30.2 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, dezembro 3, 2020
- Publicidade -

Documentário inédito discute as consequências da abolição da escravatura no Brasil

- Publicidade -
- Publicidade -

Em que contexto foi assinada a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, e quais as consequências da abolição da escravatura, da forma como foi feita, para os milhares de negros que trabalhavam nas lavouras e nas cidades e para os seus descendentes? O documentário inédito e exclusivo “Sobre Sonhos e Liberdade”, de Francisco Colombo e Marcia Paraíso, coloca essas questões em discussão, com depoimentos de historiadores, cientistas sociais, ativistas e artistas.

Quando o decreto da abolição foi assinado, o pano de fundo era uma crescente luta dos negros não só por liberdade, mas por igualdade de direitos. A historiadora Wlamyra Albuquerque, uma das entrevistadas do filme, afirma que a “canetada” da Princesa Isabel “esvaziou o sentido político da escravidão” e criou um novo episódio em uma “luta que começa quando chega o primeiro navio negreiro”. O também historiador Walter Fraga complementa que “a abolição foi uma resposta a essa movimentação toda que estava acontecendo nas senzalas. Foi uma maneira de frear um processo que poderia ter consequências imprevisíveis”. Desde a década de 1830, somavam-se processos judiciais impetrados por africanos que reivindicavam liberdade, como lembra o historiador Luiz Claudio Dias do Nascimento. Era comum, também, a fuga de trabalhadores negros das senzalas. As comunidades quilombolas fundadas por esses rebeldes são visitadas pelo filme, que mostra o papel de protagonismo das mulheres nelas. 

- Publicidade -

A rica cultura trazida pelos escravos de seus países de origem, na África, é lembrada em manifestações culturais de rua que acontecem até hoje pelo Brasil. O longa mostra algumas delas, como as performances do grupo Nego Fugido, coordenado por Monilson dos Santos, e as rodas de capoeira. Essa última atividade era muito mais do que uma mistura de luta e dança, como ressalta, em seu depoimento, o Mestre Caiçara, lembrando que os antigos mestres de capoeira faziam partos e tinham profundos conhecimentos de ervas medicinais. Produzido pela Filmógrafo e pela Plural Filmes, o documentário foi viabilizado pelo canal Curta! com verbas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

A exibição é na Sexta da Sociedade, dia 24/07, às 22h30.

Candeia, compositor da Portela, é homenageado em documentário
O samba carioca e a vida de Antônio Candeia Filho estão totalmente interligados. A trajetória do artista se confunde com a história desse gênero musical tão importante para a nossa cultura e é tema do documentário “Candeia” (como o artista era conhecido), a ser exibido pelo Curta!. 

Criado em Oswaldo Cruz, bairro onde até hoje se localiza a sede original da escola de samba da Portela, Candeia cresceu em meio aos sambistas de gerações anteriores, como Paulo de Portela – fundador da “Azul e branco”. Adulto, ele se dividia entre o samba e o trabalho como policial civil, profissão que foi obrigado a deixar após ser vítima de cinco tiros e ficar paraplégico. Mas, “de qualquer maneira”, como diz em uma de suas canções, continuou cantando e ainda fundou o GRANES Quilombo, uma agremiação carnavalesca que promovia a cultura negra.

A exibição é na Segunda da Música, 20/07, às 22h.

Segunda da Música – 20/07

22h – “Candeia” (Documentário)Filme documentário sobre a vida e a obra do compositor Antônio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador do GRANES Quilombo.

Diretor: Luiz Antonio Pilar.

Duração: 97min

Classificação: Livre.

Horários alternativos: 21 de julho, terça-feira, às 02h e às 16h05; 22 de julho, quarta-feira, às 10h; 25 de julho, sábado, às 13h; 26 de julho, domingo, à 19h.

Terça das Artes – 21/07

22h30 – “Maria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos” (Documentário)A vida e a obra de Maria Martins (1894-1973), escultora, gravurista, pintora, desenhista e escritora, conhecida principalmente pelo trabalho ligado ao Surrealismo. O longa revela também a relação amorosa e artística com Marcel Duchamp. Diretores: Elisa Gomes e Francisco C. Martins.

Duração: 80 min.

Classificação: 10 anos.

Horários alternativos: 22 de julho, quarta-feira, às 2h30 e às 16h30; 23 de julho, quinta-feira, às 10h30; 25 de julho, sábado, às 22h20. 

Quarta de Cinema – 22/07

22h10 –Otto” (Documentário)Otto é um filme que acompanha o processo de gravidez e nascimento do filho do diretor Cao Guimarães. Instintivo e visceral como um gesto. Intimista e confidente como um diário filmado. Uma celebração à vida, um filme de amor.

Diretor: Cao Guimarães.

Duração: 70min.

Classificação: 12 anos.

Horários alternativos: 23 de julho, quinta-feira, às 02h10 e 16h10; 24 de julho, sexta-feira, às 10h10; 26 de julho, domingo, às 13h45; 27 de julho, domingo, às 20h20.


Quinta do Pensamento – 23/07


23h30 –“Incertezas Críticas” (Série) – Episódio “Vandana Shiva”

A indiana Vandana Shiva é uma das mais importantes ativistas ambientais do mundo. Neste programa, ela fala dos efeitos da globalização, de sua batalha contra os transgênicos, dos movimentos antiglobalização, do lugar da mulher no mundo e de como a escassez de água no planeta é causadora de conflitos e guerras.   Diretor: Daniel Augusto.

Duração: 26 min.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:  24 de julho, sexta-feira, às 3h30 e 17h30; 25 de julho, sábado, às 19h10; 26 de julho, domingo, às 10h10 e 27 de julho, segunda-feira, às 11h30.

Sexta da Sociedade – 24/07

22h30 –Sobre Sonhos e Liberdade” (Documentário)

O apagamento do protagonismo negro foi uma constante no processo que culminou com a canetada em 13 de maio de 1888, oficialmente a data de libertação dos escravizados no Brasil. Um ato de silenciamento, que pôs fim aos projetos de liberdade de uma maioria da população brasileira – acesso à terra, educação, trabalho, direitos civis. Passados mais de 100 anos, a luta pela igualdade e liberdade permanece a mesma. 

Diretores: Marcia Paraíso e Francisco Colombo.

Duração: 70 min. Classificação: 12 anos.

Horários alternativos: 25 de julho, sábado, às 2h30 e às 15h; 26 de julho, domingo, às 22h30; 27 de julho, segunda-feira, às 16h30 e 28 de julho, terça-feira, às 10h30.

Sábado – 25/07

21h20 –Coleção Arte Presente em Inhotim” – Episódio: “Claudia Andujar” (Série)

 O programa acompanha a montagem da Galeria Claudia Andujar, dedicada ao seu trabalho fotográfico com os índios yanomami. Por meio de conversas com a artista e com o grupo de indígenas presente na abertura da galeria, abordamos as fotografias de Claudia como experiência que nos confronta com o desafio do trânsito entre culturas e diferentes modos de compreensão da própria natureza da imagem.

Diretor: Pedro Urano.

Duração: 52 min.

Classificação: Livre.

Horários alternativos: 26 de julho, domingo, às 12h20.

Domingo – 26/07

15h15 –“Livre Pensar” (Documentário)

Conceição Tavares é uma das vozes mais contundentes, críticas e originais do pensamento econômico brasileiro. O documentário de José Mariani faz um relato de sua vida e obra, ao mesmo tempo em que faz um balanço de mais de meio século de um país à procura de um futuro. 

Diretor: José Mariani.

Duração: 75 min.

Classificação: Livre.

Horários alternativos: 27 de julho, segunda-feira, às 09h35.


Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento  em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

GNT exibe a série “Amor e Sorte”

Criada por Jorge Furtado, a atração retrata desafios atuais, sem deixar de lado o humor. "todos nós estamos vivendo pela primeira vez a experiência de uma doença que atinge qualquer um, de qualquer lugar, a todo tempo

Alerj debate aumento do número de casos de covid-19

A reunião será transmitida ao vivo pela TV Alerj e pelo seu canal no YouTube. Estratégias de enfrentamento à pandemia e a política de vacinação do vírus também serão assuntos tratados no encontro

Helen Hunt entra para o elenco da série “Blindspotting”

A Starz anunciou hoje que escalou a vencedora do Oscar® e do Emmy® Helen Hunt (“As Good As It Gets”, “Mad About You”, “The Sessions”) em Blindspotting — a série inspirada no provocativo e aclamado filme homônimo da Lionsgate e de Rafael Casal (“Bad Education”, “Are You Afraid of the Dark?”) e Daveed Diggs (“Snowpiercer”, “Hamilton an American Musical”, “Black-ish”).

Últimas Notícias

GNT exibe a série “Amor e Sorte”

Criada por Jorge Furtado, a atração retrata desafios atuais, sem deixar de lado o humor. "todos nós estamos vivendo pela primeira vez a experiência de uma doença que atinge qualquer um, de qualquer lugar, a todo tempo

Alerj debate aumento do número de casos de covid-19

A reunião será transmitida ao vivo pela TV Alerj e pelo seu canal no YouTube. Estratégias de enfrentamento à pandemia e a política de vacinação do vírus também serão assuntos tratados no encontro

Flip 2020 começa hoje pela primeira vez em formato virtual

Algumas mesas e cenas foram gravadas em Paraty, cidade histórica localizada na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro e que sedia a Flip desde 1993

Helen Hunt entra para o elenco da série “Blindspotting”

A Starz anunciou hoje que escalou a vencedora do Oscar® e do Emmy® Helen Hunt (“As Good As It Gets”, “Mad About You”, “The Sessions”) em Blindspotting — a série inspirada no provocativo e aclamado filme homônimo da Lionsgate e de Rafael Casal (“Bad Education”, “Are You Afraid of the Dark?”) e Daveed Diggs (“Snowpiercer”, “Hamilton an American Musical”, “Black-ish”).

Comissão da Pessoa com Deficiência realiza fiscalização de acessibilidade na cidade do Rio

Veículos que fazem transporte intermunicipal foram retirados de circulação e houve aplicação de multas.

“Mariah Carey’s Magical Christmas Special” estreia 4 de dezembro

O especial da Rainha do Natal apresenta uma programação espetacular repleta de estrelas, incluindo Tiffany Haddish, Billy Eichner, Ariana Grande, Jennifer Hudson, Snoop Dogg, Jermaine Dupri, Misty Copeland e Mykal-Michelle Harris

MAST tem filmes e planetário digital no fim de semana

O Museu abre suas portas às 14h para que os visitantes possam curtir o seu belo e arborizado campus de 44 mil metros quadrados, passeando ao som do canto dos bem-te-vis e dos sabiás

Linha Vermelha terá interdições na altura do KM 7

As interdições contarão com a participação de operadores de tráfego da CET-Rio que trabalharão para manter a fluidez, efetuar os bloqueios e orientar os motoristas durante o procedimento

Leticia Aguiar e Janaina Paschoal cobram informações sobre demolição do Ginásio do Ibirapuera

Parlamentares assinam em conjunto um Requerimento de Informação, com uma série de questionamentos sobre o futuro do Complexo Esportivo do Ibirapuera

Corpo de Bombeiros entrega 58 ambulâncias adquiridas com recursos da Taxa de Incêndio

Tributo também serviu para aquisição de 20 motos aquáticas e um reboque marítimo

Secretaria do Ambiente fiscaliza Canal do Marapendi e lagoas da Barra da Tijuca

A ação contou com o apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), e foi desencadeada com o objetivo de checar despejo irregular de efluentes nos ecossistemas lagunares da Barra da Tijuca.

Câmara aprova MP que libera recursos para compra da vacina de Oxford contra a Covid-19

O dinheiro vai custear contrato entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, e o laboratório AstraZeneca. A empresa desenvolve uma vacina contra Covid-19 em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido.

GNT exibe a série “Amor e Sorte”

Criada por Jorge Furtado, a atração retrata desafios atuais, sem deixar de lado o humor. "todos nós estamos vivendo pela primeira vez a experiência de uma doença que atinge qualquer um, de qualquer lugar, a todo tempo

Alerj debate aumento do número de casos de covid-19

A reunião será transmitida ao vivo pela TV Alerj e pelo seu canal no YouTube. Estratégias de enfrentamento à pandemia e a política de vacinação do vírus também serão assuntos tratados no encontro

Helen Hunt entra para o elenco da série “Blindspotting”

A Starz anunciou hoje que escalou a vencedora do Oscar® e do Emmy® Helen Hunt (“As Good As It Gets”, “Mad About You”, “The Sessions”) em Blindspotting — a série inspirada no provocativo e aclamado filme homônimo da Lionsgate e de Rafael Casal (“Bad Education”, “Are You Afraid of the Dark?”) e Daveed Diggs (“Snowpiercer”, “Hamilton an American Musical”, “Black-ish”).

Vasco da Gama x Defensa Y Justicia: Confira escalações e onde assistir

No jogo de ida, realizado no Estádio Norberto Tito Tomaghello, deu empate em 1 a 1. Outro empate, mas sem gols, classifica o Vasco. Já se houver empate com dois ou mais gols marcados, a vaga é dos argentinos.

Prefeitura coíbe venda irregular de quentinhas na Barra da Tijuca

Como resultado, fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda vistoriaram 33 ambulantes e apreenderam 201 itens, entre eles 115 embalagens com refeições, sem procedência e vendidas sem as condições necessárias de armazenamento.

Arianne Botelho e Leandro Hassum estreiam o filme ‘Tudo Bem no Natal que Vem’ na Netflix

No longa, a atriz de 27 anos, que já é conhecida por seus trabalhos na TV Globo em ‘Lei do Amor, ‘Malhação’ e ‘Segredos de Justiça’, interpreta Aninha, filha de Jorge (Leandro Hassum).
- Publicidade -