MST: "Temos que encher a barriga do povo brasileiro com comida de verdade"

Nesta semana, o Bem Viver na TV, programa do Brasil de Fato, inicia a sua terceira temporada com mais iniciativas, projetos e debate sobre os caminhos para um mundo melhor, mais leve e sustentável. A edição deste sábado (14) traz as perspectivas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no governo federal liderado pelo presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Veja também: Bem Viver na TV: Por que a merenda escolar piorou tanto?

Paulo Mansan, da direção nacional do movimento, fala no quadro Entrevista sobre os pontos da “Carta ao Povo Brasileiro” enviada para o governo com as pautas prioritárias para o combate a fome, reforma agrária e alimentação sem veneno, que já o país nos últimos anos se tornou “campeão de uso dos agrotóxicos”, como definiu ele.

“A primeira grande tarefa do governo é o combate à fome. Depois avançar nos investimentos para aumentar o emprego, nós temos milhões de desempregados. E fazer grandes investimentos na educação e na saúde. Além de uma condição de uma agricultura forte que consiga produzir alimentos saudáveis para o povo brasileiro e essa agricultura forte trabalhando é com agroecologia”, afirmou ele.

Saiba mais: Bem Viver na TV: Futebol feminino indígena dribla o machismo e conquista espaço

De acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da covid-19 no Brasil, a fome atinge 33 milhões de brasileiros, um crescimento de 70% em relação aos resultados da mesma pesquisa realizada em 2020. 

“Nós precisamos ter uma agricultura agroecológica, que a gente construa com agroflorestas espalhadas por todos os cantos do Brasil, que produza alimentos cuidando da mãe natureza. A grande missão do MST é produzir alimento e, em especial, organizar o povo para que ele lute pelos seus direitos e que se cumpra a Constituição de 1988, inclusive que se melhore vários pontos”, alerta Mansan.

E tem mais… 

No Momento Agroecológico, você vai conhecer o Quintal Capibaribe, um espaço de afroturismo na região metropolitana do Recife, em Pernambuco. Uma ótima dica para uma visita nas férias! 

Ainda sobre meio ambiente: um bichinho tipicamente nordestino, o periquito cara-suja, está se salvando da extinção e salvando ecossistemas graças ao empenho de uma ONG cearense. 

O Alimento é Saúde traz os benefícios e nutrientes de uma fruta típica do cerrado: a cagaita. 

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital; na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital, e UnBTV em Brasília no Canal 15 da NET. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30.

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Marina Duarte de Souza