Apenas 19% dos brasileiros consideram o governo confiável, aponta Ipsos

Duas em cada dez pessoas (19%) no Brasil consideram o governo confiável. O número foi apurado através da pesquisa "Global Trustworthiness Monitor", feita pela Ipsos em 21 países.

 Duas em cada dez pessoas (19%) no Brasil consideram o governo confiável. O número foi apurado através da pesquisa “Global Trustworthiness Monitor“, feita pela Ipsos em 21 países. A média brasileira está abaixo do índice de confiança global, que é de 22%.
 

A população da Índia, com 52%, lidera o ranking. Na outra ponta estão os argentinos, onde apenas 9% da população afirmou que considera o governo confiável.
 

Cumprimento de promessas

A pesquisa também questionou se os entrevistados consideram que o governo cumpre com suas promessas. No Brasil, apenas 34% responderam positivamente. A população da Índia também lidera o ranking, com 64%. A Argentina segue na última colocação, já que apenas 10% dos entrevistados afirmaram que o governo cumpre o que promete. A média mundial é de 25%.
 

Desonestidade

A desconfiança do brasileiro fica ainda mais evidente quando a pesquisa questiona se o governo tentaria levar vantagem sobre a população se pudesse. Cinco em cada dez (55%) entrevistados responderam positivamente. Neste quesito, o índice brasileiro está novamente acima da média global, que é de 51%.
 

Sobre a pesquisa

A Ipsos entrevistou, de forma on-line, 16.017 pessoas, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil, entre 26 de agosto e 9 de setembro de 2022. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais. Além do Brasil, integram a pesquisa: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, China, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Índia, Japão, Polônia, Suécia e Turquia