Londres – Um protesto visual contra Jair Bolsonaro (PL) marcou a noite desta segunda-feira (31) em um dos pontos turísticos mais icônicos da capital britânica. O coletivo Projections on Walls projetou na Tower Bridge a frase “Jail Bolsonaro”, um pedido de prisão ao ex-presidente do Brasil. A expressão, que mistura inglês e português, pode ser interpretada como “Prenda Bolsonaro”.
O ato também incluiu projeções semelhantes no Parlamento Britânico, ao lado do Big Ben. A manifestação ocorre em um momento de pressão política contra Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado em 2022.
Projeções e protestos anteriores
A Tower Bridge já foi palco de outras manifestações semelhantes. Em 2021, a mesma frase foi projetada na Torre de Londres no dia em que o Brasil ultrapassou a marca de 500 mil mortos pela Covid-19. O protesto chamou atenção internacional para a gestão da pandemia no país.
Outros monumentos icônicos ao redor do mundo também têm sido usados como tela para protestos políticos. Recentemente, mensagens críticas a líderes mundiais foram projetadas em locais como a Torre Eiffel, em Paris, e o Capitólio, nos Estados Unidos.
O que está em jogo
Bolsonaro enfrenta processos no Brasil que podem resultar na sua prisão. Entre as investigações contra ele, destacam-se:
- Tentativa de golpe de Estado: investigação do STF sobre a tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022.
- Fraude em vacinas: suspeitas sobre a aquisição irregular de imunizantes contra a Covid-19.
- Joias sauditas: investigação sobre suposta apropriação indevida de bens de alto valor.
A projeção em Londres reforça a pressão internacional sobre as ações da justiça brasileira.
LEIA TAMBÉM
Entenda o caso Bolsonaro e as projeções internacionais
- Quem organizou? O coletivo Projections on Walls, conhecido por manifestações visuais em locais públicos.
- Onde ocorreu? Tower Bridge e Parlamento Britânico, em Londres.
- Qual o objetivo? Pressionar pela prisão de Bolsonaro.
- Qual o contexto? Bolsonaro é réu no STF por suspeita de tentativa de golpe em 2022.
- Houve protestos similares? Sim, projeções foram feitas em 2021 na Torre de Londres contra a gestão da pandemia no Brasil.