Bolsonaro usa eventos oficiais para promover atos contra o STF no 1º de maio

Neste sábado (30), o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou um evento oficial em Uberaba (MG) para convocar seus aliados a participarem das manifestações convocados para o domingo, 1º de maio, contra a decisão do Supremo Triunal Federal (STF) de condenar à perda de mandato e 8 anos e 9 meses de prisão o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).

Neste sábado (30), o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou um evento oficial em Uberaba (MG) para convocar seus aliados a participarem das manifestações convocados para o domingo, 1º de maio, contra a decisão do Supremo Triunal Federal (STF) de condenar à perda de mandato e 8 anos e 9 meses de prisão o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). “O 1º de maio não será para protestar”, disse Bolsonaro durante a Expozebu, maior evento pecuarista do Brasil.

Ainda afirmou que o movimento é para dizer que o Brasil está no caminho certo e que “todos joguem dentro das 4 linhas da Constituição”. Grupos bolsonaristas anunciaram atos em pelo menos cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Brasília.

No dia 21 de abril, Silveira, aliado do presidente foi indultado por um decreto presidencial, numa manobra questionada por juristas e sob análise do Congresso Nacional. Após o perdão, o parlamentar assumiu representação como titular ou suplente em cinco comissões da Câmara de Deputados.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), vaiado pelo público presente no ato, foi citado por Bolsonaro. “Não é fácil você conduzir os trabalhos lá na Câmara. Eu bem conheço. Fiquei 28 anos dentro da Câmara e é difícil agradar todo mundo, mas mantemos o apoio que nós temos à Câmara dos Deputados e, em especial, ao presidente Arthur Lira”, afirmou.

Antes de iniciar a Expozebu, na presença do governador e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo-MG), Bolsonaro também realizou uma motociata com seus apoiadores no centro de Uberaba.

Em outros atos oficiais realizados nesta semana, Bolsonaro também desferiu ataques ao STF. “Você não pode falar nada sobre eles [STF]? Alguns lá estão mandando no Brasil. Não podemos criticá-los?, disse durante “Ato Cívico pela Liberdade de Expressão”, no Palácio do Planalto, na última quarta-feira (27).

Estancado nas pesquisas, com cerca de cinco pontos percentuais atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro também usou a atividade oficial para reforçar sua campanha à reeleição.

“Tenho certeza que esse Brasil verde e amarelo que estou vendo aqui veio para ficar”, disse Bolsonaro, que ainda assegurou que nenhum presidente passou por mais crises como ele