Hayao Miyazaki saiu da aposentadoria para dirigir mais filmes “para viver”, revelou seu filho Goro.
Diz-se que o lendário fundador do Studio Ghibli achou a aposentadoria “tão sem objetivo” (por IndieWire ) que “Hayao precisava criar algo para viver ”.
- Leia mais: todos os filmes do Studio Ghibli classificados em ordem de grandeza
Hayao Miyazaki anunciou sua aposentadoria em 100, mas o produtor de Ghibli, Toshio Suzuki, anunciou em outubro 2017 que voltaria para fazer um novo filme para seu neto.
“Miyazaki é fazendo o novo filme para seu neto. É a sua maneira de dizer: ‘Vovô está indo para o outro mundo, mas está deixando para trás este filme’ ”, disse Suzuki na época.
No entanto, filho de Hayao Miyazaki Goro, também cineasta que agora está lançando seu filme Earwig and the Witch , disse em uma nova entrevista com / Film que sua insatisfação com a aposentadoria levou Hayao a retornar ao cinema, pois ele “precisava criar algo para viver, basicamente.”
Ele acrescentou: “Ele começou fazendo um curta-metragem para o museu, e então ele passou a fazer seu novo longa-metragem.
“A esposa de Hayao Miyazaki, que é minha mãe, ela costumava dizer [to him], ‘Eu gostaria que você se aposentasse e relaxasse e aproveitasse o resto de sua vida.’ Mas recentemente, ela aceitou o fato de que ele não consegue parar de criar, então ela sabe disso, então ela vai ficar tipo, ‘Ok, se você prefere criar até o fim da sua vida, então vá para o estúdio, vá para o escritório todos os dias. ‘”
Earwig and the Witch de Koro Miyazaki saiu HBO Max hoje (5 de fevereiro).