30.7 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, março 13, 2025
InícioPolíticaRelógio histórico restaurado volta ao Planalto

Relógio histórico restaurado volta ao Planalto

Publicado em

- Publicidade -

Brasília – O relógio de Balthazar Baltimore, uma peça histórica do século XVII, retornou ao Palácio do Planalto após ser restaurado. O item, que foi destruído durante os ataques de 8 de janeiro de 2023, agora ocupa um lugar de destaque no gabinete do presidente Lula.

A restauração do relógio, realizada na Suíça, simboliza a recuperação do patrimônio nacional após os eventos do ano passado. O presidente Lula destacou a importância do objeto, afirmando que “o relógio simboliza a vitória da democracia contra o 8 de janeiro”.

Trajetória do relógio histórico

O relógio de Balthazar Baltimore tem uma história rica. Fabricado no século XVII, foi um presente da corte francesa para Dom João VI. A peça chegou ao Brasil em 1808, trazida pela família real portuguesa durante a transferência da corte para o Rio de Janeiro.Desde então, o relógio fazia parte do acervo do Palácio do Planalto, representando um importante elo com o passado colonial do país. Contudo, sua trajetória foi abruptamente interrompida durante os ataques de 8 de janeiro.

Restauração e retorno

A recuperação do relógio foi um esforço conjunto do governo brasileiro e da embaixada suíça. Após o minucioso trabalho de restauração, a peça retornou ao Brasil em 7 de janeiro de 2024, exatamente um ano após sua destruição.Inicialmente, o relógio foi exposto durante as cerimônias que marcaram o aniversário dos ataques. Agora, encontra-se no gabinete presidencial, onde serve como um lembrete tangível da resiliência das instituições democráticas.

- Advertisement -

Condenação do responsável

mecânico Antônio Cláudio Alves Ferreira, identificado como o responsável pela destruição do relógio, enfrentou as consequências legais de seus atos. O Supremo Tribunal Federal (STF) o condenou a 17 anos de prisão por diversos crimes, incluindo associação criminosa armada e tentativa de golpe de Estado.A sentença também levou em consideração o dano ao patrimônio da União, ressaltando a gravidade do ataque a um item de valor histórico inestimável.

Entenda o caso: O relógio de Balthazar Baltimore e o 8 de janeiro

  • O relógio é uma peça histórica do século XVII
  • Foi trazido ao Brasil pela família real portuguesa em 1808
  • Destruído durante os ataques ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023
  • Restaurado na Suíça através de parceria com a embaixada suíça
  • Retornou ao Palácio do Planalto em janeiro de 2024
  • Agora está no gabinete do presidente Lula como símbolo de resistência democrática

Últimas Notícias

Jovem desaparecida é encontrada concretada em MG

Clara Maria desapareceu após cobrar dívida; três suspeitos foram presos

“Me usaram muito como troféu”, revela Cida Marques em entrevista à Daniela Albuquerque

Ainda na conversa, Cida fala da transição de carreira para ter uma vida longe das telinhas

Encantarias, uma exposição interativa chega ao Rio de Janeiro pela primeira vez

A exposição apresenta visualidades como indumentárias, instrumentos, bonecos, e máscaras, da Folia do Divino, do Cavalo Marinho, do Maracatu Rural, do Mamulengo e do Bumba-Meu-Boi.

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online