Vitória de Lula revela um país dividido

Ex-presidente volta ao Palácio do Planalto após ser reeleito com pouco mais de 1% de vantagem para seu adversário Jair Bolsonaro (PL)

O Brasil já tem um novo presidente. Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu no último domingo, 30, a vitória mais apertada da história do Brasil, numa eleição em que o candidato de esquerda recebeu mais de 60 milhões de votos e onde se opôs a Bolsonaro com quase 51% dos votos.

A eleição do Presidente Lula representa a volta emblemática da figura política mais relevante para o Brasil desde a redemocratização. Após ficar preso, em virtude dos processos da Lava-Jato, o presidente conseguiu a anulação dos processos em tempo de disputar à presidência da república, e ainda que goze de uma grande rejeição por parte do eleitorado nacional, conseguiu se eleger com um discurso que fez contraponto as principais pautas defendidas pelo atual presidente

Diante deste cenário, Felipe Peleteiro, gerente de Assuntos Públicos, e Thyago Mathias, diretor-geral da LLYC Brasil, por meio do relatório ‘Lula vence em um país dividido‘, analisam o cenário que o novo chefe do legislativo enfrentará, destacando a nova composição da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, e analisando as novas estratégias políticas que o novo presidente influenciará.

Com 50,8% dos votos obtidos, é certo que sua eleição não representa uma carta branca por parte da sociedade brasileira para que possa governar da forma que quiser. Em verdade, os números da eleição demonstram de maneira clara um país fragmentado, socialmente e politicamente, e que demandará uma expertise política ainda maior de Lula em seu terceiro mandato.

O documento analisa como será a relação do governo Lula com temas como: revisão da Reforma Trabalhista, Política Nacional de Combate à Fome, Nova Política sobre drogas e jogos de azar, privatização da Petrobras e preço dos combustíveis, modificação e revisão das políticas econômicas, revisão das políticas para o Meio Ambiente, nova política industrial, modificação da postura diplomática brasileira e aviação civil e turismo.

Sobre a LLYC

A LLYC é uma consultoria global de comunicação, marketing digital e relações públicas que ajuda seus clientes a tomar decisões estratégicas de forma proativa, com a criatividade, inovação e experiência necessárias para executá-las minimizando riscos, aproveitando oportunidades e sempre considerando o impacto reputacional. No atual contexto disruptivo e incerto, a LLYC ajuda seus clientes a atingir seus objetivos de negócios de curto prazo e traçar um rumo, com visão de longo prazo, para defender sua licença social para operar e aumentar seu prestígio.

A LLYC (BME:LLYC) está cotada na bolsa de valores alternativa espanhola, BME Growth. Atualmente, possui 20 escritórios na Argentina, Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Colômbia, Chile, Equador, Espanha (Madri e Barcelona), Estados Unidos (Miami, Nova York e Washington, DC), México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana. Além disso, oferece seus serviços por meio de empresas afiliadas nos demais mercados da América Latina.

As duas publicações líderes do setor classificam a LLYC entre as principais empresas de comunicação do mundo. É a consultoria número 36 em receita em todo o mundo, de acordo com o Relatório de Negócios de Agências Globais da PRWeek 2022 e ocupa a 42ª posição no Ranking Global de 2022 da PRovoke. A LLYC foi eleita Melhor Consultoria de Comunicação na Europa 2022 no PRWeek Global Awards e Consultoria de Comunicação do Ano na América Latina no International Business Awards 2021