• Anuncie
  • Contato
domingo, março 7, 2021
23 °c
Rio de Janeiro
Diário Carioca
Sem resultados
ver todos os resultados
  • Capa
  • Rio de Janeiro
  • Brasil
    • Ciência e Ambiente
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Economia
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Política
  • Esportes
    • Futebol
    • Botafogo
    • Flamengo
    • Fluminense
  • Estilo
    • Tecnologia
    • Carros
    • Viagem
    • Vasco da Gama
  • Horóscopo
  • Pop & Cult
    • Arte
    • Carnaval
    • Cultura
    • Famosos
    • Filmes e Séries
    • Giro Carioca
    • Livros
    • Música
    • Teatro
    • Televisão
    • Novelas
Diário Carioca
Sem resultados
ver todos os resultados
Diário Carioca
Sem resultados
ver todos os resultados
- Publicidade -
Diário Carioca Pop & Cult Teatro

Cia. BR116 lança teatrofilme MEDEIA, de Consuelo de Castro

Por Redação do Diário Carioca
publicado há 2 meses
em Teatro
Templo de Leitura:8minutos
A A
Bete Coelho é Medeia em teatrofilme da Cia. BR116

Bete Coelho é Medeia em teatrofilme da Cia. BR116

172.2k
Ações
302.1k
Views
FacebookTwitterWhatsapp
- Publicidade -

No ano em que comemora 10 anos, a Cia. BR116 estreia Medeia, de Consuelo de Castro. O projeto estava programado para ir aos palcos em 2020, quando a pandemia assolou o mundo, interrompendo qualquer possibilidade de criação artística coletiva. Impossibilitados de estarem em um teatro, o cinema surgiu como um caminho a ser trilhado, mas a arte cênica se fez presente como norte para criação. Misturando as duas linguagens, a trupe encena a tragédia escrita por uma das maiores dramaturgas brasileiras do nosso tempo.  Em 1997, Consuelo de Castro escreveu sua versão do famoso mito grego, intitulada Memórias do Mar Aberto – Medeia conta a sua história. A narrativa de Consuelo é contundente, visceral, atual e não maniqueísta. Personagens como Jasão, Creonte e Glauce ganham dimensões e conflitos internos. Consuelo salienta também a traição política, além da amorosa, sofrida por Medeia.  Deusa, guerreira, amante e mãe, a voz de Medeia se confunde com a da autora.

Em março de 2020, com a chegada da pandemia e o fechamento dos teatros, a classe artística teve que se reinventar e buscar novos formatos. Sobre as dificuldades do processo criativo nesse momento crítico, Bete Coelho, atriz e diretora, comenta: “As perguntas foram maiores que as respostas. Algumas dificuldades sanadas com insanidades e amizades. Soluções cênicas surpreendentes. Problemas econômicos gritando na vida dos envolvidos. A força da necessidade encontrando eco no poder da arte e da história. Nunca vimos tanta generosidade coletiva. E o seu contrário também.”  A companhia reduz sua equipe, artistas dobram suas funções para darem conta da transposição do que antes era uma peça de teatro e passa a ser um teatrofilme, como eles preferem intitular. Para Gabriel Fernandes, diretor, o cinema focado na dramaturgia e atores é o mais potente: “Foi uma equação perfeita, gosto de filmar ator e amo a dramaturgia pungente e sofisticada da Consuelo. O ator, mais que o diretor, é quem está mais próximo do autor, expõe suas falas, dá vida, corpo, razão e emoção às personagens. Minha função foi, através da câmera e da edição, criar o terreno para florescer o trabalho dos atores e a história da Consuelo.”

Leia Também

O Auto das Consciências retorna aos palcos do Rio de Janeiro

No Teatro Laura Alvim, ex-jagunço “Riobaldo” reflete sobre sua vida e seus amores

Em meio aos novos desafios, vindos da exitosa montagem de Mãe Coragem, peça que contava com um grande elenco e uma plateia literalmente de ginásio, a Cia. BR116 encontra na tragédia, no teatro, no cinema e nos seus pares o caminho para se reinventar. O elenco de Medeia se deparou com inúmeros obstáculos e a partir deles construíram sua própria partitura de criação. Roberto Audio, ator que interpreta Creonte, vê muitos pontos de ligação entre o processo criativo e a situação que o mundo está passando.  “Os estudos, a solidão, a loucura com o tempo, com as notícias, com a tensão, as dúvidas, o medo, tudo isso de fato foi usado como incentivo. A arte proporciona tudo isso. A grandeza dos detalhes e os transbordamentos onde vivenciamos, dividimos e repensamos as nossas relações com outro, com o mundo, seus símbolos, personagens e a história.” Para Flávio Rochaa, que na trama atua como Jasão, o novo formato de criação deu o tom da encenação: “Pela primeira vez eu ensaiei um texto pela internet. O set era mistura de cinema e teatro. Um lugar novo para nós. Foi trabalhar ali, no limiar. Mas sentindo alguma coisa especial acontecer.” A atriz Michele Matalon, que interpreta a Ama na saga, acredita que a arte tem papel fundamental nesse período de crise: “Foi uma experiência extrema no sentido da circunstância que estávamos e seguimos atravessando. Compreender a arte como alimento necessário, apesar das dificuldades que nos cercaram, foi o grande alicerce da nossa trajetória. Uma experiência única de como a arte realmente salva”, comenta a atriz. Como é comum nos processos criativos, a vida se mistura com a obra. Matheus Campos, ator que interpreta Apsirto, revela que ” Atuar em Medeia foi um momento de reencontro como ator. O vírus me fez lembrar como somos frágeis diante de um inimigo invisível e o gênero trágico nos faz lembrar dessa eterna condição humana”. Já Luiza Curvo, que na obra dá vida a Glauce, acredita que se faz importante as alianças para que o trabalho ganhe força, “Bete e Gabriel são a alquimia perfeita entre técnica e criatividade. Fazer a Glauce, nessa obra, foi também me reinventar em possibilidades imagéticas, físicas e sonoras”, completa a atriz. Em Medeia, a trajetória da guerreira de Consuelo de Castro se mistura com a da trupe BR116, sobre essa jornada Bete Coelho diz: “Podemos ver na tela o cansaço, as olheiras que fizemos questão de não esconder. O desmedido. O acaso e o descaso. O suor lembrando que é teatro. Vemos uma trupe de atores se apropriar de uma tragédia que ainda é nossa: o poder infame e corrupto. Vemos uma mulher – com sua capacidade política, transgressora e intuitiva – sendo esmagada. Vemos, afinal, o início e fim de toda tragédia. Ações humanas sob o signo do sofrimento.”

Consuelo de Castro

Uma das maiores escritoras do Brasil, dramaturga, autora, cronista e roteirista, Consuelo de Castro faz parte do seleto grupo de escritores surgidos durante o período da ditadura. Em 1969 escreveu a famosa peça “A Flor da Pele”, texto que recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCT) tendo várias montagens pelo país. Outros importantes prêmios também figuram em sua biografia, como Moliére e Governador do Estado de melhor autora por “Caminho de Volta”, montada por Fernando Peixoto em 1974. Venceu o Concurso de Dramaturgia do SNT com “A Cidade Impossível de Pedro Santana”. Seus textos foram montados pelos mais renomados diretores da cena brasileira como Gianni Ratto, Antônio Abujamra, Aimar Labaki e José Renato.  Dona de uma escrita feroz, teve textos proibidos pela censura quando era militante do movimento estudantil em 68. Consuelo sempre teve em sua obra a preocupação em mostrar a condição social e política da mulher, suas personagens femininas são sempre fortes e donas de seus destinos, mesmo que esse seja trágico. Sobre seus textos, o crítico Yan Michalski a define: “Representante destacada da brilhante geração de dramaturgos surgida sob a ditadura, Consuelo de Castro é, entre os autores dessa geração, talvez a que possui o corpo de obra mais volumoso e diversificado. Em comum com os outros, ela tem o sentimento de inconformismo e indignação que perpassa tudo que ela escreve. O que a distingue dos outros é a sua excepcionalmente visceral noção de teatralidade, um diálogo notavelmente colorido, que ela cria com uma espantosa espontaneidade, e uma inquietação que a faz partir sempre em busca de novos caminhos”

Ficha Técnica:

MEDEIA, DE CONSUELO DE CASTRO

Texto: Consuelo de Castro 

Direção: Gabriel Fernandes e Bete Coelho

Elenco: Bete Coelho, Luiza Curvo, Michele Matalon, Roberto Audio, Flavio Rochaa e Matheus Campos. 

Fotografia: Gabriel Fernandes

Consultor de fotografia: Inti Briones

Operadora de luz: Sarah Salgado

Direção de Arte, Cenografia e Figurino: Cássio Brasil 

Assistente de Direção: Theo Moraes

Assistente de cenografia e cenotécnico: Murillo Carraro

Câmera: Cacá Bernardes e Gabriel Fernandes
Edição: Gabriel Fernandes 

Finalização: Bruna Lessa

Direção Musical: Felipe Antunes

Assistente de Direção Musical: Fábio Sá

Músicos: Fabio Sá, Felipe Antunes, Otavio Carvalho e Sergio Machado.

Música Original: Felipe Antunes e Fábio Sá

Voz na canção final: Tulipa Ruiz

Som direto: Carina Iglecias

Finalização de áudio: Otavio Carvalho

Diretor de Set: Murilo Carraro

Projeções: Ivan Augusto Soares

Assistentes de projeção: Igor Marotti e Kael Studart

Técnico de Iluminação: Alexandre Simão de Paula

Confecção do esqueleto: Walkir Pedroso

Caracterização Creonte: Gabi Moraes 

Produtora de figurino: Patrícia Sayuri Sato

Costureiras: Salete Paiva  e Keila Santos

Diretor de Comunicação: Mauricio Magalhães

Estratégia Digital: Fabio Polido e Rodrigo Avelar


Programação visual: Celso Longo _ CLDT

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Foto Still: Roberto Audio 

Assessoria jurídica: Olivieri Associados

Tradução para o inglês e espanhol: Marcos Renaux
Co-produção: Oficinas Culturais Oswald de Andrade

Direção de Produção: Lindsay Castro Lima e Mariana Mantovani

Realização: Cia BR116

__________________________________________________________

Produção em Pernambuco:

Câmera e fotografia: Tarsio Oliveira

 Atriz: Mikaely Menino

SERVIÇO

Temporada: 7 de fevereiro a 12 de março de quarta a domingo. 

Horário: 20h

Onde: Canal da BR116 no YouTube

Classificação: 18 anos

Continue lendo
Tudo sobre: Bete CoelhoMedeia
Notícia anterior

Covid-19 em Manaus: ANAC flexibiliza jornada de trabalho para tripulantes

Próxima notícia

Ataques cibernéticos no Brasil ultrapassam 2,6 bilhões em 2020

Mais Notícias

Benedita - Foto: Diney Araújo

Últimas apresentações de “Benedita” no Teatro Laura Alvim

Bruno de Sousa  encerra neste fim-de-semana a temporada de sua premiada peça "Benedita” no Teatro Laura Alvim – um espaço da FUNARJ – com...

Coletivo Cardume estreia peça online ‘Os Fins do Sono’, a partir de questionamentos feitos pelo ensaísta americano Jonathan Crary

Coletivo Cardume estreia peça online ‘Os Fins do Sono’

Com direção de Francisco Turbiani e texto de Luis Felipe Labaki, a montagem imagina a realidade distópica de uma cidade...

Violeta- Crédito Leticia Lima

Violeta usa boneca hiper-realista e linguagem do Teatro de Objetos para refletir sobre envelhecimento feminino

Peça é uma versão mais profunda de Naïfs, performance da atriz, marionetista e puppeteer Daiane Baumgartner que já fez sucesso...

Elenco do Musical Criando Asas - Foto: Adriane Fardilha

Musical ‘Criando Asas’ entra em cartaz no Rio

A trama une dramaturgia, diálogo, música e ação com os atores Layla Santos e Isaac Belfort nos papéis principais.

YARA DE NOVAES ESTREIA "FAROL DE NEBLINA"

Yara de Novaes estreia “Farol de Neblina”

Adaptado do espetáculo teatral “Neblina”, a websérie tem quatro episódios, com produção da Rubim Produções, texto de Sérgio Roveri, adaptação...

Clarice Niskier - A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong

Dose dupla de Clarice Niskier e seu “A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong”: no Teatro Laura Alvim e online

De 15 a 31 de janeiro, de sexta a domingo, às 18h, Clarice Niskier faz nova temporada no Teatro Laura...

Insubmissas - Mulheres na Ciência

Insubmissas – Mulheres na Ciência estreia online

Texto de Oswaldo Mendes com direção de Carlos Palma debruça sobre as questões do feminino na ciência, dando foco para...

O fantástico mundo de Alice

O fantástico mundo de Alice estreia no Teatro do Grandes Atores

“O fantástico mundo de Alice” faz parte do universo criativo da Oficina de Espetáculos Estilhaça, criada em 2018 com outros...

Nelson Rodrigues – O Amor e o Tempo

Nelson Rodrigues – O Amor e o Tempo reestreia no Teatro Clara Nunes

A homenagem idealizada, estrelada e produzida por Guilherme Logullo, tem texto de Gabriel Chalita, direção e coreografia de Tânia Nardini,...

Donna Summer Musical: superprodução com direção de Miguel Falabella estará de volta em janeiro

Donna Summer Musical: superprodução com direção de Miguel Falabella volta em janeiro

Estrelado por Karin Hils, Jeniffer Nascimento e Amanda Souza, o sucesso da Broadway volta aos palcos de São Paulo no...

Veja Mais
Próxima notícia
Justiça STJ foi alvo de ataque de hacker

Ataques cibernéticos no Brasil ultrapassam 2,6 bilhões em 2020

Comentários post

Últimas Notícias

Horóscopo
Horóscopo

Horóscopo de segunda-feira 08 de março de 2021

O lateral Zeca pode ser o próximo reforço do Vasco
Vasco da Gama

Reforços do Vasco: Clube negocia com Zeca e analisa Tiquinho Soares e Musto

Vasco acerta as contratações de Ernando e Marquinhos Gabriel
Vasco da Gama

Reforços do Vasco: Clube contrata Ernando e Marquinhos Gabriel

Horóscopo: s signos influenciam nos negócios
Horóscopo

Horóscopo: como os signos influenciam nos negócios

Arte Ponto Vital: Museu Bispo do Rosário inaugura exposição permanente - Foto: Ian de Farias
Giro Carioca

Arte Ponto Vital: Museu Bispo do Rosário inaugura exposição permanente

Mais Lidas

  • Horóscopo - Diário Carioca

    Horóscopo de quinta-feira 04 de março de 2021

    173400 shares
    Share 69360 Tweet 43350
  • Horóscopo de domingo 07 de março de 2021

    172300 shares
    Share 68920 Tweet 43075
  • Horóscopo de segunda-feira 08 de março de 2021

    172258 shares
    Share 68903 Tweet 43065
  • Horóscopo de quarta-feira 03 de março de 2021

    172454 shares
    Share 68982 Tweet 43114
  • Reforços do Vasco: Clube negocia com Zeca e analisa Tiquinho Soares e Musto

    172241 shares
    Share 68896 Tweet 43060
- Publicidade -
Diário Carioca

© 2021 - Direitos Reservados

Links útei

  • Anuncie
  • Contato
  • Política de privacidade
  • Quem Somos

Siga-nos

Sem resultados
ver todos os resultados
  • Capa
  • Rio de Janeiro
  • Brasil
    • Ciência e Ambiente
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Economia
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Política
  • Esportes
    • Futebol
    • Botafogo
    • Flamengo
    • Fluminense
  • Estilo
    • Tecnologia
    • Carros
    • Viagem
    • Vasco da Gama
  • Horóscopo
  • Pop & Cult
    • Arte
    • Carnaval
    • Cultura
    • Famosos
    • Filmes e Séries
    • Giro Carioca
    • Livros
    • Música
    • Teatro
    • Televisão
    • Novelas

© 2021 - Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies .