25.9 C
Rio de Janeiro
sábado, novembro 28, 2020
- Publicidade -

Série do Curta! reúne pensadores para apresentar ‘ideias para o mundo’

- Publicidade -


Dividida em três episódios, a série “Ideias Para o Mundo”, inédita na TV, conta com a presença de três pensadores contemporâneos, um a cada episódio, com o objetivo de pensar em novas possibilidades de vida.

Sob a direção de Pedro Zimmermann e produção da Okna, David Grossman, Elisabeth Roudinesco e Pierre Lévy — que têm em comum os laços com a cultura judaica — depõem de forma bastante intimista sobre suas próprias trajetórias pessoais e profissionais, além de promoverem a reflexão diante de temas como política, religião, cultura e tecnologia.

No primeiro episódio, David Grossman, escritor e jornalista israelense, faz um passeio pela literatura hebraica e universal. Grossman é conhecido pelo tom pacifista e político de sua obra, composta por mais de 20 livros, traduzidos em diversos idiomas. É autor de romances como “O Inferno dos Outros” — vencedor do Prêmio Internacional Man Brooker — e “Fora do Tempo”, inspirado em seu próprio luto pela perda de seu filho, Uri, durante a Guerra Israelo-Libanesa de 2006. A exibição é na Quinta do Pensamento, 29/10, às 23h30.

Milton Nascimento ganha homenagem pelo seu aniversário com apresentação histórica

O Curta! comemora o aniversário do cantor Milton Nascimento com a exibição de um episódio da série “Musicalmente na América Latina” totalmente dedicado ao artista. Essa série traz performances históricas, dos anos 1970 e 1980, de grandes nomes da música latino-americana.

O episódio contém uma entrevista e uma apresentação de Milton gravadas em 1980. Bituca, como é conhecido, é dono de uma das vozes mais bonitas da música brasileira e, no programa, apresenta o repertório do álbum “Clube da Esquina”. A exibição é na Segunda da Música, 26/10, às 18h30.

Segunda da Música – 26/10

18h30 – “Musicalmente na América Latina” (Série) – Ep. “Milton Nascimento”  – EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DO ARTISTA

1980: entrevista e performance do artista brasileiro Milton Nascimento. O repertório veio do álbum “Clube da Esquina”. Direção: Sandro Pedrazzetti. Duração: 55 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 20 de outubro, terça-feira, às 01h30 e às 15h30; 21 de outubro, quarta-feira, às 09h30; 24 de outubro, sábado, às 10h05.

Terça das Artes – 27/10

21h15 – “Maria  Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos” (Documentário)

A vida e a obra de Maria Martins (1894-1973), escultora, gravurista, pintora, desenhista e escritora, conhecida principalmente pelo trabalho ligado ao Surrealismo. O longa revela também a relação amorosa e artística com Marcel Duchamp. Diretores: Elisa Gomes e Francisco C. Martins. Duração: 80 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 28 de outubro, quarta-feira, às 1h; 29 de outubro, quinta-feira, às 9h10; 31 de outubro, sábado, às 12h05. 

Quarta de Cinema – 28/10

21h05 – “Aconteceu na Quarta-Feira” (Ficção)

Um casal de atores vive um casamento insuportável. Julio sempre foi um ator medíocre, mas é famoso por ter trabalhado a vida toda na televisão. É muito mais velho que Julia. Os dois criaram uma dependência perversa na qual Julio é a parte fraca. Amam-se e odeiam-se. Ele tem tanta vontade de se separar que, um dia, vai embora e, ao mesmo tempo, fica. Sem saber, ganha um duplo. Dois homens não podem ter a mesma vida, isso é logo descoberto. Um deles terá de morrer. Direção: Domingos de Oliveira. Duração: 70 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de outubro, quinta-feira, às 1h05; 30 de outubro, sexta-feira, às 09h05; 31 de outubro, sábado, às 13h35.

Quinta do Pensamento – 29/10

23h30 – “Ideias Para o Mundo” (Série) – Ep. “David Grossman”

Um passeio pela literatura hebraica e universal na companhia de um mestre. A dialética da vida na perspectiva de um escritor que empreendeu uma busca muito particular pela paz. O artista e intelectual em um diálogo onde os livros pautam o percurso. Diretor: Pedro Zimmermann. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 30 de outubro, sexta-feira, às 03h30 e 17h30; dia 31 de outubro, sábado, às 10h30; 01 de novembro, domingo, 18h; dia 02 de novembro, segunda-feira, às 11h30.

Sexta da Sociedade – 30/10

21h30 – “Serras da Desordem” (Documentário)

Carapirú é um índio nômade que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante dez anos, anda sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2 mil quilômetros de seu ponto de partida. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, ele vira manchete nacional e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas quanto a sua origem e identidade.  Diretor: Andrea Tonacci. Duração: 136 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: dia 31 de outubro, sábado, às 01h30; 1 de novembro, domingo, às 14h15; dia 02 de novembro, segunda-feira, às 02h40 e 15h30; dia 03 de novembro, terça-feira, às 09h30.

Sábado – 31/10

19h45 – “Artistas Plásticos Brasileiros” (Série) – Ep. “Anita Malfatti – Liberdade Para Criar”

Precursora do modernismo brasileiro, Anita Malfatti é retratada neste episódio da série “Artistas Plásticos Brasileiros”. Ela influenciou uma geração de artistas em busca de novos caminhos, com uma festa de formas e cores em seus quadros expressionistas, que eram elogiados no exterior, mas chegaram a ser criticados até pela própria família. Apesar do estranhamento dos conterrâneos tradicionalistas na sua primeira exposição, sua arte inspirou o movimento que aflorou na Semana de Arte Moderna de 1922. Duração: 52 min. Classificação: Livre Horários alternativos: 1 de novembro, domingo, às 10h45.

Domingo – 01/11

22h – “Nelson Freire” (Documentário)

Documentário de longa-metragem sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson em concertos e na vida privada. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. O filme não buscou o testemunho de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos ou de simples admiradores. A exceção é Martha Argerich, pianista argentina, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. Os fatos e imagens escolhidos refazem o fio histórico que transformou o menino-prodígio do interior de Minas no pianista que se tornou unanimidade internacional. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. “Nelson Freire foi filmado no Rio e São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.  Diretor: João Moreira Salles. Duração: 107 min. Classificação: Livre.

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um canal brasileiro que aprovou e viabilizou, através do fundo setorial, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Grande parte do conteúdo esta disponível também no Curta!ON, no Now e na plataforma Tamanduá.tv.br. 

- Publicidade -

Veja Também

Eduardo Paes e Crivella trocam acusações, ataques e ofensas em debate na Globo

Marcelo Crivella (Republicanos) repetiu diversas vezes que Eduardo Paes (DEM) será preso caso seja eleito. Paes rebateu dizendo que Crivella é mentiroso e o comparou ao governador afastado Wilson Witzel. Diversos direitos de resposta foram concedidos por conta de ataques pessoais.

Prestação de contas do governo do Rio será analisada na Alerj nesta segunda-feira

A reunião será transmitida pela TV Alerj e poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do youtube O relatório, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ), será apresentado por representantes do órgão
- Publicidade -

Últimas Notícias

Eduardo Paes e Crivella trocam acusações, ataques e ofensas em debate na Globo

Marcelo Crivella (Republicanos) repetiu diversas vezes que Eduardo Paes (DEM) será preso caso seja eleito. Paes rebateu dizendo que Crivella é mentiroso e o comparou ao governador afastado Wilson Witzel. Diversos direitos de resposta foram concedidos por conta de ataques pessoais.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Polícia Civil indicia funcionários do Extra de São Gonçalo por crime de racismo

Os dois são acusados de seguir e ofender com palavras alusivas à cor da pele o cliente Bernardo Martins, de 20 anos, em agosto desse ano.

Inscrições para programa de estágio da TIM se encerram dia 30

Operadora abrirá cerca de 300 vagas no país, sendo metade para candidatos negros, com meta de ampliar diversidade racial inclusive em cargos de direção

Prestação de contas do governo do Rio será analisada na Alerj nesta segunda-feira

A reunião será transmitida pela TV Alerj e poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do youtube O relatório, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ), será apresentado por representantes do órgão

Quinze mil policiais estarão de prontidão para eleições neste domingo

Eleitores do Rio, São Gonçalo, São João de Meriti, Petrópolis e Campos voltarão às urnas para 2° turno

Caleidoscópio da Cultura leva ‘Brincantes’ ao Teatro Mário Lago

Além da Vila Kennedy, peça também passará por teatros em Marechal Hermes, Campo Grande e Ipanema

Nissan doa carros elétricos para a Faetec

Carros vão ser utilizados em treinamentos técnicos e qualificação de instrutores especializados

Banco do Brasil lança Pix no WhatsApp, saiba como usar

Solução inovadora no mercado permite aos clientes realizar cadastramento, pagamento e recebimento de Pix, sem sair do ambiente do aplicativo de mensagens
- Publicidade -