27.7 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, dezembro 4, 2020
- Publicidade -

Identidade visual de Desalma: a construção do sobrenatural e do misticismo da obra

- Publicidade -
- Publicidade -

‘Desalma’, série original Globoplay que estreia nesta quinta-feira, dia 22, apresenta um universo bem diferente. Uma comunidade rural, com casas de madeira e uma cultura ucraniana, que juntas contam uma história de um drama sobrenatural. Assim, a equipe de arte da série entrou no projeto com um grande desafio: amarrar todas essas linguagens e criar uma identidade visual unindo a cenografia, produção de arte, figurino e caracterização.  

 

Segundo o diretor de arte da série, Rafael Targat, qualquer produção faz parte de um trabalho colaborativo e os departamentos estão a serviço da obra. De acordo com ele, o objetivo foi criar um caráter forte e convincente. E a presença ucraniana entra em detalhes, como em um pano, ou em uma cortina, no bordado da roupa ou até mesmo na forma de um personagem falar.  

 

- Publicidade -

Desde o início da criação da série, uma longa pesquisa foi feita por todas as áreas. Ao todo, a coleta de informações levou cerca de 15 semanas e envolveu mais de 20 pessoas, somando os quatro departamentos – cenografia, figurino, produção de arte e caracterização. 

 

Rafael Targat, por exemplo, fez visitas a museus para entender a vida dos imigrantes ucranianos e o que eles levavam embora dos países com eles. “Além de todo o comportamento, pesquisamos também a vida rural que eles levavam, o tipo de trabalho e até mesmo as festividades, como Ivana Kupala”, detalha.  

 

A partir dessa análise o conceito foi sendo criado. A cidade onde vive a comunidade ucraniana que serviu de inspiração para a trama, por exemplo, não apresenta uma identidade visual necessária para contar essa história. “Optamos por gravar em outras cidades do Sul, que têm uma identidade visual mais presente, com uma arquitetura diferenciada e características europeias que a gente não conseguiria reproduzir”, afirma Targat.  

 

Antes de começar a gravar no Rio de Janeiro, as gravações de ‘Desalma’ aconteceram em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná por seis semanas. Foram 36 sets de filmagem, sendo 16 deles numa propriedade de 300 mil metros quadrados, localizada na cidade de São Francisco de Paula, na região serrana gaúcha.  

 

O local serviu de cenário para as grandes cenas de floresta, penhascos, lagos e ruínas, que ajudaram a intensificar o ar sinistro. Antonio Prado, na região serrana do Rio Grande do Sul, foi a cidade escolhida para ambientar Brígida, a cidade fictícia de ‘Desalma’. No drama sobrenatural, o município é palco dos inúmeros acontecimentos misteriosos que permeiam a trama e apresenta forte presença da cultura ucraniana. Por isso, algumas locações da cidade gaúcha sofreram interferências. “Transformamos a fachada de uma farmácia no centro de Antonio Prado em um cinema”, diz Paula Salles, cenógrafa responsável pelo projeto.  

 

Com letreiro escrito “Cine Ucraniano” em cirílico, o cenário recebeu a instalação de oito cartazes de filmes, tanto de 1988 quanto de 2018. “Os Garotos Perdidos”, “Karate Kid” e “It A Coisa” estão entre as obras cinematográficas da década de 80 inseridas na lateral do cinema cenográfico.   

 

‘Desalma’ tem uma riqueza de detalhes que uma obra com referências tão marcantes merece ter, mas sem exageros. “Temos muitos elementos e detalhes da cultura ucraniana que aparecem na série, desde a bandeira do país até o bordado de toalhas de mesa, além das pêssankas, pinturas ucranianas, poemas, etc., mas a gente cuidou para não criar muitos adjetivos e inserir elementos demais. A história já conta o necessário, sem precisar incluir muita informação na cena. A gente entra com o que é extremamente necessário”, avisa Targat.  

 

E como a maioria das séries atuais, ‘Desalma’ utiliza muitos desses elementos como easter eggs. Ou seja, referências escondidas na trama que só o público que estiver prestando atenção na história consegue ver. Um quadro que associa um personagem a um pintor, ou uma foto que remete a imagem a uma determinada cena, entre outros.  

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

TRAGGA apresenta Menu de Natal e Ano Novo + Panetone

Referência em grelhados premium, com unidades no Humaitá e Barra, o restaurante Tragga anuncia o seu Menu de Natal e Ano Novo, assim como o tradicional Panetone.

Operação Verão do MetrôRio começa neste fim de semana

Haverá reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além de maior oferta de trens e ação para redobrar as orientações sobre o uso obrigatório de máscaras

Opinião: PM contra PM: o jogo arbitrado pelo governador João Doria

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, com quase 200 anos de história brilhante, tem sua imagem arranhada por um episódio inclassificável

Horóscopo de sábado 05 de dezembro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 05 de dezembro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Pré-matrículas para escolas estaduais começam nesta sexta

São mais de mil unidades com oportunidades disponíveis, e inscrições devem ser feitas pelo site www.matriculafacil.gov.br

Desde maio, preço da gasolina já subiu 15,46%

Na sexta elevação seguida, levantamento da ValeCard aponta aumento de 0,68% no preço do combustível em novembro

Banco do Brasil e Receita Federal iniciam pagamento de impostos via Pix

Receita passa a inserir QR Code nos novos modelos de Darf para que os contribuintes tenham a opção de pagar os tributos utilizando o Pix

Rio Music Market anuncia artistas selecionados para showcases

Anderson Primo, Imperador Sem Teto, Liz Rosa e Samba Nonsense farão apresentações no palco principal do Vivo Rio, com transmissão ao vivo gratuita e aberta ao público no canal oficial da Associação Brasileira da Música Independente no Youtube.

São Paulo vence o Goiás e é o novo líder com Campeonato Brasileiro

No estádio da Serrinha, o Tricolor fez 3 a 0 no lanterna Goiás e chegou aos 44 pontos, ficando dois à frente do Atlético Mineiro, e ainda com uma partida a menos do que o rival de Belo Horizonte

Vasco perde para o Defensa y Justicia e está eliminado da Sul-Americana, veja o gol

O Gigante da Colina precisa de um empate sem gols, já que no jogo de ida, na Argentina, havia terminado empatado em 1 a 1, mas não conseguiu segurar o resultado e após uma falha do goleiro Lucão se despediu da competição

MP que abre crédito para vacina de Oxford contra covid-19 vai à promulgação

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou, em publicação no Twitter, que deverá assinar ainda nesta quinta a promulgação para que seja logo encaminhada para publicação no Diário Oficial da União (DOU).

AWS e Zoom estendem relacionamento estratégico

AWS continua a ser o provedor de nuvem preferencial do Zoom para expandir continuamente sua plataforma principal de videoconferências e inovar nas experiências de cliente utilizando o portfólio de serviços incomparável da AWS

Ávine lança o álbum “Ávine Love” com o single “Melhor Que Eu”

Composto por 10 faixas, artista mostra que é eclético com versões de "Tá Vendo Aquela Lua", "Quando a Chuva Passar", "Mulher de Fases", "Pescador de Ilusões", "Primeiros Erros", entre outros sucessos

Bondinho do Pão de Açúcar recebe Papai Noel neste fim de semana

Durante todo o final de semana, o Papai Noel fará do Bonde de 1972, no Morro da Urca, o seu próprio Home Office. O novo quarto do Papai Noel estará em clima natalino, pronto para receber a todos para um encontro emocionante, mas com distanciamento social.

Diogo Nogueira lança o single “Bota Pra ar Tim Maia”

Foi assim com “Pé na Areia”, que desde o início parecia ter todos os ingredientes para ser um grande sucesso. E foi, ou melhor, ainda é o maior hit do cantor Diogo Nogueira, com mais de 60 milhões de views no YouTube.

Vasco da Gama pode demitir Sá Pinto e tentar a volta de Luxemburgo

Com mais uma campanha pífia no futebol, a diretoria do clube, que encerra seu mandato em janeiro, está pressionada e fez duras cobranças a comissão técnica e aos jogadores do elenco ainda no vestiário de São Januário.
- Publicidade -