Diário Carioca Google News

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realiza, nesta terça-feira, 06/10, mais uma “Blitz da Vida”, desta vez em vias do Flamengo e de Botafogo, na Zona Sul.

Com a participação de diversos órgãos municipais, a força-tarefa atua na fiscalização do comércio, atendimento à população em situação de rua e limpeza urbana, sempre com foco no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Lançada há mais de dois meses, a “Blitz” já passou por 14 bairros com áreas sensíveis a aglomerações durante a retomada, onde fiscalizou mais de 2,1 mil estabelecimentos e ambulantes, acolheu 233 pessoas em situação de rua, e recolheu cerca de 68 toneladas de resíduos.

Balanço da Barra – Na semana passada, a Blitz passou pela Barra da Tijuca, onde os agentes fiscalizaram, de terça a quinta-feira, 29/09 a 01/10, mais de 35 estabelecimentos (quatro) e ambulantes (pelo menos 31). Entre os ambulantes, dois foram notificados e 13 (sem autorização) orientados a desocupar o espaço público. Um trailer (notificado anteriormente) também foi retirado no Jardim Oceânico. A operação resultou ainda na abordagem de 40 pessoas em situação de rua, com dois acolhimentos; aplicação de 35 multas a veículos, entre eles 15 de transporte complementar, com duas vans removidas por irregularidades, e 18 por estacionamento irregular (16 removidos); e recolhimento de 3,5 toneladas de resíduos sólidos.

Em frente ao BRT Via Parque, entre outras irregularidades, os agentes desmobilizaram um ponto de mototáxi, com retirada de telhas, bancos e toda uma estrutura irregular que obstruía o logradouro público. Neste ponto, foram realizadas ainda as apreensões de moenda e de botijão de gás de barracas de pastel e de caldo de cana. Durante a operação, foram apreendidos ainda outros 31 itens (entre bancos de plástico e bebidas) e 31 kg de doces e biscoitos. Um ambulante que escondia mercadorias atrás de tapumes e madeiras foi imobilizado e conduzido à 16ª DP (Barra) após desacato e tentativa de agressão.

O roteiro contemplou os entornos do Shopping Metropolitano e das estações de BRT e Metrô, as avenidas Ayrton Senna, Érico Veríssimo, Olegário Maciel, Ministro Ivan Lins, João Cabral de Mello Neto, Luís Carlos Prestes e do Pepê, as praças São Perpétuo, do Pomar e Euvaldo Lodi, a Praia dos Amores, a Rua Sargento João de Faria, e vias da Península, como as avenidas Flamboyants e das Acácias e a Rua dos Jacarandás.

Balanço geral da “Blitz” na cidade – Em 11 semanas, de 21/07 a 02/10, a “Blitz da Vida” registrou, em mais de 50 ações conjuntas, 2.195 fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais (855) e ambulantes (1.340), e 967 abordagens a pessoas em situação de rua, com 233 acolhimentos. A força-tarefa contabiliza mais de 600 multas de trânsito por diversas irregularidades, com 255 remoções de veículos por estacionamento irregular e 244 autuações a vans e kombis do transporte complementar de passageiros; e retirada de mais de 68 toneladas de resíduos sólidos. O levantamento corresponde à atuação em 14 bairros: Centro, Copacabana, Ipanema, Leblon, Campo Grande, Santa Cruz, Tijuca, Freguesia de Jacarepaguá, Taquara, Praça Seca, Madureira, Cascadura, Méier e Barra da Tijuca.

Outros números – Desde o início das ações de combate à pandemia, em 18 de março, a Seop integrou mais de 649 operações conjuntas em toda a cidade, onde foram fiscalizados 38.838 estabelecimentos, com 28.101 pontos comerciais fechados. Além disso, foram atendidas 11.454 ocorrências pelo Disk Aglomeração, que funciona desde 31 de março com base em chamados à Central 1746.

Órgãos – As ações conjuntas são planejadas pela Subsecretaria de Operação (Subop) da Seop e contam, de acordo com a necessidade operacional, com efetivos da Guarda Municipal, e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), Especial de Transporte Complementar (CETC) e de Cuidado e Prevenção às Drogas (CPD), ligadas à pasta; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano (da Secretaria Municipal de Fazenda); Subsecretaria de Vigilância Sanitária (da Secretaria Municipal de Saúde); Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; Comlurb; Cedae; Light; Rioluz; e Polícia Militar

Newsletter

Mais Noticias

caixa-paga-hoje-3a-parcela-do-auxilio-para-nascidos-em-marco

Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio para nascidos em março

A Caixa paga neste domingo (20) a terceira parcela do auxílio emergencial 2021 para beneficiários nascidos em março. Os recursos serão depositados nas contas digitais dos beneficiários. Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas de estabelecimentos comerciais. Os beneficiários também conseguem movimentar os […]

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *