Operações policiais na Baixada Fluminense (RJ) resultaram em 167 mortes em dois anos

Na última quinta-feira (22) ocorreu o lançamento do relatório “Guerra aos Pretos – sobre armas e drogas na Baixada Fluminense”. A publicação da Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial aponta que, ao longo de quase dois anos da liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin que impede as operações policiais no território fluminense, foram realizadas 1.566 operações policiais apenas na Baixada. 

De acordo com o levantamento, as operações policiais resultaram em 167 pessoas assassinadas, 364 pessoas feridas e/ou baleadas e 916 pessoas presas.

Leia mais: Baixada Fluminense registrou 361 denúncias de desaparecimentos forçados em cinco anos

O estudo aponta que entre 2019 a 2022, ocorreu uma queda de 45% nos registros de apreensão de armas na Baixada Fluminense. Além disso, os registros de apreensão de fuzil também diminuíram, uma queda de 24%.

Segundo os dados oficiais do estado, ocorreu uma diminuição de 59% nos registros de apreensão de drogas na Baixada Fluminense entre os anos de 2019 a 2022.

Leia mais: Operação policial deixa ao menos quatro mortos no Complexo do Alemão

O relatório também apresenta outros dados como do encarceramento em massa e análises de outros dados em interface com o avanço de frações de milícias na Baixada Fluminense.

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister