Todaz forma 16 mulheres candidatas para as eleições deste ano

Curso de capacitação para mulheres na política

O Todaz na Política, projeto voluntário e suprapartidário com foco em comunicação política para mulheres progressistas que desejam entrar na política, formou as primeiras candidatas a cargos nos Legislativos estaduais e Câmara dos Deputados – que já estão concorrendo nas eleições neste ano. Ao todo, 16 candidatas e suas equipes técnicas passaram pelo programa de formação da instituição, desenvolvido com a missão de tornar a corrida eleitoral mais justa para as mulheres candidatas, por meio da construção de campanhas mais competitivas.

O fato de somente 16 mulheres terem chegado à etapa da formalização de suas candidaturas evidencia, por si só, os desafios múltiplos para mulheres entrarem e estarem na política. As candidatas são remanescentes de um grupo de 30 mulheres de todas as regiões do país, que foram selecionadas em janeiro deste ano para ingressarem no programa. Os desafios enfrentados abrangem a ausência de uma rede de apoio e incentivo às mulheres candidatas, a falta de financiamento e apoio partidário, e violência política de gênero que enfrentam. A seleção levou em consideração critérios como diversidade de raça/cor; classe social; orientação sexual e outros parâmetros de diversidade.

As 16 candidatas da Todaz concorrerão a cargos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará e Sergipe. “Acreditamos que a representação de mulheres na política é importante não somente por conta da sub-representação, mas também porque a atuação das mulheres na política tem-se revelado positiva por diferentes aspectos, como o combate às desigualdades sociais e à corrupção”, disse Tamires Fakih, cofundadora do projeto. Entre os diferenciais comprovados da atuação das mulheres na política, segundo pesquisas recentes, está a apresentação de três vezes mais projetos de lei. As mulheres também combatem mais a corrupção, trabalham pela diminuição da desigualdade social e fomentam instituições mais diversas e saudáveis.

Para atender o compromisso de formar as candidatas, a Todaz elaborou um percurso formativo fundamentado nos quatro ciclos da comunicação: planejamento; estratégia; criação e produção; e imprensa. Os professores da Todaz são especialistas em comunicação política, com experiência em campanhas políticas na América Latina. O corpo docente é voluntário e pode ser consultado