Partidos políticos e cannabis: entenda os posicionamentos sobre o tema

E-Book apresenta um panorama completo sobre políticos que se manifestam contrários e a favor acerca do assunto

Kaya Mind, primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, do cânhamo e de seus periféricos, apresentou o posicionamento de partidos políticos em relação à cannabis. As principais informações em relação ao tema estão no e-book exclusivo da startup, lançado na sexta-feira (12). 

Os partidos se posicionam de forma específica em relação aos temas relacionados com a cannabis em discussão no Congresso como, por exemplo, o Projeto de Lei 399/2015, que dividiu os deputados, inclusive porque seus partidos já tinham acordado se votariam contra ou a favor. Entretanto, muitos tinham liberdade para se posicionar livremente.

O PL 399/15 regulamenta o plantio de maconha, denominada Cannabis sativa, para fins medicinais e a comercialização de medicamentos que contenham insumos da planta. Atualmente, a proposta está em análise para seguir ao plenário ou direto ao Senado. 

Confira quais partidos votaram contra e a favor ao PL 399:

  • A favor
Partidos que votaram à favor da Cannabis
Partidos que votaram à favor da Cannabis

fonte: Câmara dos Deputados

  • Contra
Partidos que votaram contra
Partidos que votaram contra

fonte: Câmara dos Deputados

Alguns partidos não orientaram seus membros de forma específica, seja favorável ou não, em relação ao PL 399. Com isso, os deputados poderiam votar de acordo com seus interesses e suas convicções, sem gerar atritos internos, o que dividiu os votos.  Dentre esses, o PDT é com maior bancada, totalizando em 25, sendo que haviam três membros presentes na reunião e duas pessoas votaram a favor. 

O PDT é com maior bancada
O PDT é com maior bancada

fonte: Câmara dos Deputados

“É muito importante analisar o posicionamento dos partidos políticos para entender a situação atual da regulamentação da cannabis no país. Afinal, eles são representantes da população. Além disso, é fundamental que os eleitores se conscientizem sobre as diretrizes do tema e como uma possível legalização pode influenciar nos setores do país”, afirma Maria Eugênia Riscala, cofundadora e CEO da Kaya Mind.

*Desde a votação, alguns partidos, como o PSL, já deixaram de existir e muitos políticos mudaram de partido. A análise da Kaya Mind, no entanto, se refere a esse período