Rio de Janeiro – Réplicas de bonés com a frase “O Brasil é dos brasileiros” estão em alta nas vendas online. A loja virtual “Lojinha Reflexiva” comercializa cada unidade por R$ 79,90. O item se tornou popular entre políticos da base do governo Lula.
Os bonés foram inspirados na famosa frase de campanha do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “Make America Great Again”. A iniciativa partiu do ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, que buscou criar uma alternativa nacional.
Adoção pelos Políticos
Ministros como Carlos Fávaro, da Agricultura, e Camilo Santana, da Educação, adotaram a peça como símbolo de apoio ao governo. Além deles, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso Nacional, também foi visto usando o boné. Essa adesão gerou uma verdadeira “guerra dos bonés” entre apoiadores e opositores.
Reação da Oposição
A popularidade do boné entre os ministros provocou reações no campo opositor. O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara, lançou uma linha concorrente de bonés verde-amarelos. Com a estampa “Comida barata novamente/Bolsonaro 2026”, ele busca responder à campanha dos políticos ligados a Lula.
Entenda o Caso: A Guerra dos Bonés
- Origem do Boné: Réplicas com a frase “O Brasil é dos brasileiros”.
- Inspiração: Resposta ao slogan de Donald Trump.
- Adoção Política: Ministros e o senador Randolfe Rodrigues usam a peça.
- Reação Opositora: Lançamento de bonés com mensagens pró-Bolsonaro.