Pesquisa AtlasIntel indica que Jerônimo (PT) lidera corrida eleitoral na Bahia pela 1ª vez

Pesquisa realizada pelo Instituto AtlasIntel divulgada na última quarta-feira (24) aponta que o candidato do PT ao governo do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, aparece  pela primeira vez na liderança da corrida eleitoral. Jerônimo aparece com 38% das intenções de voto, com uma oscilação de 0,2 pontos em relação à última pesquisa e um crescimento de 5,4 pontos desde a primeira. ACM Neto (União Brasil), aparece com 35,6%, uma queda de 3,2 pontos em relação ao último levantamento e redução de 4,1 pontos nas intenções de voto desde a primeira rodada. Com a margem de erro de dois pontos percentuais, há um empate técnico entre Jerônimo e ACM Neto.

Em terceiro lugar aparece João Roma (PL), que começou com 10,5%, subiu para 13,2% e agora tem 14,7%, um crescimento total de 4,2 pontos nas intenções de voto. No caso de segundo turno entre ACM Neto e Jerônimo, hoje o ex-prefeito de Salvador teria 41,8% contra 40,8%, considerado um empate técnico. João Roma perderia em qualquer simulação. Contra ACM Neto, 47,5% a 24,7%. E se o adversário fosse Jerônimo, o petista venceria Roma por 45,9% a 27,7%.

Kleber Rosa (PSOL) marcou 1%, Giovani Damico (PCB), 0,5% e Marcelo Millet (PCO) não pontuou. Votos brancos e nulos subiram para 5% e 5,3% dos entrevistados não souberam opinar.

Metodologia

A terceira rodada da pesquisa AtlasIntel, contratada pelo Grupo A TARDE, colheu opiniões de 1.600 pessoas em 332 municípios baianos de 18 a 23 de agosto. A pesquisa foi feita através de recrutamento digital aleatório e teve o resultado publicado na última quarta-feira, 24 de agosto. De acordo com o Instituto, o índice de confiança é de 95% e margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A metodologia utilizada na pesquisa se baseia na resposta a links de convite direcionados de forma aleatória. A partir do convite, é gerado um link único e exclusivo para cada eleitor ou eleitora pesquisado. Uma vez que o link seja acessado, não é possível que outra pessoa o reutilize.

Disputa para o Senado

Para a disputa do Senado, o cenário parece mais claro. Otto Alencar, do PSD, lidera as intenções com 33,9% dos votos, uma diminuição de 5,3 pontos em relação ao levantamento anterior. Ainda assim, o candidato segue com ampla margem em relação a Rayssa Soares, do PL, que aparece com 16,5%, um crescimento de 0,3 pontos. Cacá Leão (PP) aparece em terceiro com 10,7%, seguido por Tamara Azevedo (PSOL) que atinge 3,8%, Cícero Araújo (PCO), que tem 2,5% e Marcelo Barreto (PMN), com 1,6%.

Fonte: BdF Bahia

Edição: Lorena Carneiro