Observatório de Favelas abre inscrições para mostra de filmes sobre migrações periféricas

O Observatório de Favelas está com inscrições abertas para a Mostra CineBELA Migrações Periféricas, que busca dar visibilidade às produções cinematográficas independentes e periféricas. Os interessados podem inscrever seus filmes até 29 de janeiro por meio de formulário que pode ser acessado clicando aqui.

As inscrições são gratuitas e cada produção selecionada vai receber o valor de R$ 520 referentes à exibição e participação de representante do filme em uma roda de conversa após a sessão. 

A Mostra vai debater por meio do audiovisual as vivências de pessoas que passaram por movimentos migratórios em diversas periferias do mundo, dialogando com o cotidiano do Rio de Janeiro. Serão contemplados quatro curtas de até 30 minutos de duração cada, que tenham em seu conteúdo aproximação com o tema, abordando os movimentos migratórios entre territórios periféricos. 

Leia mais: Sem reconhecimento, casa que Machado de Assis teria nascido no Rio está deteriorada

Coordenadora do Programa Educativo do Galpão Bela Maré, Anna Luisa Oliveira explica que a proposta é apresentar ao público a pluralidade de vivências de quem mudou de território e suas experiências em áreas periféricas. Ela pontua que esse processo também ocorre na Maré com a presença de pessoas oriundas de outras regiões do Brasil e até de outros países. 

“A Mostra foi pensada para debater esses movimentos migratórios a partir das periferias do Brasil. E faz todo o sentido isso acontecer aqui na Maré, já que há moradores que vieram de 16 países e mais de 25% de quem mora aqui veio do Nordeste”, explica Anna Luisa.

Leia também: Comlurb antecipa campanha de conscientização por conta da alta quantidade de lixo nas praias

O Conjunto de Favelas da Maré tem moradores que vieram de várias partes do Brasil. Segundo um estudo de 2019 da Redes da Maré, 25,8% da população local veio do Nordeste, 0,4% dos moradores são nortistas; 0,1% sulistas; 0,1% são da região Centro-oeste; e 11,3% de outros lugares do Sudeste. Ainda no território mareense 0,2% dos moradores são estrangeiros, oriundos de 16 países.

Para participar da Mostra, as obras audiovisuais devem ser apresentadas nos seguintes gêneros: animação, documentário, experimental, ficção ou obras híbridas, lidando com o conjunto dos filmes inscritos sem categorizá-los para efeito de seleção. O edital pode ser acessado aqui.

O resultado das inscrições será divulgado no dia 8 de fevereiro e a Mostra acontece de 9 de fevereiro a 30 de março. Os filmes serão exibidos na Praça do Parque União, e no Galpão Bela Maré, na Rua Bittencourt Sampaio nº169, ambos na Maré, Rio de Janeiro.

A Mostra CineBELA Migrações Periféricas é uma realização do Observatório de Favelas com o apoio institucional do Itaú Cultural e do Instituto JCA, conta com a parceria da Produtora Automática, tem o apoio da Vitrine Filme e da Prefeitura do Rio por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda