livros "A história dos garimpos de cristal da Chapada dos Veadeiros", de José Raimundo de Oliveira, e "Minhas aventuras na Chapada dos Veadeiros", de Domingos Soares de Farias.
Durante a programação do encontro, os escritores e escritoras selecionados farão parte das mesas literárias temáticas, que acontecem na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, com a mediação de Augusto Niemar, escritor e professor de Literatura da Universidade de Brasília (UnB). 
Mesas
A primeira mesa será na sexta-feira (15), das 15h às 17h, com Adiel Luna, de Pernambuco, e Michel Yakini-Iman, de São Paulo. O tema será “Literatura regionalista e popular brasileira: heranças e margens em letra e voz”. Na sequência, das 17h às 19h, será a vez da mesa “Literatura de Cordel: leitura e educação em ativismo e feminismo”, com Rouxinol do Rinaré e Julie Oliveira, ambos do Ceará.
No sábado (16), acontecem as mesas 3 e 4, nos mesmos horários do dia anterior. A primeira, às 15h, será com os autores indígenas, com o tema “Pertencimento e ancestralidade – culturas e narrativas poéticas”, com Tiago Hakyi, do Amazonas, e Julie Dorrico, de Rondônia. Em seguida, às 17h, é a vez dos autores quilombolas. Esta mesa tem o tema “Corpos negros em confluências – vozes e ilustrações”. Os escritores desse diálogo serão Josias Marinho, de Roraima, e Ana Mumbuca, do Tocantins.
No domingo (17), acontecem as duas mesas finais. Às 15h, entram em cena as contadoras de histórias falando sobre “leitura e educação em ativismo e feminismo”. São as escritoras Maria Elisabete Pacheco Almeida, do Ceará, e Juliana do Nascimento Correia, do Rio de Janeiro. Por fim, às 17h, a mesa 6 será uma grande roda de conversa sobre a literatura goiana e a literatura na Chapada dos Veadeiros. Participarão desta mesa vários autores goianos, com mediação da escritora Sinvaline Pinheiro, de Uruaçu (GO).
Comunidade
Algumas ações com a comunidade local estão serão promovidas pelos realizadores do encontro. Uma delas é a criação do foto-livro “Árvore das Alembranças”, com a participação de 17 estudantes.
O conteúdo desta obra será formado com as memórias das famílias e da própria Vila de São Jorge. A coordenação do trabalho é da professora Luciana Meirelles, educadora da pedagogia Griô, e do arte-educador e fotógrafo Lucas Viana, com a orientação de Lilian Pacheco, criadora da Pedagogia Griô. O foto-livro será impresso e lançado no primeiro dia do Encontro de Culturas Literário.
Em outra ação, a escola pública da Vila de São Jorge receberá intervenção do artista Jhon Bermond para a revitalização da sua fachada e de seus Cantinhos de Leitura. Livros também serão arrecadados e doados para a escola.
O muro da escola, que é voltado para a rua, será transformado em um mural de arte, com as ilustrações de Bermond e afixação de grandes lambe-lambes com fotografias feitas pelos estudantes da vivência griô das mestras da comunidade, com o apoio do Coletivo Transverso (DF) para a impressão e aplicação das obras em formato de lambe.


O ilustrador capixaba Jhon Bermond fará uma intervenção na fachada da escola pública da Vila de São Jorge, durante o I Encontro de Culturas Literário da Chapada dos Veadeiros / Divulgação

Jhon Bermond é um ilustrador capixaba que trabalha a partir da pluralidade de linguagens artísticas e de matérias-primas. Sua obra utiliza pigmentos naturais e ilustra suas próprias histórias de vida e de caminhada. Acompanham seus desenhos alguns textos, poesias, letras de cantigas populares e até depoimentos. Segundo o artista, a dimensão textual amplia as possibilidades de cada obra, além de fornecer referências sobre o local, personagem ou costume retratado.
Outra participação é da Turma Que Faz, coletivo que preparou um espetáculo baseado no livro “O Hermitão do Muquém”, o primeiro livro regionalista do Brasil, de Bernardo Guimarães. A adaptação do texto foi feita por Lia Motta e Dado Mendes e a criação terá duas apresentações, uma no sábado (16) e outra no domingo (17).
Oficinas
Além das mesas literárias, das intervenções e apresentações artísticas, dos saraus e feira de livros, nestes três dias também será possível participar de diversas oficinas de criação. Entre elas, a “Oficina Rimas do improviso” com o Coletivo Made in Chapada; a oficina “Folha: palavra-solta cura”, com o poeta Ciro Gonçalves e Seu Adelídeo Raizeiro; a oficina “Cordel: técnicas, histórias e práticas”, com o autor selecionado Rouxinol do Rinaré, do Ceará; e, por fim, a oficina/palestra “Meu nome é Ceilândia do RAP e do Repente – a arte da rima e do improviso como expressão da resistência cultural periférica”, ministrada por Sabiá Canuto.
Programação completa do I Encontro de Culturas Literário da Chapada dos Veadeiros
15 de abril – sexta-feira 
- 14h às 15h: Abertura oficial do Encontro com lançamento do foto-livro “Árvore das Alembranças” - Local: Praça do Encontro


– 15h às 17h: Mesa Literária 1 – “Literatura regionalista e popular brasileira: heranças e margens em letra e voz”, com Adiel Luna (PE) e Michel Yakini-Imam (SP), mediação de Augusto Niemar – Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

– 17h às 19h: Mesa Literária 2 – “Literatura de Cordel: leitura e educação em ativismo e feminismo”, com Rouxinol do Rinaré (CE) e Julie Oliveira (CE), mediação de Augusto

– 19h às 21h: Oficina “Rimas do Improviso”, com Coletivo Made in Chapada (GO) – Local: Praça do Encontro.

– 21h: Sarau de Jorge – Local: Bar do Seu Claro

16 de abril - sábado 
- 8h30 às 11h: Oficina “Folhas: palavra-solta cura” (poeta Ciro Gonçalves e Seu Adelídeo raizeiro da Chapada) - Local: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros


– 9h às 12h: Oficina “Cordel: técnicas, histórias e práticas”, com Rouxinol do Rinaré (CE) – Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

– 9h às 12h: Distribuição de livros nos cantinhos da leitura – Local: Escolas públicas da Vila de São Jorge

– 15h às 17h: Mesa Literária 3 – Autores Indígenas: pertencimento e ancestralidade – culturas e narrativas poéticas”, com Tiago Hakyi (AM) e Julie Dorrico (RO), com mediação de Augusto Niemar. Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

– 17h às 19h: Mesa Literária 4 – “Autores quilombolas: corpos negros em confluências – vozes e ilustrações”, com Josias Marinho (RR) e Ana Mumbuca (TO), mediação de Augusto Niemar – Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

– 17h: Contação de histórias para crianças com Maria Elisabete Pacheco Almeida (CE) – Local: Praça do Encontro

– 19h às 20h: Apresentação do espetáculo “O Ermitão do Muquém e outras histórias”, com a artista Lia Mota e a Turma Que Faz – Local: Praça do Encontro

– 20h às 21h30: Sarau de Jorge – Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

– 21h30 às 22h: Performance “Divina Musa”, com Graça Soares – Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

– 22h às 23h30: Show Adiel Luna “O Bardo” – Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

– 23h30 à 1h30: Tradicional forró pé-de-serra do Sábado de Aleluia com Luciano Gameleira, Luana Castanho e Conrado Pera – Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. 

17 de abril – domingo
- 9h às 12h: Oficina “Cordel: técnicas, histórias e práticas”, com Rouxinol do Rinaré (CE) - Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge


– 14h às 15h: Oficina/Palestra “Meu nome é Ceilândia do RAP e do Repente – a arte da rima e do improviso como expressão da resistência cultural periférica”, com Sabiá Canuto (GO)- Local: Praça do Encontro

– 15h às 17h: Mesa Literária 5 – “Contadoras de Histórias: leitura e educação em ativismo e feminismo”, com Maria Elisabete Pacheco Almeida (CE) e Juliana do Nascimento Correia (RJ), mediação de Augusto Niemar – Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

– 17h às 19h: Mesa Literária 6 / Roda de conversa de Encerramento – Literatura Goiana e na Chapada dos Veadeiros, com diversos autores do estado e da região, com mediação de Sinvaline Pinheiro (GO) – Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

– 17h às 18h: Contação de histórias para crianças com Juliana do Nascimento Correia (RJ). – Local: Praça do Encontro

– 19h às 20h: apresentação espetáculo “O Ermitão do Muquém e outras histórias”, com a artista Lia Mota e a Turma Que Faz – Local: Praça do Encontro.

– 21h: Sarau de Jorge e encerramento – Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Todos os dias
- 10h às 20h: intervenções literárias e artísticas pela Vila de São Jorge


– 16h às 22h – Feira de livros e-Cêntrica em São Jorge. Local: Praça do Encontro

– 19h às 20h: Lançamento coletivo de livros – Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

        Fonte:  BdF Distrito Federal
   Edição: Flávia Quirino