29.3 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, novembro 27, 2020
- Publicidade -

Curta! lança 2 docs originais na Mostra SP e o Curta!On, novo SVOD no NOW

- Publicidade -


O Curta! 
marca presença na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com os documentários de longa-metragem originais “Glauber, Claro”, de César Meneghetti, e “Todas as Melodias”, de Marco Abujamra – ambos programados para a Mostra Brasil –, e com o lançamento do Curta!On, o novo SVOD do grupo, que estreia no NOW em 31 de outubro.

“Glauber, Claro” mergulha nos anos em que o cineasta Glauber Rocha (1939-1981) esteve exilado na Itália, entre 1970 e 1976. Por meio de memórias de amigos, parentes, colegas e colaboradores, o filme retrata a vida e a obra de Glauber na época, além de revisitar seu penúltimo longa-metragem, “Claro” (1975), gravado em Roma. A produção investiga a experiência do cineasta e de outros artistas na Itália da década de 1970 e aborda diversos temas, como o Cinema Novo, o cinema underground, o neorrealismo e a militância política. A produção é da Drama Filmes, coproduzido pela Casa de Força.

“Todas as Melodias” propõe um percurso sensível pela vida e obra de um dos maiores artistas da música nacional, Luiz Melodia (1951-2017). Com registros desde os anos 1970, o documentário apresenta a trajetória de Melodia, da juventude no morro do Estácio até a consagração como poeta. A produção é da Dona Rosa Filmes.

Ambos documentários estarão, em breve, na grade de programação do canal Curta! e também no SVOD CURTA!On, disponível no NOW a partir de 31 de outubro.  

“Para nossa equipe é sempre uma alegria ver os filmes viabilizados pelo Curta! brilhando no espaço da Mostra SP. Vivemos um momento histórico em que essa alegria se intensifica, porque vem acompanhada da certeza de que a produção audiovisual e cultural brasileira é de uma potência e resistência sem fim” conta Bibiana de Sá, diretora de aquisições e curadoria do Curta!.

“Glauber, Claro” e “Todas as Melodias” foram produzidos para estreia no Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que é suprido, em sua maior parte (94%),  por contribuições anuais das operadoras de telecom e TV por assinatura com o intuito de financiar o desenvolvimento da indústria nacional do audiovisual.

Para Julio Worcman, diretor do Curta!, é extemporânea a exigência por parte da regulação infralegal da Ancine de que a primeira janela de exibição de filmes realizados com recursos do FSA seja na TV, quando o VOD, ou até mesmo o cinema, deveriam também ser opções de primeira janela. “As produções originais do Curta!, mais uma vez selecionadas para a Mostra Internacional de SP, refletem e confirmam a importante contribuição dos projetos financiados pelo FSA para a produção nacional. Por isso, é extemporânea a determinação da Ancine que obriga que a primeira janela de exibição do conteúdo seja para TV, num momento em que Cinema, TV e VOD têm objetivos de lançar mais e melhores títulos e alcançar o maior número em termos de público, não importando a ordem de distribuição”.

O lançamento da marca de OTT SVOD Curta!On – Clube de Documentários na plataforma NOW vem afirmar o compromisso do Curta! em difundir cada vez mais os conteúdos audiovisuais selecionados por sua curadoria.

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um canal brasileiro que aprovou e viabilizou, através do fundo setorial, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Grande parte do conteúdo esta disponível também no Curta!ON, no Now e na plataforma Tamanduá.tv.br. 

- Publicidade -

Veja Também

- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Vasco empata com Defensa Y Justicia fora de casa na Sul-Americana – Veja os Gols

Na primeira partida de futebol em solo argentino após o falecimento da lenda Diego Armando Maradona, homenageado antes da...

Ivete Sangalo lança “Não Pode Parar”, parceria com MC Zaac

Gravado na Praia do Forte, Bahia, o clipe conta com a direção de Bruno Ilogti e vem com muita dança, coreografia e efeitos especiais.

Dois documentários do Curta! estão na mostra competitiva do Festival de Brasília

A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre 15 a 20 de dezembro, terá dois documentários...

Daniela Albuquerque entrevista Cesar Filho nesta quinta-feira

Dono de uma voz singular, Cesar trabalha como jornalista há quase 40 anos, na televisão e no rádio. Já...

Produções na HBO que combinam romance e comida

A HBO estreou recentemente a minissérie espanhola FOODIE LOVE, a primeira produção para televisão escrita e dirigida pela reconhecida...

Um novo peão entrou de surpresa em A Fazenda 12, nesta quinta-feira, 26/11: o CB, influenciador digital da Casas Bahia, está na sede...

Cada episódio de A Fazenda traz muitas novidades e reviravoltas para o público e para os integrantes do reality,...

RedeTV! promove sabatina com Bruno Covas (PSDB) nesta sexta-feira

A RedeTV! realiza nesta sexta-feira (27), às 21h45, uma sabatina com o candidato à Prefeitura de São Paulo, Bruno...
- Publicidade -