São Paulo – O deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT) foi agredido por policiais militares durante uma manifestação na manhã desta quinta-feira (22) em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Marcolino foi atingido por um disparo de arma de choque, e o incidente foi registrado em vídeo por uma testemunha.
Resumo da Notícia:
- Agressão registrada: Deputado Marcolino foi atingido por arma de choque.
- Manifestação pacífica: Protesto era em celebração ao Dia Nacional de Luta dos bancários.
- Polícia interveio: PMs afirmam que precisaram conter manifestantes para garantir o direito de ir e vir.
- Reação política: Bancada PT/PCdoB/PV condenou a violência contra o parlamentar.
Deputado Luiz Marcolino é agredido por PMs em protesto
Durante uma manifestação em Santo Amaro, o deputado Luiz Cláudio Marcolino foi alvo de agressão por parte de policiais militares. A situação, que ocorreu durante o protesto pelo Dia Nacional de Luta da campanha salarial dos bancários, resultou em Marcolino sendo atingido por uma arma de choque. O episódio foi registrado em vídeo e mostra o parlamentar tentando dialogar com os policiais antes de ser agredido.
LEIA TAMBÉM
- PM do Rio vai modernizar identidade funcional
- Chuvas no Rio de Janeiro: governo estadual estuda medidas para ajudar municípios
- Segunda Temporada do podcast ‘Choque de Cultura – Ambiente de Música’ estreia no dia 1º de setembro
- Homem é preso por agredir namorada após jogo no Maracanã
- Homem é preso e menor apreendido após empresário ser agredido e roubado em Copacabana
Reação à ação policial
A bancada do PT/PCdoB/PV na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) condenou a ação dos policiais, destacando que não é a primeira vez que parlamentares são alvo de violência durante o exercício de suas funções. Em nota, a bancada reafirmou o direito à livre manifestação, criticando o uso da força contra Marcolino e outros manifestantes.
Justificativa da Secretaria da Segurança Pública
Em resposta ao incidente, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou uma nota explicando que os policiais foram acionados para garantir o acesso dos funcionários de uma instituição bancária, que estavam sendo impedidos de entrar no local pelos manifestantes. Segundo a SSP, o uso de técnicas de controle de distúrbios foi necessário após os policiais serem hostilizados.
Perguntas Frequentes sobre a Agressão ao Deputado Luiz Marcolino
O que aconteceu com o deputado Luiz Marcolino? Marcolino foi agredido por policiais militares com uma arma de choque durante uma manifestação em Santo Amaro.
Qual era o motivo da manifestação? O protesto fazia parte do Dia Nacional de Luta da campanha salarial dos bancários.
Como a Secretaria da Segurança Pública justificou a ação? A SSP afirmou que a intervenção foi necessária para garantir o direito de ir e vir dos funcionários de uma instituição bancária e que os policiais foram hostilizados pelos manifestantes.