Brasil registra 181 óbitos por covid-19 e mantém média móvel acima de 200

O Brasil registrou 181 mortes pela covid-19 e 16.703 novos casos da doença nas últimas 24 horas, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Os dados atualizados neste sábado (6) apontam uma média móvel (últimos 7 dias) de 208 óbitos e 28.227 casos confirmados.

No registro geral, o número de mortes decorrentes da doença no país desde o início da pandemia chegou a 679.939, e o total de casos oficiais aumentou para 34.011.173.

Autoteste

Mas, caso você precise realizar esse teste, você sabe o que fazer após saber do resultado?

Se o teste for positivo, ou seja, se aparecerem duas marcações na área do resultado, você deve manter o isolamento social e adotar todas as demais medidas de segurança, como o uso correto de máscaras de proteção, de preferência PFF2, a higienização regular das mãos e o monitoramento dos sintomas.

O autoteste não funciona, no entanto, como um atestado para afastamento do trabalho ou da escola. Por isso, caso a pessoa precise desse documento, é preciso ir a uma unidade de saúde para confirmação do diagnóstico.

A Anvisa recomenda que todas as pessoas com resultado positivo procurem uma unidade básica de saúde ou um hospital para exame clínico e confirmação do diagnóstico. No entanto, caso a pessoa estiver com o esquema vacinal completo e com sintomas leves, é possível optar por monitorar a evolução em casa, para evitar o espalhamento do vírus.

Edição: Daniel Lamir