Bolsonaro vence eleição em Israel e Lula tem mais votos na Palestina

O presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu as eleições entre os brasileiros em Israel, enquanto Lula (PT) teve mais votos na Palestina, mostram boletins das urnas divulgados nas redes sociais neste domingo (2). De acordo com boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 59 países já encerraram a votação presidencial.

Em Israel, Bolsonaro teve 45,97% dos votos, enquanto Lula teve 38,63%. Bandeiras de Israel são comuns em manifestações bolsonaristas e o ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu enviou uma mensagem de apoio ao candidato do PL.

“Sob sua liderança, nossas relações nunca foram tão fortes. O senhor visitou Israel duas vezes, e eu visitei o Brasil uma vez. E nós vimos como os laços de amizade e simpatia entre os povos do Brasil e de Israel se tornaram mais fortes. Desejo o melhor e agradeço novamente por sua amizade”, afirmou Netanyahu na mensagem compartilhada por Bolsonaro.

O presidente brasileiro também recebeu apoio de outras lideranças de extrema direita, como o ex-presidente dos EUA Donald Trump, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, e o deputado português e fundador do partido ultra-direitista Chega, André Ventura.

Nos Territórios Palestinos Ocupados Palestina, por sua vez, o vencedor das eleições foi o candidato petista. Em Ramallah, Lula teve 84,8% dos votos, contra 7,4% de Bolsonaro. 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior nessas eleições, o que representa um aumento de 39,21% em relação a 2018. Por estarem fora do território brasileiro, só podem votar para presidente da República.

Edição: Arturo Hartmann