"Uma vitória nossa", políticos progressistas enviam mensagens de apoio a Lula

Políticos progressistas de distintas partes do mundo declararam apoio ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste domingo (2).

O ex-presidente do Equador, Rafael Correa, publicou “com o lawfare não só lhe roubaram a liberdade a Lula, também roubaram a democracia do Brasil. Hoje é a oportunidade histórica para recuperá-la. Viva Lula, viva Brasil”.

O prefeito do município chileno de Recoleta, Daniel Jadue, do Partido Comunista do Chile, está acompanhando as eleições em São Paulo, e declarou “hoje o Brasil volta a ser povo com Lula presidente”.

Leia também: “O bolsonarismo vai murchar”, avalia João Paulo Rodrigues, do MST

O parlamentar pelo partido trabalhista britânico, Jeremy Corbyn desejou sorte a Lula e destacou que “sua campanha dá um novo ar de esperança à luta global por democracia, igualdade e humanidade. Uma vitória de Lula seria uma vitória de todos nós”.

Ex-chefes de Estado e governo europeus assinaram manifesto a favor da democracia e da eleição de Lula. “O mundo precisa de um Brasil democrático e justo. Só um estadista como Lula pode tomar conta desse desafio”, afirma a nota. 

São signatários do documento: o ex-presidente francês, Françoise Hollande, o ex-primeiro ministro da França Dominique de Villepin, o ex-presidente do governo espanhol, José Luiz Zapatero, os ex-presidentes do Conselho de Ministros da Itália Massimo D’Alema e Enrico Letta, a ex-presidente do Conselho Federal da Suíça Micheline Calmy-Rey e o ex-primeiro-ministro da Bélgica Elio Di Rupo.

“Quando a democracia está em perigo, é preciso juntar os divergentes para vencer os antagônicos. É por isso que nós, ex-chefes de Estado e de Governo de diversas tendências políticas, apoiamos a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República”, diz o manifesto.

Edição: Thales Schmidt