Eleições: Leite esconde Aécio, Ciro namora 3ª via, e Lula tenta reconquistar Paulinho da Força

               O noticiário político registra, na manhã desta terça-feira (29), uma série de movimentações das principais lideranças partidárias em torno das chapas para as eleições à Presidência da República, em outubro deste ano.
O destaque é para um encontro que ocorreu, na noite de segunda-feira (18), entre o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB), o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), e o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG).
A reunião ficou marcada pela tentativa de Leite de "esconder" a presença de Aécio nas redes sociais. No Twitter, o postulante ao Palácio do Planalto publicou uma foto em que somente ele e Paulinho aparecem. Do outro lado da mesa, contudo, estava o deputado mineiro. 
Leia também: PT, PCdoB e PV registram Federação Brasil da Esperança para candidatura de Lula
"Encontrei há pouco o deputado Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, para uma boa conversa sobre o Brasil e a necessária construção de convergências na agenda política do país", escreveu Leite no Twitter,
  Encontrei há pouco o @dep_paulinho, presidente do Solidariedade para uma boa conversa sobre o Brasil e a necessária construção de convergências na agenda política do país. pic.twitter.com/gZUXOcYm51

— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) April 18, 2022 Paulinho da Força, no entanto, publicou a imagem em que os três aparecem, e declarou: “Estive hoje com o meu amigo e deputado Aécio Neves e com o ex-governador Eduardo Leite. Leite me explicou sobre o seu trabalho para ser candidato a presidente da República pela terceira via”.

O presidente do Solidariedade tem dado sinais de que pode trocar o apoio ao ex-presidente Lula (PT) pelo apoio a Jair Bolsonaro (PL) ou a algum candidato da terceira via. Ele foi vaiado em evento de Lula com sindicalistas, na última quinta-feira (14).
Depois do episódio da semana passada, Paulinho da Força começou a ser cortejado por aliados do governo, além dos líderes da terceira via. Ele recebeu, por exemplo, mensagens do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
  Estive hoje com o meu amigo e deputado Aécio Neves e com o ex-governador Eduardo Leite (RS). Leite me explicou sobre o seu trabalho para ser candidato a presidente da República pela terceira via. pic.twitter.com/K0oe34By8K

— Paulinho da Força (@dep_paulinho) April 18, 2022 De acordo com informações obtidas pela analista de política da CNN Brasil Thais Arbex, Paulinho da Força, se encontra, nesta terça-feira (19), com Lula e a presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR).

No final de semana, Lula e Gleisi fizeram publicações nas redes sociais com uma sinalização ao líder do Solidariedade. Segundo os petistas, é preciso "restituir o diálogo", em referência às divergências com Paulinho, especialmente sobre impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016.
  Todos juntos para restituir o diálogo, o respeito, os direitos dos trabalhadores e a democracia. https://t.co/g2ZxWXJdgk

— Lula (@LulaOficial) April 16, 2022 Ciro “namora” terceira via: “Moro era único impedimento”

O ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência pelo PDT, afirmou nessa segunda que a única restrição que tinha para negociar uma eventual aliança com os partidos da terceira via está superada após a saída do ex-juiz federal Sergio Moro da disputa eleitoral.
:: Procuradoria Eleitoral apresenta notícia-crime contra Moro por mudança de domicílio para SP ::
O pedetista disse ter conversado com os dirigentes do União Brasil, em um jantar, há duas semanas. Na ocasião, os caciques do novo partido o questionaram se ele estava disposto a conversar sobre a corrida presidencial.
“Eu tive um jantar 15 dias atrás com a direção do União Brasil, Luciano Bivar e ACM Neto. Eles perguntaram se eu admitia entrar numa dinâmica de conversa com essas outras pessoas. Eu disse a eles que a mim repugnava a ideia de sentar com um inimigo da República como Sergio Moro. Parece que essa questão está vencida, portanto a única restrição que eu fazia está superada aparentemente”, disse.
            Edição: Rebeca Cavalcante