Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Entrar
  • Rio
  • Brasil
  • Mundo
  • Últimas
Jornal Diário Carioca - Rio de Janeiro, Notícias, Brasil e Mundo Jornal Diário Carioca - Rio de Janeiro, Notícias, Brasil e Mundo
  • Capa
  • Últimas
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • Cultura
  • Esportes
  • Economia
  • Saúde
  • Estilo
  • Horóscopo
  • LP
  • Notícias Corporativas
Lendo Imagens do ataque golpista foram preservadas e entregues à PF, diz ministro do GSI
Compartilhe
Diário CariocaDiário Carioca
Aa
  • Home
  • Últimas
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Esportes
  • Colunas & Blogs
  • Gastronomia
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Emprego e Carreira
  • Ciência e Ambiente
  • Estilo de Vida
  • Horóscopo
  • Carros
  • Games
  • Imóveis
  • Justiça
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Giro Carioca
  • Lumi POP
Search
  • Home
  • Últimas
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
    • Comércio
    • Negócios
  • Cultura
    • Carnaval
    • Filmes e Séries
    • Giro Carioca
    • Música
    • Teatro
  • Esportes
    • Futebol
  • Colunas & Blogs
  • Gastronomia
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Emprego e Carreira
  • Ciência e Ambiente
  • Estilo de Vida
  • Horóscopo
  • Carros
  • Games
  • Imóveis
  • Justiça
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Giro Carioca
  • Lumi POP
Possui uma conta? Entrar
Siga-Nos
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Diário Carioca > Últimas Notícias > Política > Imagens do ataque golpista foram preservadas e entregues à PF, diz ministro do GSI
Política

Imagens do ataque golpista foram preservadas e entregues à PF, diz ministro do GSI

Agencia Publica
Atualizado em 2023/01/11 at 8:50 PM
Por Agencia Publica
Compartilhe
6 Min de leitura
imagens-do-ataque-golpista-foram-preservadas-e-entregues-a-pf,-diz-ministro-do-gsi
Compartilhe

Dois ministros do governo Lula confirmaram à Agência Pública que o ataque golpista ao Palácio do Planalto neste domingo (8) foi registrado pelas diversas câmeras do circuito interno e externo do prédio e que o material servirá para identificar e punir os agressores. O general da reserva Gonçalves Dias, ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), disse que os vídeos foram preservados e entregues ainda no domingo à Polícia Federal e ao “comandante do Exército”. Com o acompanhamento do STF (Supremo Tribunal Federal), a PF investiga o ataque às instituições executado contra as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário pelos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Veja Mais

Ilustração Thiago Fagundes/Agência Câmara
Deputados eleitos em outubro tomam posse no dia 1º e elegem a nova Mesa Diretora da Câmara
Deputado Filippe Poubel cursa gestão pública
Deputado aproveita o recesso para aprofundar estudos em gestão pública
Foto: Reprodução do Instagram de Michelle Bolsonaro
Michelle Bolsonaro, cotada para concorrer a presidência, volta ao Brasil: “Preguiça de mudança”
Jair Bolsonaro e seu filho, Senador Flávio Bolsonaro - (foto: Divulgação/PSL)
Bolsonaro está “desopilando” nos EUA e pode não voltar ao Brasil, diz Flávio Bolsonaro
CARLOS JORDY
Deputado do PL do Rio de Janeiro pede lista de convidados no Itamaraty e gastos integrais da posse de Lula
boletim-da-fiocruz-aponta-queda-de-casos-de-sindrome-respiratoria-em-quase-todo-pais
Boletim da Fiocruz aponta queda de casos de síndrome respiratória em quase todo país

O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência, Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou que as imagens estão sob responsabilidade do GSI. Minutos depois, Dias explicou que enviou as imagens tanto à PF quanto ao Comando do Exército.

A Pública solicita à Secom desde terça-feira (10) o acesso a uma cópia das imagens, mas não houve resposta até o fechamento deste texto. Dias afirmou que não teve tempo de analisar o material, mas que as câmeras conseguiram registrar detalhes do ataque, citando o caso das perfurações na tela As Mulatas, do artista plástico Di Cavalcanti, que fica no terceiro andar do Planalto.

Dias negou que, durante o ataque, o GSI tenha feito pedidos que não foram atendidos pelo BGP (Batalhão da Guarda Presidencial), unidade do Exército subordinada ao Comando Militar do Planalto e que tem por tarefa a proteção do palácio. Segundo o ministro, os procedimentos para defender o palácio seguiram “o protocolo” e não houve falhas no perímetro sob responsabilidade do GSI e do Exército. Ele atribui o resultado – a invasão do prédio e a destruição de várias obras de arte, vidros, janelas e móveis – às falhas da Polícia Militar do Distrito Federal que ocorreram antes da Praça dos Três Poderes. Ele também citou que a PM não fez um cordão de proteção ao palácio que, segundo ele, deveria ter sido feito.

Dias calculou que cerca de 4 mil pessoas participaram diretamente do ataque ao Palácio do Planalto e que a estimativa do governo é que “de 20 mil a 30 mil” golpistas se reuniram na Esplanada dos Ministérios. Ou seja, de 13% a 20% de todos os golpistas teriam conseguido chegar à sede do Executivo. Assim, disse o ministro, não foi possível controlar a entrada da multidão. Dias disse que o GSI tinha “200 servidores” atuando na defesa do palácio no momento do ataque. Além disso, havia tropas do BGP e também uma tropa da PM dentro do prédio. Mesmo assim, não conseguiram conter o avanço dos invasores.

Segundo o ministro, “o BGP está trabalhando sobre o protocolo existente, que é antigo. Eu mudei o protocolo e as pessoas [efetivo] são equivalentes à ameaça, e não era para ter chegado aqui. Era pra ter sido bloqueado lá em cima”.

“Tem um protocolo existente, que foi aplicado; os bloqueios, que deviam ser feitos, não foram feitos… então ‘despejou’ [gente]. É igual você pegar um balde d’água e jogar na cabeça de alguém. Houve um conjunto de erros do status quo da realidade do momento”, disse o ministro.

Dias confirmou que a tropa de choque do BGP estava posicionada na garagem do Planalto no momento do ataque, que é o local designado regularmente pelo protocolo. “Toda a parafernália do BGP estava aqui, mas, na realidade, de acordo com o protocolo, primeiro nós empregamos a Polícia [Militar], que deve ficar em linha, à frente da primeira tropa [do BGP], mas na hora [do confronto] não tinha como. A situação foi diferente do protocolo. Nós trabalhamos em conjunto com a polícia, mas a polícia não cumpriu os protocolos de bloqueios.”

Sobre um vídeo que circula nas redes sociais mostrando um atrito entre um coronel da PM e um oficial do Exército no momento do ataque, Dias disse que houve apenas um desencontro de informação. “A [primeira] ordem era tirar todo mundo daqui, de cima para baixo, mas eu mudei a ordem e mandei prender. Fiz uma varredura, de cima a baixo, e mandei prender. Porque se mandasse prender desde o início, ‘vazava’ [a multidão fugia], mas mudei a ordem e prendemos”, disse Dias. 

Em vídeo divulgado pelo Diário do Nordeste, coronel do exército tenta impedir PM de prender terroristas no Planalto

“O coronel não sabia da ordem, de mandar prender. Primeiro a ordem foi para o Bope, depois para o coronel, por isso o desentendimento. Mas foi uma informação passada na hora do confronto.” De acordo com o militar, só do Planalto “saíram quatro ônibus” cheios de presos.

Tudo Sobre: bolsonarismo, Brasília, Português, terrorismo

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Rio de Janeiro, Brasil e Mundo em sua caixa de email

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Agencia Publica 11 de janeiro de 2023
Share this Article
Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copiar Link Print
Compartilhe
Por Agencia Publica
A Agência Pública é uma agência de jornalismo investigativo independente e sem fins lucrativos. Foi fundada em 2011 pelas repórteres Marina Amaral, Natalia Viana e Tatiana Merlino. Atualmente é dirigida por Marina Amaral e Natalia Viana.
Notícia Anterior suzane-von-richthofen-deixa-prisao-e-vai-cumprir-pena-em-regime-aberto Suzane Von Richthofen deixa prisão e vai cumprir pena em regime aberto
Próxima Notícia lula-sanciona-lei-que-equipara-crime-de-injuria-racial-ao-racismo Lula sanciona lei que equipara crime de injúria racial ao racismo

You Might Also Like

Ilustração Thiago Fagundes/Agência Câmara
Política

Deputados eleitos em outubro tomam posse no dia 1º e elegem a nova Mesa Diretora da Câmara

Veja o passo a passo da posse e eleição da Mesa; conheça a composição e as atribuições da Mesa Diretora…

3 Min de leitura
Deputado Filippe Poubel cursa gestão pública
Política

Deputado aproveita o recesso para aprofundar estudos em gestão pública

O período é de recesso parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e férias escolares, mas o deputado estadual Filippe…

1 Min de leitura
Foto: Reprodução do Instagram de Michelle Bolsonaro
Política

Michelle Bolsonaro, cotada para concorrer a presidência, volta ao Brasil: “Preguiça de mudança”

Michelle Bolsonaro está entre nós. A ex primeira dama chegou no Brasil esta semana após a súbita saída de seu…

1 Min de leitura
Jair Bolsonaro e seu filho, Senador Flávio Bolsonaro - (foto: Divulgação/PSL)
Política

Bolsonaro está “desopilando” nos EUA e pode não voltar ao Brasil, diz Flávio Bolsonaro

Jair Bolsonaro (PL), está "desopilando" nos Estados Unidos e não tem data para voltar ao Brasil, pode até não voltar…

1 Min de leitura
Jornal Diário Carioca - Rio de Janeiro, Notícias, Brasil e Mundo Jornal Diário Carioca - Rio de Janeiro, Notícias, Brasil e Mundo

O Jornal

  • Contato
  • Expediente
  • Mapa do Site
  • Missão e Valores
  • Política de privacidade
  • Termos de Uso

Notícias

  • Rio de Janeiro
  • Brasil
  • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Innovate
  • Justiça
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego e Carreira

Esportes

  • Esportes
  • Futebol
  • Botafogo
  • Flamengo
  • Fluminense
  • Vasco

Cultura

  • Cultura
  • Carnaval
  • Filmes e Séries
  • Giro Carioca
  • Música
  • Teatro

Estilo

  • Estilo de Vida
  • Carros
  • Games
  • Gastronomia
  • Imóveis
  • Tecnologia
  • Turismo

Subscribe

  • Home Delivery
  • Digital Subscription
  • Games
  • Cooking

© DC – Diário Carioca – Direitos Reservados

Diário CariocaDiário Carioca

DC Diário Carioca

  • Contato
  • Expediente
  • Mapa do Site
  • Missão e Valores
  • Política de privacidade
  • Termos de Uso

Removed from reading list

Undo
Welcome Back!

Sign in to your account

Register Lost your password?