Ad image

PT define Maria do Rosário como pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre

Redacao
Por
Redacao
Equipe
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca
- Equipe
3 Min Read

O Partido dos Trabalhadores (PT) definiu, nesta quinta-feira (23), a deputada federal Maria do Rosário como sua pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre. A decisão foi tomada após a deputada estadual Sofia Cavedon renunciar à sua pré-candidatura para unir a esquerda.

  • Principais pontos da decisão:
    • PT define Maria do Rosário como pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre
    • Deputada estadual Sofia Cavedon renuncia à pré-candidatura para unir esquerda
    • Maria do Rosário afirma que a unidade da esquerda é fundamental para vencer as eleições

A decisão foi tomada em uma reunião no Café do Mercado, em Porto Alegre, com membros da direção municipal do PT, Maria do Rosário e Sofia Cavedon. Cavedon afirmou que renunciava à sua pré-candidatura para “acelerar o processo de construção da unidade da esquerda em Porto Alegre”.

  • Partidos que podem compor a Frente Ampla:
    • PSOL-Rede
    • PDT
    • PSB

A partir de agora, o grupo de Maria do Rosário deve aumentar as articulações dentro e fora de sua federação partidária, composta também por PCdoB e PV, e tentar formar uma coalizão maior de legendas, com participação de PSOL, Rede e PDT e PSB.

Em uma carta entregue por Sofia a Maria do Rosário, ela afirma que as duas defendem o mesmo. Citou temas como a manutenção do Dmae público, a tentativa de reversão da privatização da Carris, um Orçamento Participativo “para valer” e um programa contra uma política “segregadora”, que afeta moradores em situação de rua.

Maria do Rosário disse que a unidade da esquerda é fundamental para vencer as eleições em Porto Alegre. “É um processo bonito. Queremos chegar na cidade com o coração aberto. Ouvir muito o que a cidade tem a dizer”, afirmou.

A presidente municipal do PT, vereadora Laura Sito, disse ainda que a busca pela Frente Ampla continuará. Além dos partidos da federação, a prioridade vem sendo a composição com a federação PSOL-Rede, que deve apresentar nomes no início de dezembro.

Há conversas ainda com o PDT, que apresentou o nome da ex-deputada Juliana Brizola como representante neste diálogo, e com o PSB.

No sábado (25), o PCdoB fará seu encontro municipal, que terá a participação de Manuela D’Ávila. A ex-deputada já foi candidata à prefeitura da Capital mas desistiu de concorrer a cargos públicos depois de ter sido vítima de ameaças.

Compartilhe esta notícia
Equipe
Seguir
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca