Início Pop & Cult Televisão Dois documentários do Curta! estão na mostra competitiva do Festival de Brasília
- Publicidade -

Dois documentários do Curta! estão na mostra competitiva do Festival de Brasília

- Advertisement -
- Advertisement -Diário Carioca Google News

Cena do documentário ‘Por Onde Anda Makunaíma?’ (crédito: Canal Curta!)

- Advertisement -


A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre 15 a 20 de dezembro, terá dois documentários viabilizados pelo Canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). “A Luz de Mario Carneiro”, de Betse de Paula, e “Por Onde Anda Makunaíma?”, de Rodrigo Séllos, foram selecionados e concorrem na Mostra Oficial de Longa-metragem. Inéditas na TV, as produções estreiam no canal em 2021.

A Luz de Mario Carneiro”, de Betse de Paula, faz um mergulho na história do cinema nacional a partir de um de seus maiores diretores de fotografia, Mario Carneiro, morto em 2 de setembro de 2007, aos 77 anos. Reconhecido fotógrafo e artista plástico, Carneiro foi um dos principais personagens do Cinema Novo e deixou vasto material de arquivo inédito sobre sua trajetória, como entrevistas e pequenas experiências em 16mm, além de pinturas, gravuras e desenhos. O documentário é uma homenagem a esse personagem, fundamental para o desenvolvimento do cinema nacional. A produção é da BPP Produções Audiovisuais.

Por Onde Anda Makunaíma?”, de Rodrigo Séllos, faz o resgate histórico e cultural do célebre personagem imortalizado por Mário de Andrade na literatura modernista. O documentário traz as diferentes interpretações do personagem Macunaíma na cultura brasileira, desde o mito originário “Makunaima”, que remete aos povos indígenas que habitam a tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, passando pelo livro clássico de Mário de Andrade – obra icônica do movimento modernista de 1922 –, até o filme de Joaquim Pedro de Andrade, no auge do Cinema Novo, lançado um ano depois do Ato Institucional Número 5 (AI-5). Com depoimentos em três diferentes línguas – português, espanhol e inglês – e sobre três diferentes linguagens – oral, escrita e audiovisual – o filme sai em busca de ilustrar um pouco do multiculturalismo brasileiro, através de um “molho” de diferentes vozes e olhares acerca dessa personagem. Se fosse revisto hoje, por onde andaria Macunaíma? A obra é uma produção da Platô Filmes com coprodução da Boulevard Filmes.

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um canal brasileiro que aprovou e viabilizou, através do fundo setorial, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries. O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Grande parte do conteúdo esta disponível também no Curta!ON, no NOW, e na plataforma Tamanduá.tv.br. 

- Advertisement -

Mais Notícias

William Bonner desabafa no Jornal Nacional: “Estamos esgrimando com loucos”

Bonner, que vem sendo alvo de ataques políticos se pronunciou criticando o negacionismo, em clra alusão ao Governo Federal e seus apoiadores e a propagação de Fakes News sobre o assunto.

BBB 21 pode ter Gracyanne Barbosa, Antônia Fontenelle Luana Piovani, Andressa Urach e Flavia Pavanelli

Na lista da Betfair.net estão os nomes com maiores especulações e que já movimentam as redes sociais. Luana Piovani, Andressa Urach, Gracyanne Barbosa e Antônia Fontenelle são algumas das figuras mais polêmicas e aparecem na lista.

Alvaro Garnero estreia em nova temporada do “50 por 1”

Na 12ª temporada do programa focado em viagens, o apresentador percorre os destinos paradisíacos brasileiros. A aventura tem início na Rota das Emoções, que atravessa os estados nordestinos Ceará, Piauí e Maranhão

Frejat fala sobre Cazuza em entrevista emocionante no #Provoca

O cantor, compositor e guitarrista ainda fala sobre sua trajetória musical, família, política e Rio de Janeiro.

“Música na Band Verão” estreia nesta sexta-feira com show de Dinho Ouro Preto

Sob o comando de Zeca Camargo, atração vai ao ar semanalmente direto do Rio Grande do Norte

Nova temporada do Repórter Record Investigação estreia nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 07/01, estreia a nova temporada do Repórter Record Investigação....

Entrevista: Ludmilla comenta estreia no ‘The Voice+’

Após apresentar ‘Só Toca Top Verão’, em 2020, com Mumuzinho, eles estarão juntos novamente no novo reality musical da Globo, agora ao lado de Claudia Leitte e Daniel

Saia Justa estreia temporada de verão nesta quarta

Para refrescar este verão, o GNT estreia a temporada...
- Publicidade -

Feira das Flores fanha segunda edição no Bangu Shopping

A ideia é incentivar a produção de flores em uma economia sustentável e criativa, aproximando produtores e consumidores.

Milton Cunha estreia o programa “Quesitos” no Youtube

Uma das maiores personalidades da folia Carioca vai estrear o programa “Quesitos” do Milton Cunha, que acontecerá no palco do Imperator, de 26 a 29 de janeiro, sempre as 18h, com transmissão pelo Canal da Fita Amarela no YouTube.

William Bonner desabafa no Jornal Nacional: “Estamos esgrimando com loucos”

Bonner, que vem sendo alvo de ataques políticos se pronunciou criticando o negacionismo, em clra alusão ao Governo Federal e seus apoiadores e a propagação de Fakes News sobre o assunto.

Prefeitura do Rio de Janeiro organiza assistência a desalojados de incêndio em Santa Cruz

O prefeito Eduardo Paes foi para o local e organizou a ação de assistência às famílias, que envolve diversos órgãos da Prefeitura e do governo do Estado.

Passeio Público será entregue neste sábado à população do Rio de Janeiro

O Passeio Público do Rio de Janeiro, primeiro parque ajardinado do Brasil, será reaberto neste sábado (16/01), às 10h, após mutirão de limpeza

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

- Publicidade -