24.7 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, dezembro 2, 2020
- Publicidade -

“Musicar – Festival de Música Infantil” tem podcast com Marcia Kambeba, show com Cris Barulins e diversas oficinas e vivências na próxima semana

- Publicidade -
- Publicidade -

O Musicar – Festival de Música Infantil continua até 15 de novembro em sua primeira edição on-line e totalmente gratuita, dentro do projeto #CCBBemCASA. Maior festival de música infantil do país, o Musicar na Nuvem vai transmitir mais de 50 atrações voltadas para toda a família. Esta semana, um dos principais destaques é o podcast “Saberes da Floresta“, que será conduzido pela celebrada poeta e escritora indígena Marcia Wayna Kambeba, da etnia Omágua/Kambeba, no sábado (24/10), às 17h. A escritora é uma das maiores vozes da atualidade na luta pela identidade dos povos indígenas, por territorialidade e pelos direitos da mulher indígena. Mestra em Geografia, a artista tem investido na carreira artística como forma de trazer à tona os saberes ancestrais.

As outras atrações do fim de semana começam na quarta (21/10), às 20h, com o webinar para adultos: “A Música e Brincar na Infância“, com Silvia Carné e Marcia Lorenzoni. Na quinta (22/10), o Musicar apresenta a vivência “Desenho, Som e Movimento“, com Yasmin Flores e Jadde Flores, às 11h. E às 15h, tem “Oficina de Percussão Corporal” com Angelo Mundi e Mairah Rocha.

- Publicidade -

Já na sexta (23/10), a oficina “Brincando Mundo Aflora“, com Mundo Aflora, dá início às atividades, às 11h. Depois, às 15h, as artistas Yasmin Flores e Jadde Flores promovem mais uma vez a vivência “Desenho, Som e Movimento. No sábado (24/10), a brincadeira começa às 15h com a oficina “Instrumentos Reciclados: Fazendo em Casa“, com Marcos China. E encerrando as atividades do fim de semana, no domingo (25/10), tem o show “Planeta Peteca” com Cris Barulins, às 11h. E às 15h, a “Oficina de Cordel para Crianças” com as pernambucanas Mari e Milla Bigio. 

Todas as atividades são gratuitas e serão transmitidas pelo Youtube e pelo Spotify do Musicar. A programação ainda contará com shows, vivências, oficinas, podcasts e webinars e inclui artistas internacionais como a moçambicana Lenna Bahule e os mexicanos Chalanes del Amor. O festival conta com o patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Com curadoria de Bebel Nicioli, a programação contempla atrações que vão da música de concerto ao passinho, passando pelo frevo, o samba e o rock. “A proposta é envolver criativamente as crianças e suas famílias pela brincadeira e o prazer da livre expressão”, explica a musicista e educadora, à frente do festival desde 2017. “Fazer música é escutar, dançar, tocar, cantar, desenhar e percutir o corpo. É um processo de experimentação sensível” – completa.

O festival, que já realizou três edições no CCBB Brasília e uma edição no CCBB Belo Horizonte, estrearia neste ano no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com o isolamento social e uma programação 100% on-line, as atrações agora poderão ser vistas por crianças e famílias de todo o país. As transmissões serão feitas pelo Youtube (www.youtube.com/musicarfestival) e pelo Spotify (spotify.com/user/musicar.festival) do festival.

Programação dividida em quatro pilares

Os Shows na Nuvem reúnem grupos referência no cenário da música infantil brasileira e internacional. Gravados nas rotundas dos CCBBs Rio de Janeiro e São Paulo e em outras cidades do país, serão transmitidos pelo Youtube para as casas das crianças e suas famílias. Neste bloco, os destaques ficam por conta das apresentações de Bia Bedran, Farra dos Brinquedos, Helio Ziskind, Duo Karma (Cuba), Lenna Bahule (Moçambique) e Chalanes del Amor (México).

Nas Oficinas e Brincadeiras Musicais os artistas propõem às crianças vivências musicais e corporais, em oficinas gravadas especialmente para o festival. O diálogo entre o passinho e o frevo será tema da oficina ministrada pela Passinho Brazil Cia de Dança, enquanto ritmos e instrumentos latino-americanos dão o tom da oficina comandada pelos mexicanos do Chalanes Del Amor. Música para bebês e crianças, música na gestação e percussão corporal também são destaque na programação.

Os Podcasts para Crianças oferecem contações de histórias musicadas que exercitam a escuta e a imaginação das crianças. “Cordel Animado”, com a pernambucana Mariane Bigio, “Passarinho, que som é esse?”, com Hélio Ziskind, e ‘Contos indígenas’, com Marcia Wayna Kambeba, estão na programação.

E as crianças não são o único público bem-vindo no Musicar. O ciclo Webinar para Adultos, voltados para famílias e educadores, reúne conversas com especialistas sobre música, brincadeiras e infância. As entrevistas serão realizadas ao vivo, com transmissão pelo Youtube, mediadas pela curadora do festival Bebel Nicioli.

Sobre o Musicar:

Nascido em 2017, o Musicar é o maior festival de música voltado para crianças do Brasil, com programação para todas as idades. Nele, o público é incentivado a explorar os sons em suas lúdicas manifestações, seja em apresentações ao vivo, vivências, artes, instalações interativas, brincadeiras e oficinas educativas.

É um convite às crianças para voar pelos ares da música: escutar as cores, desenhar as notas, dançar os sons. O Musicar – Festival de Música Infantil foi estruturado para apresentar às crianças uma amostra da multiplicidade e diversidade de linguagens, repertórios e vivências, de forma que possam se envolver criativamente com uma música em constante processo de invenção, exatamente como é a infância. O contato lúdico com uma música que estimule a inteligência e a sensibilidade tem se revelado importante para uma boa relação tanto entre crianças e adultos quanto entre as próprias crianças.

musicar.art.br

facebook.com/musicarfestival

instagram.com/musicarfestival

Programação completa:

Dia 21/10 (quarta-feira)

20h – Webinar A Música e Brincar na Infância (Silvia Carné e Marcia Lorenzoni – RJ) – Youtube

Dia 22/10 (quinta-feira)

11h – Vivência Desenho, Som e Movimento (Yasmim Flores e Jadde Flores – Projeto “Pintura Viva” – SP) – Youtube

15h – Oficina de Percussão Corporal (Angelo Mundy e Mairah Rocha – SP) – Youtube

Dia 23/10 (sexta-feira)

11h – Oficina Brincando Mundo Aflora (Mundo Aflora – SP) – Youtube

15h – Vivência Desenho, Som e Movimento (Yasmim Flores e Jadde Flores | Projeto “Pintura Viva” – SP) – Youtube

Dia 24/10 (sábado)

15h – Oficina Instrumentos Reciclados: Fazendo em Casa (Marcos China – RJ) – Youtube

17h – Podcast Saberes da Floresta (Marcia Wayna Kambeba – PA) – Spotify

Dia 25/10 (domingo)

11h – Show Planeta Peteca (Cris Barulins – SP) – Youtube

15h – Oficina Oficina de Cordel Para Crianças (Mari e Milla Bigio – PE) – Youtube

Dia 28/10 (quarta-feira)

20h – Webinar Educação Musical: um jogo chamado música (Teca Alencar de Brito – SP e Adriana Rodrigues – RJ) – Youtube

Dia 29/10 (quinta-feira)

15h – Oficina Brincantinho (Cris Velasco e Mika Rodrigues – SP) – Youtube

(Atividade com libras e audiodescrição)

Dia 30/10 (sexta-feira)

11h – Oficina Acalanto: Música na Gestação (Isadora Canto – SP) – Youtube

(Atividade com libras e audiodescrição)

Dia 31/10 (sábado)

11h – Show Meia Volta e Meia (Mundo Aflora – SP) – Youtube (Atividade com libras e audiodescrição)

15h – Oficina Jarana y Diversión (Chalanes Del Amor – México) – Youtube

17h – Podcast Retalhos de Arrepiar (Grupo Costurando Histórias – RJ) – Spotify

Dia 01/11 (domingo)

11h – Show/Oficina Revoada (Fê Lelot – SP) – Youtube (Atividade com libras e audiodescrição)

15h – Oficina Ilha da Música (Sandra Oakh e Ramiro Marques – DF) – Youtube (Atividade com libras e audiodescrição)

17h – Show Chalanes Del Amor (Chalanes Del Amor – México) – Youtube

Dia 04/11 (quarta-feira)

20h – Webinar A Música Tradicional da Infância (Lydia Hortelio – BA e Lucilene Silva – MG) – Youtube (Atividade com libras e audiodescrição)

Dia 05/11 (quinta-feira)

11h – Vivência Desenho, Som e Movimento (Yasmim Flores e Jadde Flores – Projeto “Pintura Viva” – SP) – Youtube

Dia 06/11 (sexta-feira)

15h – Vivência Desenho, Som e Movimento (Yasmim Flores e Jadde Flores – Projeto “Pintura Viva” – SP) – Youtube

17h – Podcast Histórias Brasileiras (Thaiane Leal e Renata Neves – RJ) – Spotify

Dia 07/11 (sábado)

11h – WI-FI SHOW – com a Banda Larga do Bando de Palhaços (Bando de Palhaços – RJ) – Youtube (Atividade com libras e audiodescrição)

15h – Show O Gigante da Floresta – 20 anos (Hélio Ziskind – SP) – Youtube (Atividade com libras e audiodescrição)

17h – Oficina Brinquedos e Brincadeiras Cantadas da Infância (Lucilene Silva – BA) – Youtube

Dia 08/11 (domingo)

11h – Show Crianceiras | Canções de Manoel de Barros (Crianceiras – MS) – Youtube –(Atividade com libras e audiodescrição)

15h – Oficina Jugando en Casa con Dúo Karma (Dúo Karma – Cuba) – Youtube

17h – Show Abre La Ventana (Dúo Karma – Cuba) – Youtube

Dia 11/11 (quarta-feira)

20h – Webinar Um Olhar Para o Brincar (Adelsin – MG e Renata Meirelles – SP) – Youtube

Dia 12/11 (quinta-feira)

11h – Oficina Brincadeiras e Cantigas populares e infantis de Moçambique (Lenna Bahule – Moçambique) – Youtube (Atividade com libras e audiodescrição)

17h – Podcast Histórias de Boca: Jesuína e a Cabaça (Cristiane Velasco e Fernando Bahia – SP) – Spotify

Dia 13/11 (sexta-feira)

15h – Show/Oficina Brincando com a Música com a Palhaça Rubra (Lu Lopes – SP) – Youtube

17h – Podcast Contando Histórias Negras (Grupo Ujima – RJ) – Spotify

Dia 14/11 (sábado)

11h – Show/Oficina A Roda Viva do Brincar (Tião Carvalho – MA) – Youtube (Atividade com libras e audiodescrição)

15h – Oficina O Ritmo do Meu Corpo (MUSICOPAI – MG) – Youtube

17h – Show Samba de Côco Erêmin (Grupo Samba de Côco Erêmin e Mestre Assis Calixto – PE) – Youtube

Dia 15/11 (domingo)

11h – Show/Oficina Brincando o Brasil – Pernambuco (Histórias de Brincar – RJ) – Youtube- (Atividade com libras e audiodescrição)

15h – Oficina Criaturas Instrumentosas e Máscaras Sonéticas (Adriano Castelo Branco – SP) – Youtube (Atividade com libras e audiodescrição)

17h – Concerto Projeto Bem Me Quer Paquetá (Orquestra Jovem Paquetá e Tim Rescala – RJ) – Youtube (Atividade com libras e audiodescrição)

Serviço:

Musicar na Nuvem

De 10 de outubro a 15 de novembro de 2020

Youtube – www.youtube.com/musicarfestival

Spotify – spotify.com/user/musicar.festival

Acesso gratuito

Classificação etária: Livre

CCBB nas Redes Sociais:

Belo Horizonte

Facebook/ccbb.bh | Twitter/ @ccbb_bh | Instagram/ccbbbh

Brasília

Facebook/ccbb.brasilia | Twitter/ @ccbb_df | Instagram/ccbbbrasilia

Rio de Janeiro

Facebook/ccbb.rj | Twitter/ @ccbb_rj | Instagram/ccbbrj

São Paulo

Facebook/ccbbsp | Twitter/ @ccbb_sp | Instagram/ccbbsp

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Brasil retoma produção de urânio

No país, o minério é usado dentro de usinas nucleares e para a propulsão nuclear de submarinos

Flamengo dá adeus a Libertadores após perder nos pênaltis para o Racing

Após empate em 1 a 1, time da Gávea é superado por 5 a 3

Governador do Rio de Janeiro anuncia megatestagem e descarta mais restrições

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), serão abertos três centros de testagem esta semana, com capacidade para 1,5 mil testes por dia.

Projeto retira exigência de capital social mínimo para criação de Eireli

De acordo com a proposta, para constituir uma a Eireli basta que o interessado seja o único detentor do capital social da empresas, independentemente de valor mínimo.

Detran prorroga prazo de licenciamento anual para 31 de dezembro

Outra medida do departamento foi a criação de um calendário para transferência de propriedade

Cinemão: Cinema móvel realizará 15 exibições em comunidades da Zona Oeste

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura...

Academia de Policia Militar do Rio de Janeiro completa 100 anos

Unidade é a escola de Ensino Superior da corporação, responsável pela formação de oficiais

Quatro finalistas disputam título de melhor bartender amador do Brasil no último episódio do “Bar Aberto”

Claudio Galicia, Leandro Santos, Lucio Manosso e Nathiaga Borges chegam à reta final da competição e serão avaliados por quatro convidados de renome

UM Gastronomia: Ilha da Coroa ganha casa com cardápio original e contato com a natureza

Com o objetivo de oferecer uma experiência ímpar, os empresários Bruno Magalhães, Bruno Vaz e Conrado Rodrigues apresentam seu novo estabelecimento,...

Táxis amarelinhos vão poder cobrar bandeira II

O valor do quilômetro rodado da bandeira II é de R$ 3,12, enquanto a tarifa convencional é de R$ 2,60 por quilômetro rodado.

Luiz Solano toma posse como presidente da Abrajet/DF – A volta dos cassinos – O Rio pontifica

A convite do presidente da Abrajet Nacional (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Evandro Novak (SC), o jornalista Luiz Solano (foto) tomará posse como presidente da Abrajet/DF no próximo dia 18, às 16 horas, na Associação Comercial do DF (ACDF), da qual é diretor

10ª edição do Festival Novas Frequências homenageia Jocy Oliveira

. A 10ª edição do Festival Novas Frequências é viabilizado com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da empresa Oi, através da correalização do Centro Cultural Oi Futuro

Crivella indica José Ricardo Parreira de Castro para ser conselheiro do TCM

José Ricardo Parreira de Castro é formado em Direito pelo Centro Universitário da Cidade, com mestrado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e na Universidade Estadual de Campinas.

Grupo Reflexo comemora 20 anos de sucesso no Renascença Clube

Muito querido no bairro do Andaraí, o Grupo Reflexo acredita que vão muitos amigos bambas dar àquela canja. Mas os convidado especiais são os grupos “Nova Raiz do Samba” e “Batuque de Malandro”.
- Publicidade -