Brumadinho: romaria convoca sociedade a refletir sobre a proteção à vida e ao meio ambiente

A quarta edição da Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho será realizada no dia 25 de janeiro, data em que o rompimento da barragem da Vale, em Córrego do Feijão, completa quatro anos. A iniciativa rememora as vítimas do maior crime socioambiental do país, que ceifou a vida de 272 pessoas e deixou cerca de um milhão de atingidos, por toda a bacia do Rio Paraopeba e represa de Três Marias.

Segundo dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e coordenador da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), em Brumadinho, o evento convoca a sociedade a refletir sobre a importância, não só da luta por justiça, mas de pensar e construir outras formas de conviver e de preservar o meio ambiente.

:: Leia edição especial do Brasil de Fato MG sobre os quatro anos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho ::

“A Romaria é um grande convite para gente dar as mãos e dizer que estamos juntos, solidificando este caminho, que é coletivo, diante de uma mineração predatória e violenta que continua interferindo negativamente em nossos territórios”, aponta.

Para o religioso, apesar dos retrocessos enfrentados pela comunidade, como o acordo de reparação, firmado pelo governo Zema e a Vale, sem a participação dos atingidos, é preciso manter a esperança. “Deus ouve o clamor do seu povo e o nosso grito é orante, profético e político. Um grito de libertação do seu povo”, declara.

Como alternativa à exploração predatória praticada em Minas Gerais, a romaria chama a atenção para outro projeto de vida: a ecologia integral. Dom Vicente avalia que é urgente que os mineiros comecem a repensar a relação com o meio ambiente e o poderio das mineradoras no estado.

:: O que é ecologia integral? Leia a edição especial do Brasil de Fato MG sobre o tema ::

“Minas precisa de cuidar muito mais profundamente de valores que são perenes, como a nossa água. É lamentável que, em um contexto de tantas feridas, tenhamos um governo que está respondendo aos interesses de empreendimentos extrativistas que não nos levam a sério, só levam nosso minério, que deixam um buraco no chão e no coração das pessoas”, reflete o bispo.

As caravanas que participarão da quarta Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho devem se cadastrar aqui.

Confira a programação:

7h – Acolhida

8h – Coletiva de imprensa e abertura do stand “Juntos por Brumadinho”

9h – Missa

10h30 – Caminhada da igreja matriz de São Sebastião até o letreiro de Brumadinho

12h – Ato das famílias no letreiro de Brumadinho

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa