São Paulo – O ex-presidente Jair Bolsonaro chamou atenção ao falar em inglês durante um ato neste domingo (6), na Avenida Paulista.
Ele declarou: “Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup d’État in Brazil”, e traduziu em seguida: “Vendedores de pipoca e de sorvete condenados por golpe de Estado no Brasil”.
O momento viralizou nas redes sociais. Bolsonaro disse que não domina o idioma, mas quis “mandar um recado para o mundo”. O discurso ocorreu durante manifestação que pediu anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Frase faz referência a dois vendedores condenados
A fala em inglês mencionou dois homens condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Um deles, Otoniel da Cruz, vendia picolés. O outro, Carlos Eifler, trabalhava com pipoca. Os dois atuavam em acampamentos montados diante do QG do Exército, em Brasília, após as eleições de 2022.
O STF os responsabilizou por incitação ao crime e associação criminosa. Portanto, a frase em inglês usada por Bolsonaro teve como objetivo apontar essas condenações como injustas, dentro do contexto político.
Bolsonaro ataca STF e vincula Lula à decisão
Durante o ato, Bolsonaro também fez críticas ao STF. Segundo ele, a Corte agiu junto com o presidente Lula (PT) para impedir sua candidatura. As acusações reforçaram a linha adotada por ele desde a sua inelegibilidade e integram o discurso contra os desdobramentos do 8 de janeiro.
Além disso, o ex-presidente defendeu os manifestantes e repetiu o apelo por anistia geral aos presos pelos atos.
O ato na Paulista e o apelo por anistia
A manifestação teve foco no apoio aos investigados e condenados por envolvimento nos atos que culminaram na invasão dos prédios dos Três Poderes. O evento contou com discursos políticos, faixas com mensagens contra o STF e pedidos de revisão das sentenças.
A tentativa de Bolsonaro em se comunicar em inglês virou destaque, tanto por sua construção gramatical confusa, quanto pelo impacto nas redes.
Entenda: a fala em inglês de Bolsonaro e os condenados do 8 de janeiro
- Bolsonaro falou em inglês durante ato na Paulista
- Frase citava vendedores condenados por atos golpistas
- STF condenou os dois por incitação ao crime e associação criminosa
- Discurso integrou manifestação por anistia dos presos do 8 de janeiro
- Bolsonaro acusou o STF e mencionou Lula como parte do processo contra ele