A Escola de Arte Visuais do Parque Lage (EAV) abre inscrições para os cursos do primeiro semestre de 2021, planejados a partir de recortes temáticos que partem da arte, do fazer artístico e da história da arte como ferramentas para pensar a atualidade em todas as suas dimensões e múltiplas linguagens. Além de proporcionarem o contato com técnicas distintas e a construção de processos, os cursos discutem artistas, movimentos e correntes teóricas de referência para a contemporaneidade. Contemplando grande diversidade de métodos e temas, os encontros acontecem ao vivo, por videoconferência, em ambiente digital interativo. Os cursos, teóricos e práticos, são voltados para a formação continuada de artistas, bem como para profissionais do meio e pessoas interessadas em descobrir a arte ou ampliar o repertório cultural.
Confira alguns cursos regulares do 1º semestre de 2021
O curso “Cor e Forma”, com o artista Bernardo Magina, visa capacitar o aluno a compor e estruturar visualmente desenhos e/ou pinturas e ajudá-lo a desenvolver ou aprimorar um pensamento plástico. Os encontros se iniciam com explanações teóricas sobre princípios de cor e/ou forma e, posteriormente, serão realizados exercícios em aula.
O artista e professor Franz Manata ministrará o curso “Arte como conhecimento” que, apoiado em um vasto conjunto de imagens, apresenta como a arte se constitui enquanto um campo do conhecimento. Serão abordados, num panorama que vai da Pré-história aos dias atuais, as principais questões estéticas, movimentos artísticos, artistas e obras, contextualizados em sua história social, econômica, cientifica e filosófica.
O curso “Fotografia Expandida”, com a artista e fotógrafa Denise Cathilina, tem como proposta de trabalho explorar as fronteiras da fotografia contemporânea e seus hibridismos e, nesse momento, não poderíamos ficar alheios às modificações trazidas pela virtualização, às novas maneiras de estar no mundo e de produzir arte. É imperativo pensar sobre as potencialidades trazidas pelo meio virtual.
Alcançar o desempenho criativo em seu nível máximo requer, além de tempo de investimento, paixão, curiosidade, persistência, tolerância a ambiguidades e coragem para aceitar que muitos erros virão pela frente – erros não são apenas permitidos, são uma pré-condição para a criação. Dessa forma, o curso “O Processo Criativo – Assoviando e Chupando Cana” com o educador e palestrante Charles Watson, explora o limiar entre pensamento artístico – divergente, e seu aparente antagonista, pensamento científico – convergente; argumentando que a diferença entre processos cognitivos é parcialmente ilusória.
O curso “Poética Expositiva – Desenvolvimento e acompanhamento de projetos”, com a professora Sonia Salcedo é destinado a artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho no campo das exposições de arte, como meio de criação e/ou pesquisa de sua poética. Os encontros tratarão de etapas de desenvolvimento e acompanhamento de projetos artísticos, priorizando o lugar expositivo como modelo estrutural da obra.
“Práticas Artísticas de vida”, ministrado pela professora Anna Costa e Silva, é um laboratório vivencial-online sobre as relações entre práticas artísticas e narrativas pessoais, com ênfase no desenvolvimento dos projetos de cada participante. Tendo a escuta e a experimentação individuais e em grupo como principais metodologias, busca-se um olhar atento para as questões que movem cada um. O período do distanciamento social, as novas imposições cotidianas, a relação com a casa e o autocuidado serão pensados como provocações possíveis para outros desdobramentos de artevida e para a criação de um campo afetivo que dê suporte para o fazer artístico.
Em “Linguagens Visuais: Teorias e Prática em Videoarte e Fotografia”, ministrado por Marcos Bonisson, teremos um curso teórico e prático com o objetivo de orientar/dialogar com todos os interessados (sem pré-requisitos) em pesquisar e trabalhar a partir de leituras, teorias e práticas experimentais com videoarte, fotografia, colagem e outros suportes, em direção ao desenvolvimento de um trabalho pessoal ou aquisição de conhecimentos no campo das artes visuais.
Sobre a EAV Parque Lage
A Escola de Artes Visuais foi criada em 1975, pelo artista Rubens Gerchman, para substituir o Instituto de Belas Artes (IBA). Seu surgimento acontece em plena Guerra Fria na América Latina, durante o período de forte censura e repressão militar no Brasil. A EAV afirma-se historicamente por seu caráter de vanguarda, como marco da não conformidade às fronteiras e categorias, e propõe regularmente perguntas à sociedade por meio da valorização do pensamento artístico.
Alguns exemplos marcantes da história do Parque Lage são a utilização do palacete como sede do governo da cidade de Alecrim em Terra em Transe, dirigido por Glauber Rocha em 1967; e a exposição Como Vai Você, Geração 80?, que reuniu 123 jovens artistas de diferentes tendências numa mostra que celebrava a liberdade e o fim do regime militar. O palacete em estilo eclético também palco de “Sonhos de uma noite de verão”, clássico shakespeariano, e serviu como locação para Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade.
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage está voltada prioritariamente para o campo das artes visuais contemporâneas, com ênfase em seus aspectos interdisciplinares e transversais. Abrange também outros campos de expressão artística (música, dança, cinema, teatro), assim como a literária, vistos em suas relações com a visualidade. As atividades da EAV contemplam tanto as práticas artísticas como seus fundamentos conceituais.
A EAV Parque Lage configura-se como centro educacional aberto de formação de artistas e profissionais do campo da arte contemporânea. Como referência nacional, com uma consistente imagem no meio da arte, a EAV busca criar mecanismos internos e linhas de atuação externa que permitam um diálogo produtivo com a cidade e com o circuito de arte nacional e internacional. A instituição integra a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro.
Serviço:
Escola de Arte Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 – Rio de Janeiro
Website: http://eavparquelage.rj.gov.br/
Link para os cursos: http://eavparquelage.rj.gov.br/cursos/nucleos/
Instagram: @parquelage
Whatsapp: (21) 99228-7955 – Secretaria 1
(21) 96654-3179 – Secretaria 2