Previsões para 2021: Ano regido por Vênus e sob grande ciclo de Saturno inspira revisão de valores

Regido pelo planeta Vênus e sob um grande ciclo de Saturno, 2021 inspira revisão de valores em meio a profundas transformações sociais

As previsões para 2021 mostram que o ano será marcado por grandes mudanças de conceitos em relação a tudo que é valorizado coletivamente, incluindo também o tema dos relacionamentos. Isso porque o seu regente, de acordo com a Astrologia caldaica, será o planeta Vênus, ainda sob a influência do grande ciclo de 36 anos de Saturno que teve início em 2017. Patrono das finanças, da beleza, das parcerias e das relações sociais, Vênus é o astro mais brilhante no céu, depois do Sol e da Lua, despertando fascínio no ser humano desde o início do processo civilizatório.

A influência do regente do ano é sentida coletivamente, de maneira simbólica, não afetando signos solares ou mapas astrais individuais, já que ela não reflete os movimentos dos planetas na esfera celeste que são utilizados para se fazer previsões. De qualquer forma, ela permeia os ânimos da sociedade e aponta quais serão os grandes temas ao longo dos próximos 12 meses. Assim, com a regência de Vênus, a grande reflexão será sobre o que deve ser prioridade daqui para frente, no âmbito individual e coletivo, para que receba atenção e investimentos.

A influência simbólica do regente anual deve ser analisada em conjunto com os movimentos dos astros na esfera celeste – os trânsitos astrológicos – que marcam a passagem dos planetas pelos signos do zodíaco. Dentre os trânsitos de destaque, por exemplo, teremos a grande conjunção de Júpiter e Saturno no signo de Aquário, marcando o início de um novo ciclo de 200 anos de encontros desses planetas em signos do elemento Ar. Esse fenômeno destacará uma intensificação ainda maior do uso da tecnologia, a ampliação da comunicação digital e o nascimento gradual de uma nova revolução científica.

Sequência Planetas Regentes - Ciclo 36 anos
Sequência Planetas Regentes – Ciclo 36 anos

A determinação do planeta regente do ano segue um cronograma cíclico determinado desde a Mesopotâmia, terra dos antigos caldeus. Povo semita de grande influência na formação cultural da humanidade que nos legou maravilhas arquitetônicas, como a Torre de Babel, os caldeus também se tornaram famosos por seus estudos astrológicos, que influenciaram inúmeros sistemas mágicos ao longo da história.

A regência por Vênus se dá pelo fato de 2021 ser o quinto ano de um ciclo de 36 anos regidos pelo planeta Saturno, patrono das grandes transformações sociais, que teve início em 2017. Assim, pode-se dizer que saímos de um período marcado pelo exercício da criatividade e da reinvenção individual, já que 2020 foi regido pelo Sol, para um ano no qual os valores pessoais serão revistos e novas formas de relacionamento estarão em destaque, dada a regência por Vênus. Tudo isso em uma sociedade que está em pleno processo de transformação coletiva, em virtude do grande ciclo de Saturno.

Sequência Planetas Regentes - anos planetários
Sequência Planetas Regentes – anos planetários

A sequência dos planetas regentes dos anos é estabelecida com base na Estrela dos Magos, também conhecida como Estrela Setenária, que tem em cada uma de suas sete pontas o que, para a Astrologia, representam planetas que podem ser vistos a olho nu: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Apesar da designação do planeta regente não ser adotada por todos os astrólogos, ela é especialmente popular entre aqueles que seguem uma abordagem ocultista dessa técnica milenar. Um dos astrólogos mais influentes no estudo da Astrologia Caldaica foi, sem dúvida Walter Gorn Old, mais conhecido por Sepharial, nome que escolheu como pseudônimo com base na linguagem angelical e nos seus estudos do alfabeto enoquiano. Sepharial publicou diversos livros sobre Astrologia e Ocultismo, nos quais registrou as técnicas utilizadas pelos antigos caldeus para determinar regências planetárias para os ciclos de tempo. Influente autor do século XIX, ele tem um papel fundamental para que pudéssemos ter acesso a esses estudos na atualidade. 

O sistema que utiliza a sequência de planetas dispostos na Estrela Setenária é especialmente importante para a determinação, para além dos anos, dos dias e dos horários planetários, sendo largamente utilizada em sistemas mágicos de escolas famosas na formação do pensamento ocultista no Ocidente, como a Sociedade Teosófica e a Ordem Hermética da Aurora Dourada. Do ponto de vista ocultista, a regência de Vênus representa uma grande oportunidade para o trabalho com o simbolismo feminino, resgatando mitos que relacionem a geometria sagrada a ritos de iniciação que conciliem luz e sombra, visto que o movimento de Vênus no céu desenha um pentagrama ao redor da Terra. Será, portanto, um ano muito rico para buscar a iluminação com toda a magia do astro conhecido na Antiguidade como “Estrela da Manhã” ou “Estrela Vespertina”, dada a sua característica de ser o “Portador de Luz” que cruza a linha do horizonte.

PREPARE-SE: 2021 ABRE NOVO CICLO E PROMETE INOVAÇÃO SOCIAL, FOMENTANDO DEBATES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ACESSO À INFORMAÇÃO

Grande conjunção de Júpiter e Saturno no signo de Aquário dá aura futurista ao ano, mas os embates com o conservadorismo ainda persistem, diz a astróloga Virginia Gaia

O futuro começa agora! É com essa percepção de que não é mais possível voltar atrás em alguns hábitos que 2021 chega para fazer história. Se, em 2020, tivemos que nos adaptar ao “novo normal”, o ano que está prestes a começar deixa claro que alguns conceitos já estão ultrapassados. Nesse contexto, a economia global instável pede reinvenção, enquanto persiste na arena política o embate sobre novos modelos para a gestão pública. “Será um ano de profundas transformações coletivas, no qual cada indivíduo será convidado a se adaptar, fortalecendo o espírito comunitário, em grupos sociais bastante contrastantes entre si”, afirma a astróloga Virginia Gaia.

No céu, a virada para o ano-calendário de 2021 acontece sob a influência da Grande Conjunção entre os planetas Júpiter e Saturno no signo de Aquário, cujo aspecto exato ocorre em 21 de dezembro de 2020. “Iniciaremos um ciclo de cerca de 200 anos caracterizado pelos encontros de Júpiter e Saturno em signos do elemento Ar”, explica Virginia. Isso porque, em 2020, encerrou-se o ciclo desses encontros acontecendo em signos do elemento Terra. Essa mudança de elemento está historicamente relacionada a transformações globais, culminando em uma grande virada comportamental ao longo da nova etapa que se inicia. “Os padrões astrológicos de Júpiter e Saturno são observados há milênios e, desde então, trazem acontecimentos marcantes, gerando grandes mudanças para a humanidade”, pontua.

Saturno ficará em Aquário, signo do qual é corregente, de dezembro de 2020 a março de 2023, para transformar a sociedade e, especialmente, a tecnologia, a ciência e a comunicação de massa. Nesse período, haverá profundas mudanças no campo político, fomentando movimentos sociais, com a reivindicação por maior representatividade e participação popular. Por sua vez, Júpiter também passa por esse signo Fixo do elemento Ar, de dezembro de 2020 a dezembro de 2021, sendo que, nesse meio tempo, terá uma breve temporada – entre maio e julho de 2021 – no signo de Peixes. Em Aquário, Júpiter inspirará a pesquisa científica, ampliará a comunicação digital e promoverá maior diversificação de lideranças. Por sua vez, nos meses em que estiver em Peixes, onde encontra a sua morada, o planeta regente da fé expandirá o interesse pelos temas místicos e religiosos, ao mesmo tempo em que demandará maior assistência a populações menos favorecidas, além de trazer boas influências aos temas ligados à saúde.

“Entretanto, mesmo diante dos anseios por mudanças, os embates em torno de uma agenda mais conservadora seguem presentes”, lembra Virginia. Isso porque, explica a astróloga, os planetas Saturno e Júpiter, em Aquário, ficarão em tensão com Urano, em Touro, por diversas vezes ao longo de 2021. “Ainda não veremos o fim da polarização ideológica”, afirma. Essa tensão no céu – chamada de quadratura, na Astrologia – também fomentará profundos debates sobre alternativas que possibilitem uma recuperação econômica para a crise gerada pela Covid-19. Urano está em Touro desde março de 2019, revolucionando a natureza da geração de riqueza e das oportunidades de negócios. Com os trânsitos astrológicos de 2021, essa influência se traduz na ampliação do compartilhamento de recursos, com a difusão de conceitos como o consumo consciente e a reciclagem de produtos para melhor gestão ambiental, além do início de um ciclo de grandes mudanças no setor bancário.

Toda essa revolução nos costumes também é reforçada pelo mapa de ingresso do Sol no signo de Áries, que dá o tom geral do ano e, em 2021, destaca não somente as questões econômicas, mas especialmente o tema dos relacionamentos. “Será, sem dúvida, um ano para estarmos abertos a novas formas de amar, buscando também alternativas para nos comunicarmos com quem amamos e nos relacionamos socialmente”, conclui.

No Brasil, a saúde será tema fundamental

O encontro de planetas no signo de Aquário leva atenção especial o setor da saúde no Brasil. “Em meio à persistente disputa ideológica, a necessidade de permitir amplo acesso da população aos recursos de saúde gerará muita discussão no debate público”, revela Virgínia. Por outro lado, o Brasil também viverá, em 2021, o trânsito de Júpiter e Saturno sobre o Ascendente do mapa astral do País. “Isso abre espaço para que, gradualmente, novas lideranças possam surgir, ampliando o número de vozes na arena política”, diz.

No âmbito econômico, porém, haverá a necessidade de maior direcionamento, com pensamento de longo prazo, já que as progressões do mapa astral brasileiro colocam esse tema em evidência, pedindo cautela. “Há oportunidade para melhorar a gestão das contas públicas, porém é preciso cuidado para não depositar esperanças demasiadas em soluções que parecem efetivas, mas na prática não são”, pontua a astróloga.  

Os eclipses de 2021: impactos em viagens e relações internacionais

O ano de 2021 terá, ao todo, quatro eclipses: dois lunares e dois solares, sendo que três deles acontecem no eixo formado por Gêmeos e Sagitário. “É o retrato do momento cheio de incertezas em relação às viagens e o consequente intercâmbio entre culturas, transformando a comunicação internacional. Além disso, reflete mudanças no contexto das relações entre países. Todos são temas típicos desses signos”, explica Virgínia. 

O primeiro desses belíssimos eventos astronômicos e astrológicos acontece em 26 de maio e será um Eclipse Lunar Total no signo de Sagitário. Em seguida, teremos no dia 10 de junho, um Eclipse Solar Anular no signo de Gêmeos. Depois, já em novembro, no dia 19, teremos o único eclipse cujo eixo varia em relação aos demais. Trata-se de um Eclipse Lunar Parcial no signo de Touro, que influenciará, sobretudo, a economia e destacará a necessidade de desapego em relação a padrões do passado e consequente reinvenção da maneira de se gerar riqueza. Por fim, teremos um Eclipse Solar Total em Sagitário, em 4 de dezembro, para nos despedirmos de 2021 com muita fé e vontade e expandir horizontes.

Planetas retrógrados

Dizemos que um planeta está retrógrado quando ele parece caminhar na direção oposta à sequência dos signos do zodíaco, na perspectiva de observação a partir da Terra. Esse fenômeno acontece em virtude da distância entre as órbitas dos planetas no sistema solar e a velocidade de cada um em seu movimento ao redor do Sol. Trata-se, portanto, de uma ilusão de ótica, já que as órbitas planetárias não são alteradas. Entretanto, para a Astrologia, ainda que a aparente mudança de direção no céu não seja algo necessariamente negativo, pede-se maior atenção aos temas regidos por determinado planeta, durante o seu período de retrogradação. Seguem, abaixo, os planetas retrógrados em 2021:

Mercúrio retrógrado: planeta regente da comunicação e do cotidiano, Mercúrio retrógrado costuma gerar pequenos atrasos e dificuldades com aparelhos e transações eletrônicas.  

– De 30 de janeiro a 20 de fevereiro, no signo de Aquário.

– De 29 de maio a 22 de junho, no signo de Gêmeos.

– De 27 de setembro a 18 de outubro, no signo de Libra.

Vênus retrógrado: planeta regente dos relacionamentos e valores pessoais, Vênus retrógrado inspira revisões no campo da  relações humanas e da diplomacia, além de gerar instabilidade nos temas relacionados às finanças. 

– De 19 de dezembro de 2021 a 29 de janeiro de 2022, no signo de Capricórnio.

Júpiter retrógrado: planeta regente da expansão, da educação e das grandes viagens, Júpiter retrógrado pede revisão nas questões relacionadas às crenças pessoais e às relações internacionais, além de alterar o ritmo de crescimento em projetos de longo prazo.

– De 20 de junho, no signo de Peixes, a 18 de outubro, em Aquário.

Saturno retrógrado: planeta regente do planejamento e dos grandes ciclos de tempo, Saturno retrógrado demanda revisão dos planos e projetos de longo prazo. 

– De 23 de maio a 10 de outubro, no signo de Aquário.

Urano retrógrado: planeta regente da inovação e da tecnologia, Urano retrógrado gera reflexão sobre assuntos relacionados à ciência e às organizações sociais.  

– De 15 de agosto de 2020 a 14 de janeiro de 2021, no signo de Touro.

– De 19 de agosto de 2021 a 18 de janeiro de 2022, no signo de Touro.

Netuno retrógrado: planeta regente do psiquismo e dos movimentos de massa, Netuno retrógrado estimula revisão dos assuntos ligados à coletividade, à religiosidade e à compaixão.

– De 25 de junho a 1° de dezembro, no signo de Peixes. 

Plutão retrógrado: planeta regente da sexualidade, do ocultismo e do inconsciente, Plutão retrógrado evoca a reflexão sobre temas tabu, assuntos obscuros e as relações de poder.

– De 27 de abril a 6 de outubro, no signo de Capricórnio.  

Tendências gerais para 12 signos do zodíaco em 2021

O ano promete muitas oportunidades de mudança e crescimento para os nativos de todos os signos, embora 2021 prometa ser especialmente importante para os aquarianos e leoninos – ou para quem tem Aquário ou Leão como signo Ascendente – devido à passagem de Júpiter e Saturno por Aquário. Vale lembrar que o horóscopo é uma visão geral. Para uma orientação personalizada, é imprescindível a análise do Mapa Astral, que é único para cada indivíduo. Seguem, abaixo, algumas dicas para o ano dos 12 signos do zodíaco:

Áries

Oportunidades: O ano leva atenção para a sua vida social, trazendo vontade de variar a companhia e fazer novos amigos. Com a cabeça no futuro, será interessante buscar novos conhecimentos e estudos para estruturar planos e projetos futuros. Bom momento para buscar parcerias para os seus sonhos.

Desafios: Cuidado com a ansiedade pelo futuro que pode fazer com que você deixe de viver o presente, ariano. Será importante, ao longo do ano, buscar acalmar a mente. A sua comunicação também estará ainda mais enfática e direta, então vale a pena tomar cuidado com as suas palavras.

Fique ligado: Em meio à correria do dia a dia, será muito bom se você conseguir fazer algumas pausas para pequenas escapadas, com viagens curtas ou a busca de um espaço para poder se isolar um pouco. Estimule a sua intuição, buscando estar mais em contato com a espiritualidade.     

Touro

Oportunidades: Em 2021, taurino, você terá a chance de mostrar o seu valor e buscar reconhecimento pelos seus esforços, abrindo espaço para poder crescer e se desenvolver profissionalmente. A carreira pode finalmente deslanchar, desde que você também saiba cultivar boas relações com chefes e figuras de autoridade. 

Desafios: Desenvolva mais a autoconfiança, sem pecar pelo excesso de orgulho. No campo das finanças, é importante estar consciente para não se deixar tomar pela empolgação ou acabar tomando decisões muito impulsivas, ainda que o ano traga boas opções para investir. Cuidado com o excesso de apego no campo dos relacionamentos.

Fique ligado: Use a criatividade para desenvolver novos talentos, taurino. O ano abre muitas possibilidades para você se reinventar, mas é importante estar atento às oportunidades e ter pensamento de longo prazo para desenvolver seus talentos. 

Gêmeos

Oportunidades: Você estará mais sensível este ano, geminiano. Com a intuição em alta, o seu carisma também tende a deixar sua personalidade ainda mais magnética. O ano de 2021 também favorece os estudos e o aprendizado, então é hora de planejar novos cursos e buscar conhecimento.    

Desafios: Cuidado para não se deixar tomar pela ansiedade, geminiano, já que a sua mente tende a estar bastante acelerada ao longo do ano. Será também importante saber equilibrar a vida pessoal e a vida profissional para manter o equilíbrio emocional.

Fique ligado: A espiritualidade ganha um espaço maior na sua vida, geminiano. Será, então, bastante proveitoso que você busque inspiração no autoconhecimento para ter mais foco. Entre maio e julho, esteja atento a um possível incremento de oportunidades para desenvolvimento na carreira. 

Câncer

Oportunidades: Você estará com um pique enorme para virar páginas neste ano de 2021, canceriano. O momento é de mudanças e de muita disposição para vencer medos. Será também um período muito interessante para organizar seus investimentos de longo prazo ou que você tenha em conjunto com parceiros.

Desafios: Procure manter a calma e evite decisões no calor da emoção, canceriano. O ano pede também que você planeje melhor o seu dia a dia para que você possa dormir melhor e até prestar atenção nos seus sonhos, pois ter tempo para descansar será fundamental. Não deixe a espiritualidade de lado. 

Fique ligado: A sedução está em alta, canceriano. Você tende estar ainda mais sedutor e pronto para conquistar o mundo. Aproveite então para resolver internamente o que eventualmente ainda pode estar conflituoso em relação a sua sexualidade. 

Leão

Oportunidades: Os seus relacionamentos prometem estar agitados ao longo de 2021, leonino. As relações, tanto afetivas quanto comerciais, que não estiverem muito definidas terão de se definir. Dessa forma, o que tem profundidade e estrutura tende a ficar mais sério e o que não for consistente tende a ficar para trás. Prepare-se para estabelecer trocas equilibradas com quem você quer ter ao lado.

Desafios: Você tende a estar menos tolerante às cobranças, leonino. Então, é importante saber administrar a sua comunicação para não perder a paciência à toa. No âmbito das finanças, vale se planejar para poder fazer apostas, mas sem contar por antecipação com a ajuda de terceiros.  

Fique ligado: Em meio a tanta agitação, há ainda tempo para que você possa cuidar um pouco mais de você. Vale dar uma repaginada no visual e até investir em alguma atividade que seja prazerosa. Mantenha a autoestima elevada!

Virgem

Oportunidades: O ano promete uma rotina acelerada e muito trabalho e isso é bom para que você possa mostrar sua capacidade de realização e produtividade. No campo afetivo, 2021 também promete mais romantismo e bons momentos a dois, desde que você saiba expressar seus sentimentos de maneira equilibrada.

Desafios: Tenha cuidado com a sobrecarga de trabalho e também procure não descontar a tensão pelo excesso de atividades nas outras pessoas. Procure manter a calma e trabalhar em equipe, sabendo administrar bem um possível aumento de responsabilidade. Mantenha em dia os cuidados de rotina com a saúde. 

Fique ligado: Aproveite o carisma elevado para buscar reconhecimento pelos seus esforços e até exercer liderança de maneira mais natural. No meio do ano, abre-se a possibilidade de haver mais movimentação nos seus relacionamentos, então, aproveite!

Libra

Oportunidades: É hora de você mostrar a que veio, libriano! O ano promete muitas oportunidades para você explorar os seus talentos e, com isso, ampliar o seu campo de atuação. Assim, o período é ótimo para você buscar cursos de formação e conhecimentos em diversas áreas. A vida afetiva também promete estar agitada, com muita sedução e possibilidades para relacionamentos sólidos.    

Desafios: Com tantas possibilidades se abrindo ao mesmo tempo, é importante que você não se perca em meio a sonhos e devaneios. É preciso manter os pés no chão e ter foco. Também evite a dispersão no trabalho e na rotina. 

Fique ligado: Suas habilidades estéticas e artísticas estão cada vez mais desenvolvidas. Saiba aproveitar esse momento para se desenvolver. A intuição também está favorecida e a espiritualidade será uma boa aliada para você encontrar caminhos. 

Escorpião

Oportunidades: Os assuntos domésticos e familiares estarão em evidência ao longo de 2021, escorpiano. Será a chance de resolver, de uma vez por todas, assuntos que vem se arrastando há bastante tempo. No âmbito dos relacionamentos, há a chance para também definir situações que possam estar obscuras, vencendo medos, desde que você saiba se expressar.

Desafios: Será um período de muitas transformações internas, então é importante tomar cuidado para que você não se deixe tomar pela ansiedade e pela vontade de querer virar tudo de maneira extrema. Será também um momento de saber lidar com a ancestralidade, honrando suas raízes.

Fique ligado: O astral em 2021 leva ainda mais energia para a sua sexualidade. Será, portanto, um momento bom para realizar desejos, desde que você o faça com consciência. Os temas ocultos também estarão em alta, então será muito proveitoso se aprofundar em temas ligados à magia e ao esoterismo. 

Sagitário

Oportunidades: Com a mente bastante ativa, você terá muitas oportunidades para se expressar e trocar informações. Será um excelente momento para buscar novos conhecimentos, começar cursos e investir nos estudos.   

Desafios: Procure manter uma rotina saudável para não se sobrecarregar. Além disso, será importante manter a disciplina sem perder o bom humor. Cuidado para não cometer excessos ou acabar perdendo o foco diante de tantos projetos e possibilidades.   

Fique ligado: Entre os meses de maio e julho, quando Júpiter – o seu planeta regente – estiver no signo de Peixes, a sua criatividade estará em alta. Será também um período excelente para cuidar da sua espiritualidade e ainda favorecerá o exercício do perdão e da compaixão junto à sua família.

Capricórnio

Oportunidades: Depois de um período de muitas transformações, é hora de investir no futuro e plantar novos projetos, capricorniano. O ano promete crescimento e até pode trazer novidades na sua vida financeira. Aproveite para rever valores pessoais e, a partir disso, plante para colher lá na frente.

Desafios: É preciso ter planejamento e evitar a pressa para obter resultados imediatos. Ainda que o tempo não pare, é importante manter os pés no chão, evitando dar passos muito ousados. Cuide das suas finanças, sem deixar também de curtir a vida.

Fique ligado: O ano também pode ser produtivo para que você possa experimentar coisas novas e até desenvolver novos talentos. No campo dos afetos, vale buscar mudar um pouco os padrões e arriscar novas maneiras de seduzir e ter prazer a dois. 

Aquário

Oportunidades: Os trânsitos de Júpiter e Saturno pelo seu signo serão certamente sentidos com muitas novidades em diversos campos da sua vida. Ainda que talvez seja necessário derrubar o que está sem estrutura para que se possa construir em novas bases, o ano promete novas possibilidades para você crescer no longo prazo. Esteja também atento a oportunidades para estudar e reciclar conhecimentos.

Desafios: Procure manter o bom humormesmo que os resultados demorem mais que o previsto. No campo financeiro, é importante investir sem muita ousadia, pois você precisa dar passos firmes. Também é importante evitar discussões desnecessárias em família.   

Fique ligado: Você estará bastante criativo, então vale investir em conhecimentos que possam desenvolver seus talentos. No campo afetivo, você tente a estar mais passional, então use essa energia para a conquista, só tomando o cuidado para não mergulhar de cabeça no que estiver incerto.

Peixes

Oportunidades: O ano é, sem dúvida, de revisão e favorece o autoconhecimento. Você estará ainda mais sensível, com o senso estético aguçado, então será um bom momento para construir o futuro com novas ideias. No campo dos afetos, você pode se beneficiar da onda de romantismo desde que saiba também se valorizar e se posicionar.  

Desafios: É importante que você cuide do seu bem estar físico e emocional, separando momentos para descansar e repor as energias. Também é fundamental que você mantenha o sono regular, pois muitos insights podem vir por meio de sonhos ao longo do ano. Cuide da espiritualidade, pois você terá a tendência de absorver muita energia.

Fique ligado: Júpiter, o planeta regente de Peixes, passa pelo seu signo entre os meses de maio e julho. Observe as novidades que aparecerão nesse período, pois elas podem antecipar alguns dos principais temas que você terá pela frente

Sobre Virginia Gaia

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas. Com presença constante como especialista em diversos meios de comunicação, é colaboradora fixa de conteúdo na Rede Brasil de Televisão (Programa A Tarde É Show, com Nani Venâncio), Rádio Tropical FM 107,9 (Programa De Tudo um Pouco, com Amir Neto), Rede VTV (afiliada do SBT no litoral e interior de São Paulo) e revista Todateen (Editora Caras). Estudiosa das ciências herméticas, do ocultismo, de religião e mitologia comparada há mais de 20 anos, Virginia é também sexóloga profissional e, em sua abordagem terapêutica, une conceitos das áreas de desenvolvimento da espiritualidade, da afetividade e da sexualidade para estimular o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos melhores.