Recife: projeto "No Meu Bairro Tem Axé" realiza ato no Armazém do Campo neste sábado

Neste sábado (24), o programa No Meu Bairro Tem Axé realiza ato pela democracia e em defesa dos povos de terreiro no Armazém do Campo Recife a partir das 15h. A programação conta com oficinas, apresentações de afoxés, coco, DJs e outras atrações culturais, além de homenagem à Mãe Mara (in memoriam) e assinatura de uma carta compromisso. 

De acordo com o articulador político e cultural do programa “No Meu Bairro Tem Axé”, integrante do Movimento Brasil Popular Maxwell Lobato, “nesse momento político que a gente se encontra muito perto do primeiro turno, nós enquanto povo de terreiro sentimos a necessidade de estarmos em rua, organizados num ato político, cultural, religioso para pautar as candidaturas populares do campo democrático”, o que reforça a necessidade do compromisso das candidatura com a pauta. 

O combate ao fascismo, ao machismo e ao racismo é uma necessidade no estado, diante da conjuntura de ataques aos terreiros e povos de santo, de acordo com a organização do evento.

Sobre a Carta Compromisso, Maxwell explica: “Nós não temos, no estado, um manifesto dos povos de terreiro. Esse será um momento de pactuar esse compromisso. Essa carta é um grande esforço coletivo para que uma parcela da população de terreiro consiga sistematizar as nossas problemáticas dos últimos quatro anos e entender quais são os desafios dentro das casas de axé, nas comunidades e dentro dos lares”, observa.

Leia mais: Programa “Meu Bairro Tem Axé” luta por aquilombamento urbano em Olinda (PE)

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga