Rio de Janeiro – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) expressou apoio a José Luiz Datena (PSDB) após o jornalista agredir o candidato Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada durante o debate para a Prefeitura de São Paulo, realizado pela TV Cultura no domingo (15). Bolsonaro afirmou que, embora a agressão não seja justificável, ele entende o motivo por trás da reação de Datena.
Resumo da Notícia
- Quem: Jair Bolsonaro, José Luiz Datena, Pablo Marçal
- O quê: Bolsonaro comenta agressão em debate eleitoral
- Quando: Sexta-feira, 20 de setembro
- Onde: Debate da Prefeitura de São Paulo, TV Cultura
- Por quê: Provocação de Pablo Marçal sobre questões pessoais de Datena
Até o Bolsonaro deu razão pro Datena por dar a cadeirada no Marçal
[image or embed]
— Augusto de Sousa (@augustodesousa.bsky.social) 20 de setembro de 2024 às 17:03
Jair Bolsonaro defende postura de Datena
Em entrevista à rádio Auriverde Brasil, Bolsonaro afirmou que a provocação de Pablo Marçal durante o debate, ao mencionar uma denúncia de assédio arquivada contra Datena, mexeu com a honra do apresentador. Segundo Bolsonaro, essa tensão emocional culminou na agressão com uma cadeira. “O Marçal provocou o Datena o tempo todo, com questões que mexeram diretamente com sua família e honra”, comentou o ex-presidente.
Durante o debate, Marçal fez referência a uma acusação de assédio, que, de acordo com Datena, impactou fortemente sua família, inclusive contribuindo para a morte de sua sogra. Esse foi o estopim para o ato agressivo, conforme explicou Bolsonaro: “Não achei justa a agressão, mas, como ser humano, entendo o motivo que levou Datena a reagir daquela forma”.
LEIA TAMBÉM
Críticas ao estilo de Pablo Marçal
Bolsonaro também criticou o estilo agressivo de Marçal, observando que o candidato frequentemente utiliza termos ofensivos e provocações em seus discursos. “Ele usa palavras duras como ‘covarde’ e ‘frouxo’ o tempo todo”, destacou. Bolsonaro reprovou a postura de Marçal, especialmente por buscar engajar seu público com essas provocações.
Publicado por @gutodesousa Ver no Threads
Comparação com atentados históricos
O ex-presidente se mostrou incomodado com as comparações feitas por Pablo Marçal entre a cadeirada e episódios como o atentado a Donald Trump e a facada que Bolsonaro sofreu em 2018. Bolsonaro afirmou que, diferente de seu caso, onde não houve provocação, Marçal sabia que estava provocando e tinha consciência do possível desfecho.
Bolsonaro lembrou que, no episódio da facada em 2018, ele não conhecia o agressor, Adélio Bispo, e que a facada foi um ataque surpresa, ressaltando que as imagens do evento deixam isso claro.
Perguntas Frequentes sobre a Agressão de Datena a Pablo Marçal
Por que Jair Bolsonaro defendeu Datena?
Bolsonaro afirmou que, apesar de não considerar a agressão correta, entendeu o motivo por trás da reação de Datena, que foi provocado repetidamente por Pablo Marçal.
O que provocou a agressão de Datena a Marçal?
Pablo Marçal mencionou uma antiga denúncia de assédio arquivada contra Datena, o que afetou emocionalmente o jornalista, levando à agressão.
Como Bolsonaro vê a postura de Pablo Marçal?
Bolsonaro criticou o estilo provocativo de Marçal, dizendo que ele usa termos ofensivos em seus discursos para atacar seus adversários.
Bolsonaro fez alguma comparação com seu próprio caso de agressão?
Sim, Bolsonaro criticou a comparação de Marçal entre a cadeirada e a facada que ele sofreu em 2018, dizendo que, ao contrário de Marçal, ele não provocou seu agressor.