Brasília – Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz a idade mínima para candidaturas a presidente e senador ganha apoio na Câmara dos Deputados. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) divulgou uma lista com mais de 30 parlamentares que já assinaram o pedido de tramitação.
A PEC, de autoria do deputado Eros Biondini (PL-MG), prevê a redução da idade de 35 para 30 anos. Se aprovada, beneficiaria diretamente Nikolas, que poderia disputar o Senado ou a Presidência em 2026.
Planejamento político de Nikolas
Em entrevista nos Estados Unidos, Nikolas reforçou a importância da medida para seus planos. “Uma candidatura ao Senado se adequaria perfeitamente aos meus projetos”, afirmou o deputado.
Ele também incentivou seus seguidores a pressionarem parlamentares por mais assinaturas. “Esses são os deputados que já assinaram a PEC para reduzir a idade para 30 anos. Seu deputado já assinou?”, questionou.
Processo de tramitação da PEC
Para que a proposta comece a tramitar, são necessárias 171 assinaturas de deputados ou 27 de senadores. Portanto, o apoio atual ainda é insuficiente para iniciar o processo.
Após aprovação em uma das Casas, a PEC segue para a outra. Caso haja modificações substanciais no texto, ele retorna à Casa de origem para nova análise. O processo continua até a promulgação em sessão do Congresso Nacional.
Entenda o caso: PEC da redução de idade para cargos eletivos
- PEC propõe reduzir idade mínima para presidente e senador de 35 para 30 anos
- Nikolas Ferreira seria diretamente beneficiado, podendo concorrer em 2026
- Mais de 30 parlamentares já assinaram o pedido de tramitação
- São necessárias 171 assinaturas de deputados ou 27 de senadores para iniciar o processo
- Proposta precisa ser aprovada nas duas Casas do Congresso para entrar em vigor