Debate entre candidatos a governador neste domingo (7) será o primeiro da campanha; veja regras

Começa neste domingo (07) a série de debates programados para ocorrer durante a campanha eleitoral. Candidatos a governador de nove estados e do Distrito Federal vão discutir suas propostas às 21h, em encontro promovido pela Band.

Os debates acontecem simultaneamente no Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

O primeiro debate da corrida eleitoral será transmito pela Band, BandNews TV, pelas rádios Bandeirantes e BandNews FM, no BandPlay, no canal Band Jornalismo no YouTube e no site da emissora. A Band também fará cobertura do evento em suas redes sociais.

::Fernando Haddad surpreende e anuncia Lúcia França como vice para o governo de São Paulo::

Em São Paulo, estado com o maior eleitorado do país, o debate contará com as presenças de Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT). Eles foram convidados pois, conforme o critério definido pela emissora, seus partidos têm cinco ou mais deputados federais.

O candidato Gabriel Colombo (PCB), quarto colocado na última pesquisa sobre intenções de voto para o Governo de SP realizada pelo Instituto Datafolha, com 3%, não foi convidado. Ele protestou em suas redes sociais contra a regra de seleção dos candidatos usado pela Band.

Absurdo!

Somos 4º lugar nas pesquisas de intenção de voto ao governo de São Paulo e estamos fora do debate da @BandTV @BandJornalismo neste domingo. Definiram um critério excludente, antidemocrático, que não é seguido nem mesmo pela Band em outros estados.

Entenda no fio ? pic.twitter.com/9iGIhfWNyx

— Gabriel Colombo (@colombopcb) August 4, 2022 Regras do debate

Segundo o jornalista Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação, o debate será a primeira oportunidade para que eleitores vejam os candidatos perguntando, respondendo, replicando e concluindo suas ideias.

Segundo ele, neste encontro, as regras deixarão que candidatos administrem seu próprio tempo de participação nas respostas e nas suas conclusões. O evento terá três blocos.

::Em ano eleitoral, iniciativa promove debates sobre políticas públicas positivas para o Brasil::

“Não faltarão espaço e liberdade para que os políticos exponham suas propostas, programas e compromissos, dando ao eleitor o suficiente para fazer as comparações e suas escolhas”, explicou o executivo.

Caso haja segundo turno, um novo debate entre candidatos a governador será realizado pela Band no dia 5 de outubro.

Debate presidencial

No caso dos debates presidenciais, o primeiro deve ocorrer no dia 28 de agosto, promovido conjuntamente por Band, TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo. Esse evento deve inaugurar um novo modelo de promoção de debates no país, em que empresas de comunicação formam um pool – termo usado para definir uma parceria – e organizam juntas o encontro.

A criação de pools foi uma proposta da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que avaliou não ser viável que Lula participasse de tantos debates quanto os que já haviam sido anunciados na pré-campanha.

::Pesquisas da semana: na liderança, Lula pode se beneficiar com desistências::

Integram os pools, até agora, as emissoras Band e TV Cultura, o site UOL e os jornais Folha de S.Paulo, O Globo, Valor, O Estado de S. Paulo.

Após a formação de pools, a rádio Jovem Pan, por exemplo, cancelou o debate que realizaria no dia 9. A TV Globo, por sua vez, mantém seu debate agendado para o dia 29 de setembro, três dias antes do primeiro turno.

Edição: Geisa Marques