Primeira edição do Fórum de Arte Urbana do Rio Dias 08 e 09 de outubro no Museu de Arte do Rio - MAR

O 1º Fórum de Arte Urbana do Rio, que será nos dias 08 e 09 de Outubro de 2021 no MAR - Museu de Arte do Rio, nasceu da necessidade de debater o universo da arte urbana com perspectiva de desenvolvimento territorial

O 1º Fórum de Arte Urbana do Rio, que será nos dias 08 e 09 de Outubro de 2021 no MAR – Museu de Arte do Rio, nasceu da necessidade de debater o universo da arte urbana com perspectiva de desenvolvimento territorial. Ao longo de dois dias, serão cerca de 50 convidados distribuídos em 12 mesas de debates discutindo caminhos e formas de posicionar a arte como plataforma de construção de cidades mais múltiplas e reflexivas. Assuntos como fomento à arte urbana, patrocínio e incentivo, mulheres nas ruas, e leis específicas para a arte de rua serão destrinchados em mais de 26 horas de programação. Ao fim dos dias de conferência, acontecerá um “Come together” no Destrave Arte Bar. Espaço incrível de compartilhamento de experiências ao ar livre que oferece música, gastronomia e arte, e que segue todas as normas de segurança e saúde sugeridas pelo poder público. Um lugar propício para network e criação de novas conexões entre participantes e convidados do fórum.  

Com a iniciativa e criação do Núcleo de Ativação Urbana em conjunto com o apoio Cury Construtora e a Prefeitura do Rio de Janeiro, tem o intuito de abordar a ativação da Zona Portuária e Santo Cristo através da valorização da Cultura e Arte Urbana, aproveitando o lançamento da primeira fase do Distrito de Arte do Porto. 

  “A realização deste fórum é de grande importância para o Rio de Janeiro e para todas as pessoas que vivem de arte urbana. Estamos criando um grande movimento de transformação, geração de empregos e ativação do turismo e ocupação de espaços na cidade. Esta será a primeira edição de muitas, é um projeto que pertencerá ao calendário da cidade e nas próximas edições acontecerão de forma presencial” – Hiroshi Shibuya, CEO do Núcleo de Ativação Urbana. 

Para participar do Fórum de Arte Urbana do Rio, os interessados podem comparecer no Museu de Arte do Rio a partir das 14h, porém os lugares são limitados ou assistir as transmissões ao vivo via YouTube no canal do Distrito: youtube.com/distritodeartedoporto