RJ: camelôs denunciam ação violenta da guarda municipal durante apreensão de mercadorias

Um vídeo divulgado pelo Movimento Unido dos Camelôs (MUCA) na última quarta-feira (21) mostra agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública (Seop) lançando gás de pimenta em trabalhadores ambulantes e pedestres durante uma ação no centro do Rio.

Segundo o movimento, uma mulher com deficiência foi uma das vítimas. A ação ocorreu durante uma diligência de apreensão de mercadorias com agentes da Coordenadoria de Controle Urbano e da Guarda Municipal.

“Uma mulher ‘portadora’ de deficiência foi uma das vítimas. No vídeo, a imagem está borrada, a pedido da vítima, que não quer ser identificada por medo de represália dos guardas”, afirma o MUCA em nota. O vídeo está disponível no Instagram do movimento.

Leia mais: “Não tem vergonha, ser camelô é um trabalho digno”, afirma jovem ambulante no Papo na Laje

A coordenadora do MUCA, Maria dos Camelôs, estava no local e cobrou que o prefeito Eduardo Paes (PSD) abra uma frente de diálogo com a categoria do município. Ela argumentou que “não há geração de emprego” e os ambulantes sofrem diariamente com “ações covardes que tiram a comida da boca do trabalhador”.

Procurada pelo Brasil de Fato, a Secretaria de Ordem Pública afirmou que o uso do gás de pimenta foi necessário durante a abordagem porque houve um princípio de confusão. “Na ação foram apreendidas uma carrocinha, tabuleiros, além de itens comercializados irregularmente pelos ambulantes”, diz a nota.

Edição: Clívia Mesquita