Itamaraty pode conceder Imunidade Absoluta de chefe de Estado a Mohammed bin Salman

A Arábia Saudita solicitou oficialmente que o Itamaraty assegure imunidade absoluta de chefe de Estado ao príncipe Mohammed bin Salman

A Arábia Saudita solicitou oficialmente que o Itamaraty assegure imunidade absoluta de chefe de Estado ao príncipe Mohammed bin Salman, que planeja visitar o Brasil.

Embora não seja quebra de protocolo esse pedido de imunidade durante visitas diplomáticas, o monarca não pode, inicialmente, ser considerado um chefe de Estado porque, a despeito do título de nobreza, exerce função de ministro da defesa em seu país.

 Além disso, um relatório da inteligência norte-americana divulgado em 2021 concluiu que o nobre saudita teria cometido um crime contra a humanidade e esse pode ser o entrave para a garantia de imunidade total de Mohammed durante a visita.

O herdeiro do trono da Arábia Saudita, é acusado de assassinar o jornalista Jamal Khashoggi. O crime ocorreu na Turquia, quando o correspondente do Washington Post foi até a embaixada da Arábia Saudita para pegar um documento necessário para seu casamento com uma mulher turca e teria sido resultado de ordens dadas pelo príncipe saudita.

O presidente brasileiro já declarou à imprensa que tem afinidade com Mohammed bin Salman, que é um dos nomes mais  importantes do regime conservador e religioso que domina a Arábia Saudita. Bolsonaro já havia convidado o herdeiro do trono árabe para visitar o Brasil