25 C
Rio de Janeiro
sábado, dezembro 5, 2020
- Publicidade -

NO DIA INTERNACIONAL CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, A NATIONAL GEOGRAPHIC LANÇA O DOCUMENTÁRIO ÁRTICO AMEAÇADO

- Publicidade -
- Publicidade -

O documentário faz parte do especial temático que a National Geographic apresenta no sábado, dia 24 de outubro, que inclui também a estreia de Greta: O futuro é hoje.

- Publicidade -

As previsões científicas prevêem o desaparecimento total do gelo marinho de verão do Ártico – o sistema de resfriamento crítico do planeta – já em 2040. Ártico Ameaçado conta a história de comunidades Inuit lutando para proteger o Ártico, seu lar por séculos, que hoje está em rápido desaparecimento. Filmado ao longo de mais de quatro anos e apresentando entrevistas com líderes da comunidade Inuit, caçadores tradicionais, ativistas e jovens, Ártico Ameaçado foi exibido em festivais de cinema em todo o mundo, incluindo Movies that Matter e Mountainfilm. Dirigido por Scott Ressler e produzido executivo pelo Dr. Enric Sala, explorador residente da National Geographic e fundador do projeto Pristine Seas da National Geographic, o documentário fará sua estreia no National Geographic em 24 de outubro a partir das 22h30.

À medida que o gelo marinho entre o Canadá e a Groenlândia derrete, o mundo exterior vê oportunidades sem precedentes. Depósitos de petróleo e gás, rotas de transporte mais rápidas, turismo e pesca serão um incentivo econômico para explorar as novas águas. Mas há mais de cem mil Inuit vivendo no Ártico, no oceano congelado e ao redor dele, todo um estilo de vida está em perigo. O desenvolvimento da área ameaça o equilíbrio entre suas comunidades, suas terras e a vida selvagem, deixando o futuro da região e sua cultura em um estado de crescente incerteza. Hoje, os Inuit do Canadá e da Groenlândia estão mais uma vez se juntando à luta para proteger o que restará de suas terras ancestrais quando o gelo derreter. A questão é: o mundo vai ouvi-los?

“O derretimento do gelo marinho do Ártico tem consequências profundas em todos os níveis, do local ao global e do ecológico ao cultural”, disse o produtor executivo Dr. Sala. “O que espero alcançar com Ártico Ameaçado é destacar a resiliência das comunidades inuítes que estão lutando contra a mudança climática, já que seus meios de subsistência e cultura estão ameaçados pela dramática transformação do Ártico.”

SOBRE OS CINEASTAS

SCOTT RESSLER, DIRETOR

No primeiro longa-metragem de Scott Ressler, Ártico Ameaçado apresenta dois jovens inuítes que lutam para sobreviver às mudanças climáticas. Ressler conhece histórias e causas ambientais, tendo trabalhado como produtor, diretor, cinegrafista e editor da National Geographic Society por mais de uma década. Ele criou vários documentários sobre a conservação do oceano em sua capacidade de produtor de documentários para Pristine Seas, um projeto lançado em 2008 para explorar e ajudar a salvar as últimas áreas selvagens do oceano.

ENRIC SALA, PRODUCTOR EXECUTIVO

Enric Sala é um ex-professor universitário que se viu escrevendo o obituário da vida do oceano e abandonou o trabalho acadêmico para se tornar um conservacionista em tempo integral, trabalhando como explorador residente para a National Geographic. Ele fundou e dirige o Pristine Seas, um projeto que combina exploração, pesquisa e imprensa para inspirar líderes de nações a proteger a última região selvagem do oceano. Até o momento, o Pristine Seas ajudou a criar vinte e duas das maiores reservas marinhas do planeta, cobrindo uma área de 5,8 milhões de quilômetros quadrados. Ele recebeu vários elogios por seu trabalho, incluindo o Prêmio Mundial Jovem Líder do Fórum Econômico Mundial em 2008, o Explorers Club Lowell Thomas Award em 2013, o Prêmio de Herói da Environmental Media Association em 2013, o a Sociedade Geográfica Russa em 2016 e o Prêmio Heinz de Políticas Públicas em 2018. Ele é membro da Royal Geographical Society. Sala é formada em biologia pela Universidade de Barcelona e doutorado em ecologia pela Universidade de Aix-Marseille, na França.

BRIAN NEWELL, EDITOR E PÓS-PRODUTOR

Brian Newell é o editor-chefe da equipe do Pristine Seas, para quem ele escreve roteiros e edita documentários e curtas para ajudar a promover a conservação dos oceanos. Além disso, editou dois documentários de longa-metragem para a National Geographic: o premiado “Into the Okavango” (2018) e o próximo documentário Ártico Ameaçado (2020). Brian recebeu um BA em Estudos de Cinema do Connecticut College em 2005 e editou programas para o History Channel, Discovery Channel, Travel Channel, PBS e outros antes de ingressar na National Geographic.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Aterro do Flamengo ganha arena para prática de esporte e lazer

Arena Unimed Aterro oferece aulas gratuitas de diversas modalidades com inscrição online e infraestrutura completa para a prática de atividades

Ceia de Natal do Salete tem Pratos Clássicos do Restaurante Tijucano

As encomendas podem ser feitas por telefone (2264-5163 ou 2214-0408) até o dia 21, para o Natal, e até o dia 28, para o Réveillon.

Amir, tradicional restaura libanês de Copacabana, oferece ceias de Natal por encomenda

As encomendas podem ser feitas até o dia 22, para o Natal, e até o dia 29, para o Réveillon, e entregues em toda a zona sul.

Dani Calabresa detalha assédio sexual de Marcius Melhem em reportagem da Piaui

A primeira vez foi numa festa de confraternização da Globo. Dani Calabresa estava num palco de karaokê e o diretor Marcius Melhem tentou beijá-la à força

Ataques ransomware, a moda do momento

Criada em Ribeirão Preto e agora com cinco unidades no Rio de Janeiro, rede já inaugurou 32 unidade só em 2020 ao redor do Brasil

Horóscopo de sábado 05 de dezembro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 05 de dezembro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Pré-matrículas para escolas estaduais começam nesta sexta

São mais de mil unidades com oportunidades disponíveis, e inscrições devem ser feitas pelo site www.matriculafacil.gov.br

Uerj completa 70 anos de historia

Instituição tem mais de 34 mil alunos e atua no desenvolvimento do estado

Ávine lança o álbum “Ávine Love” com o single “Melhor Que Eu”

Composto por 10 faixas, artista mostra que é eclético com versões de "Tá Vendo Aquela Lua", "Quando a Chuva Passar", "Mulher de Fases", "Pescador de Ilusões", "Primeiros Erros", entre outros sucessos

Bondinho do Pão de Açúcar recebe Papai Noel neste fim de semana

Durante todo o final de semana, o Papai Noel fará do Bonde de 1972, no Morro da Urca, o seu próprio Home Office. O novo quarto do Papai Noel estará em clima natalino, pronto para receber a todos para um encontro emocionante, mas com distanciamento social.

Diogo Nogueira lança o single “Bota Pra ar Tim Maia”

Foi assim com “Pé na Areia”, que desde o início parecia ter todos os ingredientes para ser um grande sucesso. E foi, ou melhor, ainda é o maior hit do cantor Diogo Nogueira, com mais de 60 milhões de views no YouTube.

Vasco da Gama pode demitir Sá Pinto e tentar a volta de Luxemburgo

Com mais uma campanha pífia no futebol, a diretoria do clube, que encerra seu mandato em janeiro, está pressionada e fez duras cobranças a comissão técnica e aos jogadores do elenco ainda no vestiário de São Januário.

Rio Music Market anuncia artistas selecionados para showcases

Anderson Primo, Imperador Sem Teto, Liz Rosa e Samba Nonsense farão apresentações no palco principal do Vivo Rio, com transmissão ao vivo gratuita e aberta ao público no canal oficial da Associação Brasileira da Música Independente no Youtube.
- Publicidade -