Radinho BdF vence Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal

O Radinho BdF, podcast jornalístico da Rádio Brasil de Fato para crianças e cuidadores, venceu a 2ª Edição do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal pelo segundo ano consecutivo. O episódio “Crianças desvendam fórmula de refrigerante e debatem riscos do excesso de açúcar” concorreu na categoria Áudio.

As iniciativas vencedoras foram divulgadas em evento oficial no auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). A seleção destaca jornalistas e produtores de conteúdo que desenvolveram trabalhos relevantes sobre saúde infantil.

O programa premiado debate com as crianças quais os malefícios do consumo de bebidas açucaradas para a saúde e a facilidade de acesso a esses produtos, disponíveis inclusive nas escolas. A edição foi ao ar em 5 de maio deste ano, a partir de uma parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

“Para criação dos episódios trabalhamos com a premissa de prioridade para crianças. Depois de escolher o tema, fazemos toda as entrevistas para saber qual o repertório das crianças e a partir dele montar um roteiro coerente, que agregue informações e proporcione um momento de aprendizagem e descontração. Trabalhamos com o que chamamos de ‘jornalismo em camadas’: às vezes a criança ainda não foi apresentada para um tema, então a gente vai chegando nele a partir do repertório dela”, diz a apresentadora do Radinho, Camila Salmazio.

A produção do episódio foi feita pela jornalista Sarah Fernandes e os trabalhos técnicos pela sonoplasta Lua Gatinoni.


É a segunda vez que o Radinho BdF é conquista o Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal / Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Esta é a segunda vez que o Radinho BdF conquista o Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal. No ano passado, a edição “O que é autoproteção e como cuidar do seu corpo?” foi a vencedora também da categoria Áudio.

No ar desde abril de 2020, o programa nasceu com a proposta de garantir conteúdo de qualidade para as famílias em meio à necessidade de isolamento social por causa da pandemia do coronavírus. A proposta é reforçar o papel das crianças e adolescentes como sujeitos de direito e como ouvintes e leitores do presente e não apenas do futuro.

“Entendemos que a comunicação tem um papel extremamente importante para informar, mas também para formar. Gosto muito de um provérbio africano que diz que é necessário uma aldeia inteira para educar uma criança. Nós todos somos responsáveis pelas infâncias”, diz a diretora do Brasil de Fato, Nina Fidelis. “Se a gente deposita tanta esperança nas crianças, é preciso olhar para elas com atenção, ouvindo o que tem a dizer sobre todos os temas. Nós precisamos discutir questões estruturais da sociedade com as crianças.”


Radinho BdF comemora dois anos, com novidades especiais / Divulgação

Premiações

O Radinho BdF já foi reconhecido por diversas premiações jornalísticas. Em outubro de 2021, a edição sobre crianças refugiadas recebeu menção honrosa na categoria Áudio do Prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos mais importantes reconhecimentos da imprensa do país.

Ainda em outubro, o programa ganhou o troféu Microfone de Prata (Rádio) na 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil de Fato e na Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Grande São Paulo). Todos os episódios estão disponíveis para ouvir e baixar de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo.

Edição: Glauco Faria