“Passaporte da vacina” começa a valer no Rio a partir desta quarta-feira; confira

15 de setembro de 2021
1 min read

A partir desta quarta-feira (15) passa a ser obrigatória a apresentação do “passaporte da vacina”, o comprovante de imunização contra a covid-19 para poder acessar diversos locais públicos e serviços do Rio de Janeiro. Os cidadãos que circulam na cidade devem apresentar a caderneta de vacinação em papel ou o documento pelo aplicativo ConecteSUS.

Leia mais: Prefeitura do Rio exigirá comprovação de vacina para ambientes fechados e coletivos

Academias, clubes, centros de treinamentos, estádios, cinemas, teatros, lugares de recreação infantil, museus, exposições, parques temáticos e aquáticos, além de feiras comerciais, convenções e conferências na cidade passarão a exigir o comprovante de vacinação.

Não é obrigatório que cidadãos de todas as idades tenham completado o esquema vacinal, mas é necessário mostrar que está no prazo de aguardar a aplicação da segunda dose. Por isso, pessoas entre 40 e 49 anos deverão estar com a segunda dose a partir de 1º de outubro. Para adultos de 30 a 39 anos, a segunda dose passa a ser exigida a partir de 1º de novembro. De 18 a 29 anos, a data será 15 de novembro.

Além do cartão de vacinação em papel, o certificado também pode ser obtido em formato digital tanto pelo aplicativo do ConecteSUS quanto pelo site do Ministério da Saúde (clique aqui para acessar).

O decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro passaria a valer a partir de 1º de setembro, mas uma falha no aplicativo do Ministério da Saúde fez com que o prefeito Eduardo Paes (PSD) adiasse a medida. A Prefeitura prevê multa de R$ 1 mil para quem tentar burlar a comprovação da vacina.

Na última terça-feira (14), Paes justificou a medida: “O que é importante entender sobre o passaporte é que ele é justamente para que a cidade possa voltar ao normal, para que as pessoas possam voltar a frequentar espaços públicos”, disse o prefeito.

Leia também: Prefeito do Rio não descarta acionar a Justiça para que vacinas sejam entregues no prazo

Confira os locais que exigem a partir de hoje o “passaporte da vacina”:

– academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;

– vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;

– cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação


infantil e pistas de patinação;

– atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;

– locais de visitação turísticas, museus, galerias e exposições de arte,


aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos,


apresentações e drive-in;

– conferências, convenções e feiras comerciais.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda


Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

About

Trees and plants within cities help mitigate air pollution by absorbing carbon dioxide and releasing oxygen. They also act as natural air filters, trapping dust and particulate matter

Authors

Newsletter

Most viewed

Don't Miss