Você é um escritor independente e autogerenciado que quer divulgar sua publicação? É comum pensar que todo o trabalho será árduo e que os resultados serão escassos. Entretanto, não precisa ser assim se soubermos utilizar os avanços tecnológicos das últimas décadas em nosso benefício. Sem a necessidade de pagar agentes de imprensa ou recorrer a caros grupos editoriais que não valorizam seu trabalho, você pode apoiar a divulgação de seu livro a partir do conforto de sua casa.
Entre todas as áreas que foram modificadas pela chegada de novas tecnologias em nossa vida diária, a literatura é uma das que ainda precisa definir como ela se adapta a este novo panorama. Se analisarmos a lista dos escritores mais bem-sucedidos da atualidade, encontraremos nomes que se estabeleceram no mercado por décadas, mas também nomes que surgiram recentemente e conseguiram se posicionar com campanhas de divulgação alternativas e inovadoras. Assim, longe de pensar nas novas tecnologias como um inimigo a ser derrotado, muitos escritores as veem como um aliado indispensável para alcançar milhares de leitores.
A verdade é que vivemos na era do marketing on-line e o que não tem lugar nas redes sociais é difícil de conseguir qualquer impacto. Por exemplo, no mundo editorial o uso de booktrailers se tornou moda, o que faz um breve resumo e adianta algum fragmento do livro que será lançado em breve. Muitos autores fazem o seu sem a necessidade de terceirizá-lo, graças ao uso de um editor de vídeo que pode ser encontrado on-line. Afinal, quem melhor do que o autor para poder transmitir o essencial de sua obra quando se trata de mostrá-la ao público?
O mesmo acontece com a criação de convite com vídeos, cartazes, placas e folhetos com a capa do livro, fragmentos significativos ou citações textuais do autor, nos quais ele faz alguma referência ao título. Todo esse tipo de material dá um ar de profissionalismo e sofisticação à obra que, em geral, atrai a atenção de novos leitores, ampliando assim o círculo de destinatários de um autor. Na mesma linha, uma gestão hábil das redes sociais pode ser igualmente ou mais eficaz do que uma forte presença na mídia tradicional, uma vez que o alcance pode ser muito maior.
Sem ir mais longe, há muitos autores que primeiro emergiram do mundo on-line e depois desembarcaram na indústria editorial. Atualmente não é mais necessária a intervenção de nenhum agente, pois são os próprios textos que falam por si. Ao serem capazes de avaliar a reação do público, os editores podem prever o impacto que um livro terá sobre o mercado. Desta forma, muitos jovens escritores preferem publicar seus trabalhos gratuitamente na web, sabendo que não só democratizam o acesso à cultura, mas também podem despertar o interesse dos editores.
Finalmente, uma variante que está se tornando cada vez mais popular é a gravação de podcasts e audiolivros, pois eles enriquecem ainda mais a natureza multimídia do trabalho, além de permitir alcançar um público que não é tão assíduo na leitura. De acordo com diferentes pesquisas, o consumo de audiolivros tem crescido exponencialmente nos últimos anos.
Assim, pensar na publicação de um livro apenas em sua faceta impressa e analógica é um erro ou, pelo menos, uma espécie de anacronismo. Embora as novas tecnologias não tenham necessariamente um impacto sobre o conteúdo do livro, elas terão um impacto sobre sua divulgação.
Comentários post