PL para distribuição de absorventes pode beneficiar mais de 40 mil estudantes de Belo Horizonte

               Estudantes de Belo Horizonte podem receber absorventes higiênicos gratuitamente nas escolas. O Projeto de Lei (PL) 196/2021, de autoria do Executivo, foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal, na terça-feira (12). Agora, o PL aguarda tramitação em segundo turno e, se aprovado, irá para sanção do prefeito.
Leia mais: Sem absorventes e sem chuveiros: mulheres relatam risco à saúde da pobreza menstrual
Com o objetivo de promover saúde menstrual e ajudar no combate à evasão escolar, o PL institui a criação do Programa de Dignidade Menstrual na rede pública. 
A previsão é que estudantes da rede municipal de ensino, regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), passem a receber absorventes higiênicos nas escolas. A estimativa da prefeitura é de que mais de 40 mil pessoas sejam beneficiadas pelo projeto. 
:: Entrevista: "A pobreza menstrual é um problema de saúde pública" ::
Para a vereadora Iza Lourença (Psol), a aprovação do PL significa uma vitória para as meninas e mulheres de Belo Horizonte. 
“Muitas pessoas querem que continue sendo um tabu discutir menstruação. Querem que as mulheres que não têm dinheiro para comprar absorventes fiquem em casa, sofrendo caladas”, disse a vereadora, em plenário. 
        Fonte:  BdF Minas Gerais
   Edição: Larissa Costa