31.2 C
Rio de Janeiro
- Publicidade -

Mostra de Bruno Schmidt e Roberto Barciela na Galeria Laura Alvim

- Publicidade -
Diário Carioca Google News

A Galeria da Casa de Cultura Laura Alvim – um espaço da FUNARJ – reabre hoje, 17/11, com a exposição “Buscadores: a vitalidade da arte”, de Bruno Schmidt e Roberto Barciela.  Com curadoria de Paloma Carvalho, a mostra apresenta intervenções com um grande compromisso com a Intensidade.  

Ao longo dos oito últimos anos, a  dupla de artistas contemporâneos Bruno Schmidt e Roberto Barciela vem ganhando destaque com exposições em instituições culturais e galerias dentro e fora do Brasil.

Com a inquietude da arte os dois retornam com seus desafios, dessa vez na Casa de Cultura Laura Alvim  – que escolheu a dupla de artistas para sua reabertura.

A exposição ‘Buscadores: a Vitalidade da Arte’ conta com 12 obras finalizadas antes e durante a pandemia e curadoria de Paloma Carvalho. Os artistas compartilham o mesmo desejo pela arte, extraindo das ruas não só suporte físico, como também a inspiração. A dupla cria suas obras a partir de materiais do cotidiano – uma espécie de garimpo urbano –, que  ganham outro significado: resíduos sólidos que mostram  o sentimento do poder transformatório. 

Em “Buscadores: A Vitalidade da Arte”, os artistas trazem uma percepção da última residência artística que realizaram na França, em Provence, Saint Véran e Cite’ Médievale, com propostas artísticas inéditas e obras em diálogo com os elementos da Arquitetura, Tempo, Espaço.  

Bruno Schmidt explora elementos prosaicos, papéis e emborrachados: signos, materiais descartados e descartáveis que vão deixando por terra seus significados,  e usos originais para serem percebidos como elementos plásticos, com o material de trabalho, transformados em signos. As camadas sugerem histórias: seduzidos por sua estranha beleza, submergimos nas ocorrências e nos deixamos levar pela articulação destas formas que agora se tornam significantes, transmutadas em algo de perene valor. 

Já Roberto Barciela desafia materiais industriais e aquela tal geometria. Formas animam-se, reagem a seus cortes. Dinâmicas, expressivas, adquirem a personalidade exuberante das cores acrílicas – lisas, brilhantes. Intensas, mas, contudo, sem excesso de gestos. Pura pintura de decisão: onde despontam curvas, expressão, afeto. Nas variações da forma – reações suscitadas por suas combinatórias –, os contornos perdem a rigidez. Ousa-se uma pincelada aqui, e mais outro desvio ali. Barciela força a premissa da medida precisa – em nome da emoção. 

A exposição ocupa o interior da Casa de Cultura Laura Alvim, de 17 de novembro a 31 de janeiro, seguindo as normas do rigoroso Protocolo de Segurança Sanitária da FUNARJ.

O protocolo passou a ser adotado, via decreto, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, e a FUNARJ vem, desde então, adaptando seus espaços às normas previstas pelo documento e treinando sua equipe quanto aos procedimentos necessários, no que diz respeito a funcionários, produtores, atores, equipamentos e plateia.

Dentre várias providências, essas medidas incluem a instalação de filtros Hepa (High Efficiency Particulate Air) em todos os equipamentos de refrigeração de seus espaços culturais, os mesmos recomendados para uso em hospitais, laboratórios, nas indústrias farmacêutica e alimentícia e em cabines de segurança biológica.

A Casa de Cultura Laura Alvim fica aberta de terça a domingo, de 13h às 18h.

Dias da semana: Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo

Regras para autenticação de livros digitais são publicadas

Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou da confecção do documento, enviando sugestões por meio de ofícios

Thathi e Herbert Viana lançam “Não Sei Se Te Contei”

Com frase de Dona Canô na letra, somada à história especial vivida por Thathi com o artista, Herbert Vianna topou fazer seu primeiro feat em 10 anos

No Teatro Laura Alvim, ex-jagunço “Riobaldo” reflete sobre sua vida e seus amores

Estreia no Teatro Laura Alvim de “Riobaldo", monólogo inspirado na obra de João Guimarães Rosa, estrelado por Gilson de Barros

Orla carioca estampa imagens do Rio antigo

Exposição com imagens do IMS faz parte de homenagem da Prefeitura do Rio, Riotur e Orla Rio ao aniversário da cidade

Governo dos EUA revoga restrições de vistos de imigrantes

Daniel Toledo, advogado especialista em Direito Internacional, explica os principais pontos das medidas tomadas pelo presidente Joe Biden

Horóscopo de terça-feira 02 de março de 2021

Confira a previsão do horóscopo do dia 02 de março de 2021 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Mesmo em ano de pandemia, Campina Grande fecha 2020 com saldo de 6.492 empregos formais, aponta Caged

Nem mesmo uma das maiores crises sanitárias da história foi capaz de parar o ritmo de crescimento da economia de Campina Grande (PB). O...

Comércio bilateral entre RJ e China apresenta bons resultados em 2020, aponta pesquisa da Firjan

Estudo da Firjan mostra que a China foi o principal parceiro comercial do estado do Rio de Janeiro em 2020. Segundo a pesquisa Rio...

Covid-19: estados e municípios poderão assumir a responsabilidade civil por efeitos adversos provocados pela vacina

Estados, municípios e Distrito Federal poderão assumir a responsabilidade civil por eventuais efeitos adversos provocados pela vacina contra a Covid-19. O objetivo do Projeto...