Violência política

VÍDEO - Um candidato é assassinato e outro fica ferido em atentado a tiros

Ao todo, três políticos do União Brasil sofreram atentados apenas nesta semana

Candidatos do União Brasil sofrem atentados
Luís Lampião (à esquerda) foi encontrado morto e Leandro Hernandez Felipe (à direita) sobreviveu à tentativa de assassinato. Foto: Fotomontagem / Reprodução

O candidato a vereador Luís Antonio de Jesus Barbosa, 57 anos, foi encontrado sem vida na tarde desta terça-feira (24). Conhecido como Luís Lampião, seu corpo estava dentro de um carro estacionado na Rua Caramuru, em Diadema, ABC Paulista. Conhecido como Luís Lampião, era filiado ao partido União Brasil.

Hello Bet
Hello Bet

De acordo com o boletim de ocorrência, o veículo havia sido emprestado ao candidato. Durante a inspeção, foi constatado que Luís estava com as mãos e o pescoço amarrados por uma corda. Preliminarmente, não foram identificadas marcas de tiro ou ferimentos provocados por objetos cortantes. O corpo estava enrolado em um cobertor e já apresentava sinais de decomposição. Ele era candidato a vereador em Santo André, São Paulo.

Vítima repensa candidatura

Na mesma região, o município de Mauá também foi palco de um caso de violência política. Na terça-feira (14), pouco depois que o corpo de Luís Lampião foi encontrado, o candidato Leandro Hernandez Felipe, 36 anos, foi alvo de uma tentativa de homicídio. O crime ocorreu no comitê do candidato, situado na Rua Vice-Presidente Urbano Santos Araújo, no bairro Parque São Vicente.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma moto com dois ocupantes se aproximou do endereço. Ele afirmou ter percebido a arma do passageiro apontada em sua direção e correu para tentar se proteger. Na fuga, ele sofreu ferimentos e, após atendimento médico, foi liberado. Em declaração ao jornal Diário do Grande ABC, o candidato detalhou o ataque.

“Eu estava na frente do comitê conversando com uma liderança quando vi a moto se aproximando. O homem tentou puxar a arma, que enroscou na blusa dele. Foi neste tempo que eu corri e ele efetuou o disparo contra mim”, explicou.

A Polícia Civil iniciou as investigações e está analisando as imagens captadas por câmeras de segurança (veja abaixo) para identificação dos ocupantes da moto. Segundo Leandro, ele já foi ameaçado outras vezes. Ainda abalado pela tentativa de assassinato, o candidato diz não saber se vai continuar na campanha por uma vaga na câmara de vereadores. 


LEIA TAMBÉM

Partido emite nota

Conforme noticiado pelo Diário Carioca, no domingo (22), a jornalista Thaís Margarido (União Brasil) cumpria agenda de campanha quando seu carro foi atingido por disparos de arma de fogo. A tentativa de execução ocorreu por volta de 18h30, no município de Guarujá, litoral de São Paulo. Para ler os detalhes e assistir ao depoimento da candidata, ainda abalada pela ocorrência, clique aqui.

Ao todo, foram três políticos do partido alvos de atentados apenas nesta semana. O União Brasil se pronunciou sobre o fato. Por meio de nota, a direção da sigla declarou que “é prematuro afirmar que os episódios têm conotação política ou partidária. Mas é inaceitável e preocupante que a violência, que já chegou aos debates, alcance as campanhas com este nível de gravidade”.

Neste sentido, a legenda pede rigor na investigação dos atentados: “O União Brasil cobra das autoridades do Governo do Estado de SP a apuração urgente dos fatos até que se chegue aos culpados. O partido exige urgências nas investigações” – finalizou.