Semana Santa: confira o que abre e fecha no feriado

               Com dois feriados nacionais se aproximando, os brasileiros precisam readequar as agendas caso precisem realizar procedimentos em bancos, nos Correios e em agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Nesta sexta-feira (15) e na próxima quinta-feira (21) alguns dos serviços não serão disponibilizados. 
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias ficarão fechadas nos dois feriados nacionais de abril: Sexta-feira Santa (15) e Tiradentes (21). No entanto, haverá atendimento normal no dia 22, sexta-feira.
As áreas de autoatendimento com caixas eletrônicos ficarão disponíveis durante as datas, assim como os canais de atendimento pelo telefone, aplicativos e computador, e são opções para quem precisa dos serviços.
Boletos e carnês com vencimento nos dias 15 e 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte a cada um dos feriados, ou seja, nos dias 18 e 22.
Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso o documento não tenha sido emitido com o ajuste, a Febraban indica antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
INSS
As agências estarão fechadas nos dias 15 e 21 de abril, mas, até o momento, funcionarão normalmente nos dias 14, 20 e 22.
Correios
Em todo o Brasil, algumas agências selecionadas vão abrir no feriado desta sexta (15). Em São Paulo e no Rio de Janeiro, 60 agências estarão abertas ao público. É possível conferir a lista completa aqui.
No site dos Correios, é possível também consultar as agências que funcionam aos sábados. As demais unidades de atendimento estarão abertas ao público na segunda-feira (18).
Estradas 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF)  vai realizar a Operação Semana Santa 2022 nas estradas do pais. A exemplo de todos os anos, a operação tem por objetivo promover a segurança nos deslocamentos pelas rodovias federais.
O efetivo será reforçado até domingo (17), de forma a aumentar o policiamento ostensivo. Serão também implementadas ações em locais e horários nos quais as estatísticas demonstram haver maior incidência de acidentes graves e maior fluxo de veículos.
Em algumas localidades, o horário de maior fluxo projetado para a movimentação de viajantes é a tarde do dia 15, para a ida; e a manhã do dia 17 e do dia 18, para a volta.
                Edição: Rodrigo Durão Coelho